Código: | LLC051 | Sigla: | HCE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Culturais - Hispânicos |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LLC | 13 | LLC - Plano Monodisciplinar | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 | |||||||
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 3 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
O principal objetivo desta unidade curricular é oferecer aos estudantes uma visão panorâmica e de conjunto da história, da cultura e da civilização espanholas, favorecendo a sua aproximação aos diferentes aspetos geográficos, históricos, linguísticos, culturais e artísticos que desde a Pré-história até ao início da Idade Moderna modelaram a imagem de Espanha como pais.
O programa começa com uma breve revisão da história de Espanha que visa proporcionar aos estudantes um enquadramento geral de referência que lhes facilite a compreensão dos diversos conteúdos civilizacionais que serão lecionados ao longo do semestre, entendendo por «civilização» quer o modo de vida e a sociedade (economia, política, religião, nacionalidades históricas, diversidade linguística), quer as diversas formas de expressão artística (pintura, arquitetura, escultura, filosofia, literatura y música).
No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:
- Reconhecer os principais acontecimentos e artífices da história de Espanha desde a época pré-histórica até o começo da Idade Moderna.
- Compreender a complexidade dos processos históricos que resultaram na conformação de Espanha como um país plurinacional e plurilinguístico, rejeitando explicações simplificadoras e deterministas.
- Interrelacionar episódios históricos relevantes com manifestações artístico-culturais de referência.
- Identificar as várias fases da história da língua espanhola e os principais fenómenos linguísticos que as caracterizam.
- Estabelecer relações fundamentais entre a evolução das estruturas socioeconómicas, a vida política e as mentalidades em cada uma das etapas da história de Espanha abordadas na UC.
Como os conteúdos serão lecionados em língua espanhola, é conveniente que os estudantes possuam pelo menos um nível B1 de competência linguística em espanhol.
- Espanha, amálgama de culturas e povos: história de Espanha desde a época pré-histórica até o começo da Idade Moderna. Civilizações e coexistência religiosa.
- As três religiões e as três culturas que marcaram a vida na Espanha embrionária: a judia, a árabe a e cristã.
- Regiões, nacionalidades, tradições, símbolos e identidades de Espanha ao longo dos séculos.
- História da língua espanhola: origem e evolução. Primeiras manifestações escritas.
- História do plurilinguismo peninsular. O galego, o catalão e o euskera: origem e evolução.
- Espanha através da arte: manifestações culturais, modernização, formas de expressão, consciência de classe e crise moral através da pintura, a escultura, a arquitetura, a filosofia, a música e o cinema.
Aulas teórico-práticas com recurso a apresentações de Powerpoint, Prezi ou similares, exercícios variados de compreensão, assimilação e ampliação de conhecimentos; uso de ferramentas tecnológicas; leitura de fragmentos textuais; comentários de texto breves; visualização de produtos culturais (documentários, filmes, notícias, etc.) em formato audiovisual; aulas de orientação tutorial; disponibilização dos temas teóricos e exercícios aos estudantes através da plataforma Sigarra.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Exame | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 73,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 35,00 |
Total: | 162,00 |
A assistência às aulas não é obrigatória nesta UC. No entanto, a realização, quer da apresentação oral do trabalho, quer do exame escrito é obrigatória para obter aprovação à UC.
Exame escrito: 70%
Trabalho escrito em pares com posterior apresentação em sala de aula: 30%
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor.
Nos primeiros dias disponibilizar-se-á um documento com orientações mais concretas sobre o funcionamento da UC e a sua avaliação.
Não existe uma nota mínima que os estudantes devam atingir no exame para que lhes sejam sumadas as classificações obtidas no trabalho obrigatório em pares.
Tanto los exámenes como los trabajos deberán escribirse en español, que es la lengua de trabajo de la UC.