Código: | LLC030 | Sigla: | EB1.2 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Espanhol |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 3 | CL - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
LA | 39 | LA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
2 | |||||||
LLC | 31 | LLC - Plano Monodisciplinar | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
2 | |||||||
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 1 | - | 6 | 52 | 162 | ||
2 | |||||||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 1 | - | 6 | 52 | 162 | ||
2 | |||||||
LRI | 51 | LRI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
2 |
Diccionario bilingüe español-portugués: http://wordreference.com/es/
Diccionario Clave: http://clave.smdiccionarios.com/app.php
Diccionario de la Real Academia Española (DRAE): http://www.rae.es/
Diccionario Lexicón: http://lexicoon.org/
http://soundsofspeech.uiowa.edu/spanish/spanish.html
http://www.studyspanish.com/pronunciation/
http://www.rtve.es/radio/radio3/
As aulas são práticas, em Espanhol e seguem uma abordagem baseada na ação, uma vez que o aprendente de uma língua é um ator social. Os alunos são incentivados a participar nas aulas e na sua própria aprendizagem. Os materiais estarão disponíveis no Moodle.
O objetivo principal desta disciplina é que os alunos atingam os objetivos estabelecidos pelo Quadro Europeu de Referência para este nível, no que o aluno deve ser capaz de compreender os pontos principais de textos claros e em língua estándar (…), em contexto profissional, de estudo ou de lazer, saber desenvolver-se na maior parte de situações que possam surgir durante uma viagem por espaços onde é utilizada a língua meta, produzir textos simples e coerentes e descrever experiências, acontecimentos, desejos e aspirações, assim como justificar brevemente as suas opiniões ou exprimir os seus planos.
Para cumprir este objetivo principal, a prática simultânea de teoria e prática (aulas teórico-práticas) é fundamental para a consecução dos objetivos de aprendizagem nesta unidade curricular assim como permitir aos alunos demonstrar conhecimento das mesmas nos momentos destinados à avaliação. Por isso, cada um dos trabalhos de prática de conteúdos e avaliação incide sobre aspetos diversos, mas complementares, trabalhados no semestre.
Nas aulas trabalhamos todas as atividades comunicativas de língua (expressão oral e escrita, interação oral e escrita, compreensão leitora e mediação), mas as atividades de produção serão destacadas por serem as que os alunos apresentem maiores dificuldades.
Assim sendo, tanto na sala de aula, nos trabalhos de casa e nas provas de avaliação estas atividades terão um lugar relevante com o objetivo de conseguir: a participação espontânea dos alunos, sem preparação prévia, em conversações que tratem de temas de interesse pessoal e da sua especialidade (temas culturais e abstratos, como prendas, desportos, ecologia...), relatar acontecimentos e descrever situações (utilizando argumentos e raciocínios), ou escrever sequências compridas com uma finalidade determinada.
Os principais tipos de textos trabalhados para atingir estes objetivos são: cartas formais de pedido de informações e textos de opinião sobre diferentes temas tratados na sala de aula.
Designação | Peso (%) |
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Prova oral | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
A avaliação é distribuída sem exame final e é constituída por duas componentes (parte escrita e parte oral) com uma ponderação de 50% para cada uma.
A parte escrita consta de dois testes realizados fora da sala de aula, em datas marcadas ao começo do semestre (20/20). Para passar à parte oral, a classificação mínima é de 9 valores.
A parte oral consiste numa prova a pares realizada em junho. Para obter aprovação à unidade curricular, a classificação mínima a obter na oral é de 9 valores.
Provavelmente os estudantes também terão a possibilidade de fazer uma atividade de interação oral na aula que terá um valor máximo de 4 valores/20 (mais informação nos Documentos da disciplina, no Moodle).
Os estudantes que reprovarem poderão fazer uma prova de recuperação (parte escrita e parte oral) no fim do semestre.
Quanto à opção de melhoria, só aqueles estudantes que tiverem passado na disciplina nos anos anteriores podem melhorar a nota, realizando as duas provas escritas durante o semestre ou uma prova escrita em junho e, em ambos os casos, a prova oral no fim do semestre.
Leitura obrigatória para fazer o exame oral: será indicada ao início do semestre.
De acordo com o regulamento da FLUP.
De acordo com o regulamento da FLUP.
Quanto à opção de melhoria, só aqueles estudantes que tiverem passado na disciplina nos anos anteriores podem melhorar a nota, realizando as duas provas escritas durante o semestre ou uma prova escrita em junho e, em ambos os casos, a prova oral no fim do semestre.
IMPORTANTE: Mais informação no documento "Programa" da UC no Moodle.