Métodos e Técnicas de Pesquisa
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Crítica Literária - Português |
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Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes:
- Conheçam as funções e potencialidades das bibliotecas para a investigação em ciências humanas.
- Dominem as metodologias básicas do trabalho de investigação.
- Tomem consciência dos benefícios e dos riscos da pesquisa na Internet.
- Primem pelos aspetos éticos na investigação.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Desenvolver uma leitura atenta, exigente e crítica.
2. Compreender e interiorizar normas rigorosas de planificação, redação e apresentação do trabalho universitário.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
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Programa
- Leitura
1.1. Níveis e contextos de leitura;
1.2. Períodos históricos da Cultura Ocidental;
1.3. A (des)construção do Cânone literário;
1.4. Facto, Testemunho, Opinião e tipos de Argumento;
1.5. Verdade, Objetividade e Pertinência.
- Documentação
2.1. Definição e tipologia de "documento";
2.2. Breve história dos suportes da escrita;
2.3. A invenção da Imprensa: do incunábulo ao e-book;
2.4. Nomenclatura do livro;
2.5. O que é uma biblioteca hoje?
- Pesquisa
3.1. Tipos de Referência bibliográfica: a) referências autor-título (ISO 690, NP 405) e autor-ano (APA); b) elementos essenciais dos principais tipos de documento.
3.2. Tipos de Bibliografia: ativa e passiva; específica e geral.
3.3. Tipos de Catálogo: manuscritos, impressos e eletrónicos (bases de dados, repositórios, motores de busca, etc.).
3.4. Tipos de Classificação em Biblioteca: CDD, CDU.
- Metodologia
4.1. Elaboração do Estado da Arte. Da bibliografia às fichas de leitura.
4.2. Definição do Tema e do Problema.
4.3. Estrutura do trabalho: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão; “Mapa concetual”/ Índice geral provisório.
4.4. Redação dos argumentos: concordância, oposição, causa-efeito, ampliação, especificação.
4.5. Estratégias de clareza, correção e rigor: a) boas práticas da citação; b) aspetos técnicos, éticos e jurídicos do plágio; c) algumas questões de estilo.
- Géneros académicos
5.1. Normas e práticas dos trabalhos escritos: verbete, ensaio/artigo, recensão; relatório; dissertação/ tese.
5.2. Normas e práticas dos trabalhos orais ou mistos: comunicação, powerpoint, poster, etc.
Bibliografia Obrigatória
BOOTH, W. C., COLOMBE, G. e WILLIAMS, J.M. ; The Craft of Research, Chicago: Univ. Chicago Press, 1995
CERVEIRA, Maria Elisa ; CE A Referência Bibliográfica de Documentos Impressos e Electrónicos. Análise das Normas NP405-1 e ISO-690-2, in "Revista da FL/ Ciências e Técnicas do Património, Porto, FLUP, 2002, I Série, Vol. I, pp. 111-128 (Disponível online)
CHATFIELD, Tom; Como aproveitar ao máximo a era digital, Lisboa, Lua de Papel, 2019
Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, s.l. s.n., s.d. (Disponível online)
Julce Mary Cornelsen;
Escrever...com normas. ISBN: 978-989-26-0108-3
ECO, Umberto; Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas, Lisboa: Presença, 1988
FARIA; Maria Isabel; PERICÃO, Maria da Graça; Novo dicionário do livro, Círculo dos Leitores, 1999. ISBN: 972-42-1985-2 (Este livro existe na BC mas não é detetado no Sistema supra.)
FEBVRE, Lucien e MARTIN, Henri-Jean; O Aparecimento do Livro, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000
Ferreira, Paulo Gaspar; Dicionário Técnico de Termos alfarrabísticos, In-Libris, 2020. ISBN: 978-972-8474-21-8
LABARRE, Albert; História do Livro, Lisboa: Livros Horizonte, 2005
MALATO, M. Luísa e CUNHA, Paulo F. ; Manual de Retórica & Direito, Lisboa, Quid Juris, 2007
MANN, Chris; Internet Communication and Qualitative Research: A Handbook for Researching Online, London: Sage, 2000
MARQUES, Ana Margarida et alii; 101 Perguntas e Respostas do Direito da Internet e da Informática, s.l., Centro Atlântico, 2002
NP 405-1, DR III Série, n.º 128, 3/6/1994. , 1994 (Disponível online)
O’DONNELL, James J. ; Avatars of the Word: from Papyrus to Cyberspace, Cambridge, Massachussets / London: Harvard University Press, 1998
OLIVEIRA, L. A. ; Ética em investigação científica. Guias práticos com estudos de caso. , Lidel, 2013. ISBN: 978-972-757-942-6
Stake, Robert E.; A Arte da Investigação com Estudos de Caso, Fundação Calouste Gulbenkian, 2012. ISBN: 9789723111873
Bibliografia Complementar
Antoine Compagnon;
Para que serve a literatura?. ISBN: 978-972-9250-68-2
ECO, Umberto ; A Biblioteca, Lisboa: Difel, [1987]
ECO, Umberto/ CARRIÈRE, J.-C; A obsessão pelo fogo, Lisboa: Difel, 2009 (Existe na BC)
Carlos Fiolhais;
A^coisa mais preciosa que temos. ISBN: 972-662-865-2
MANGUEL, Alberto ; Uma História da Leitura, Lisboa: Presença, 1998
Nuccio Ordine;
A^utilidade do inútil. ISBN: 978-989-99583-1-9
SAGAN, Carl; Um mundo infestado de demónios, Lisboa, Gradiva, 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas e orientação tutorial.
Palavras Chave
Humanidades
Humanidades > Literatura
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Participação presencial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
56,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho de investigação |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de, pelo menos, 75% das aulas, exceto nos casos previstos pela lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
1) Avaliação contínua (participação nas aulas e apresentação de um portefólio com, pelo menos, 1 de cada tipo de trabalhos (=2) previamente definidos pelo docente:
- um verbete da Wikipédia ou um projeto estruturado de uma pesquisa bibliográfica e
- um relatório de uma conferência ou uma apresentação escrita/ discussão oral de um capítulo de um livro de leitura proposta
Portefólio = 50%;
2) Teste ou Exame ‑ 50%
OBS: Classificação mínima no teste ou exame: 10/20 valores. Na avaliação contínua, o docente da UC pode incluir também uma prova oral.
Provas e trabalhos especiais
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Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
Apenas o exame (normal EN ou de recurso ER) é passível de melhoria de classificação.
Observações
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