Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC021

Cultura Espanhola do Renascimento e do Barroco

Código: LLC021     Sigla: CERB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais - Hispânicos

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 5 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português e Espanhol

Objetivos

Facultar aos estudantes uma visão abrangente do “Siglo de Oro”, dos conceitos de Renascimento e Barroco e, ao mesmo tempo, abordagens particularmente focadas em factos e momentos marcantes da evolução cultural da Espanha da Época Moderna, facilitando-lhes enquadramentos e perspetivas críticas sobre este período histórico-cultural.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de identificar, problematizar e aplicar com rigor teórico os conceitos de “Siglo de Oro”, de Renascimento e de Barroco, sabendo situar e enquadrar os momentos e factos histórico-culturais, literários e artísticos mais relevantes da Cultura Espanhola da Época Moderna.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Como os conteúdos serão lecionados também em língua espanhola, é conveniente que os estudantes possuam pelo menos um nível B1 de competência linguística em espanhol.

Programa


  1. Os conceitos de “Siglo de Oro” / “Siglos de Oro”, Renascimento e Barroco;

  2. Renascimento e Humanismo: línguas;

  3. Renascimento e Humanismo: sociedade; livro e leitura; artes e letras.

Bibliografia Obrigatória

Bartolomé de las Casas, Bispo de Chiapa 1484-1566; Brevísima relación de la destruición de las Indias. ISBN: 84-7039-833-4
Antonio de Nebrija; Prólogo a la gramática de la Lengua Castellana, http://www.biblioteca.org.ar/libros/1285.pdf. ISBN: on-line
Jesús de la Iglesia; El debate sobre el tratamiento a los pobres durante el siglo XVI, https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2816936.pdf. ISBN: on-line
Juan Luis Vives; Del socorro de los pobres, Madrid, Aguilar, 1945
Caro Mallén, Ana ; Valor, agravio y mujer, Association for Hispanic Classical Theater, Inc., 1997 (Disponible en https://bit.ly/2zl59LF)

Bibliografia Complementar

Alborg Juan Luis; Historia de la literatura espanola. ISBN: 84-249-1483-X
Bennassar Bartolomé; La Espana del siglo de oro. ISBN: 84-7423-200-7
Bennassar Bartolomé; La^Espana de los Austrias (1516-1700). ISBN: 9788484326885
Bennassar Bartolomé; Espana. ISBN: 84-7425-971-0
Díez-Echarri Emiliano; Historia de la literatura espanola e hispanoamericana. ISBN: 84-03-27023-2
Gil Fernández, Gómez Canseco, et alii; La cultura española en la Edad Moderna, Eds. Istmo, 2004. ISBN: 84-7090-444-2
Maravall José Antonio 1911-1986; La^cultura del barroco. ISBN: 84-344-8339-4
VV.AA; La Corte del Barroco textos literarios, avisos, manuales de corte, etiqueta y oratoria., Ediciones Polifemo, 2016. ISBN: 9788416335282
Menéndez Pidal Ramón 1869-1968; Historia de la cultura espanola. ISBN: 84-239-9607-7
Martín González, Juan José ; El artista en la sociedad española del siglo XVII, Cátedra, 1993. ISBN: 84-376-0491-5
Ruiz Pérez, Pedro ; El siglo del arte nuevo 1598-1691. Historia de la literatura española, v. 3, Editorial Crítica, 2010. ISBN: 978-84-9892-069-7
Vega Carpio, Lope de; Arte nuevo de hacer comedias en este tiempo, Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2003 (Disponible en https://bit.ly/2zpIqy4)
Ferrer Valls, Teresa; La representación y la interpretación en el siglo XVI. Historia del teatro español, Gredos, 2003 (Disponible en https://bit.ly/2DY59Fh )

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar ou específicaserá fornecida no início de cada ponto do programa e ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, teórico-práticas e de participação presencial dos estudantes, com comentários de texto.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Testes escritos, com peso de 60%;
2 Trabalhos escritos: 40%

Provas e trabalhos especiais

De acordo com a legislação em vigor na FLUP

Trabalho de estágio/projeto

De acordo com a legislação em vigor na FLUP

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores-estudantes são dispensados das aulas, mas estão sujeitos ao cumprimento das componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

O estudante pode fazer melhoria à componente do teste escrito.
Recomendar Página Voltar ao Topo