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Literatura Espanhola do Barroco

Código: LLC082     Sigla: LEB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Espanhola

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 15 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 52 162
2
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 2 - 6 52 162
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português e Espanhol

Objetivos

Os objetivos principais desta unidade curricular (UC) são:

-Facultar aos estudantes o conhecimento de alguns dos principais autores e obras da Literatura Espanhola do século XVII, com especial atenção à transição entre o Renascimento e o Barroco.

-Situar e compreender este período literário no contexto histórico do século XVII, em particular na Península Ibérica e nas relações com outros países europeus.

-Compreender as características principais desta literatura: autores, géneros, temática, estética (em particular o conceptismo).

-Analisar de forma crítica textos representativos dos géneros e dos autores mais relevantes deste período.

Resultados de aprendizagem e competências

Todos os conteúdos programáticos estão organizados para permitir a concretização dos objetivos enumerados anteriormente, tendo em vista o desenvolvimento das seguintes competências:

- Capacidade de contextualizar e relacionar os conteúdos literários próprios deste período fundamental da Literatura Espanhola com o âmbito histórico, ideológico, estético e cultural do século XVII, estabelecendo interligações com o período renascentista;

- Saber identificar as principais caraterísticas e contributos da Literatura Espanhola do século XVII (através dos autores selecionados) para o desenvolvimento literário, estético e cultural europeu;

- Serem capazes de realizar análises críticas sobre os autores e os textos constantes do programa e relacioná-los com o contexto literário-cultural da época;

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não aplicável

Programa



  1. Introdução à literatura do Barroco.

     




  2. A poesia do século XVII:

    -Luis de Góngora


    -Francisco de Quevedo


    -Félix Lope de Vega

     



  3. O teatro do século XVII:

    -Félix Lope de Vega


    -Tirso de Molina


    -Pedro Calderón de la Barca

     



  4. A prosa do século XVII:

    -Miguel de Cervantes



Bibliografia Obrigatória

Blecua José Manuel 340; Poesia de la edad de oro. ISBN: 84-7039-427-4
Calderón de la Barca, Pedro, 1600-1681; La vida es sueno. ISBN: 84-7039-700-1
Cervantes, Miguel de, 1547-1616; Don Quijote de la Mancha. ISBN: 84-08-05549-6
Lope de Vega, 1562-1635; Fuente ovejuna. ISBN: 84-376-0273-4
Tirso de Molina, 1584?-1648; El burlador de Sevilla. ISBN: 84-376-0094-4

Bibliografia Complementar

ALBORG, Juan Luis (ed.); Historia de la literatura española, Gredos, 1992-1996. ISBN: 84-249-1483-X
ALONSO, D. ; Obras Completas (vols. V, VI y VII dedicados a Góngora) , Gredos, 1982
ARELLANO, I.; Convención y recepción: estudios sobre el teatro del Siglo de Oro., Gredos, 1999
CANAVAGGIO, Jean (dir.); Historia de la literatura española, Ariel, 1994-1995. ISBN: 84-344-7453-0
DÍEZ BORQUE, J. M. ; Historia del teatro en España, I., Taurus, 1983
LARA GARRIDO, J.; Relieves poéticos del Siglo de Oro. De los textos al contexto, Universidad de Málaga, 1999
LÁZARO CARRETER, F. y CORREA CALDERÓN, E.; Cómo se comenta un texto literario, Cátedra, 1981
MARAVALL, J. A.; Teatro y literatura en la sociedad barroca, Crítica, 1990
MENÉNDEZ PELÁEZ, Jesús (coord.); Historia de la literatura española. II. Renacimiento y Barroco, Everest, 1993
OROZCO DÍAZ, E.; Cervantes y la novela del Barroco, Universidad de Granada, 1992
PEDRAZA, F. y RODRIGUEZ, M.; Manual de literatura española. Barroco, CENLIT, 1981
PONCE CÁRDENAS, J.; Góngora y la poesía culta del siglo XVII, Ediciones del Laberinto, 2001
RILEY, E. C.; Introducción al Quijote, Crítica, 1990
WARDROPPER, Bruce W. (ed.); Siglos de oro : barroco, Crítica, 1983-1992. ISBN: 84-7423-193-0

Observações Bibliográficas

Os estudantes poderão usar outras edições das obras de leitura obrigatória, de preferência das coleções da Crítica (Barcelona), Cátedra ou Castalia (Madrid).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC implica sessões teórico-prácticas onde a interatividade será fundamental. As aulas serão lecionadas em Espanhol, embora os alunos possam apresentar trabalhos e exames em Português. Também terão materiais de apoio disponíveis no Moodle.

As leituras obrigatórias desta unidade curricular são:

-Uma seleção de poemas disponibilizada no Moodle

-La vida es sueño - Calderón de la Barca, Fuenteovejuna - Lope de Vega ou El burlador de Sevilla - Tirso de Molina

-Primera parte del ingenioso hidalgo don Quijote de La Mancha - Cervantes

Com o objetivo de aproximar os estudantes ao conhecimento da Literatura Espanhola do s. XVII, com especial atenção à transição entre o Renascimento e o Barroco, definiremos o conceito “Siglo de Oro” e relembraremos de maneira sucinta as características principais do período renascentista, estabelecendo interligações entre o Renascimento e o Barroco, quer a nível estético, através de diferentes representações artísticas, quer a nível sociopolítico, econômico, religioso e cultural, favorecendo a interatividade com os estudantes, uma vez que estes conhecimentos fazem parte da cultura europeia.

Em seguida explicaremos o conceito “barroco” e o seu reflexo nas artes plásticas do s. XVII, relacionando o fenômeno artístico e o literário com a crise espanhola deste período histórico.

Logo iniciaremos a abordagem dos principais gêneros literários do s. XVII começando pela poesia: a renovação lírica de Góngora e a discussão sobre a poesia “gongorina” mediante a análise crítica de poemas representativos de Góngora, Quevedo e Lope de Vega.

Sendo que nos exames/testes será preciso analisar um texto poético das leituras obrigatórias e que nem todos os alunos estão familiarizados com este tipo de análises, a abordagem desta parte da UC dará especial importância às práticas em sala de aula. Além disso, os estudantes terão materiais de apoio no Sigarra e poderão consultar a bibliografia da UC, especialmente LÁZARO CARRETER, F. e CORREA CALDERÓN, E. (1981).

Posteriormente iniciaremos o estudo do fenômeno teatral no Barroco: a criação da “comedia nueva” de Lope de Vega, o teatro “lopesco” de Tirso de Molina e o aperfeiçoamento de Calderón de la Barca. Ao longo das aulas comentaremos Fuenteovejuna, El burlador de Sevilla e La vida es sueño a nível teórico-prático, analisando excertos representativos.

O último género literário abordado nesta UC será a prosa, particularmente o romance mais universal da Literatura Espanhola: Don Quijote de La Mancha de Cervantes. A Primera parte del ingenioso hidalgo don Quijote de La Mancha será abordada a nível teórico-prático a partir da análise de excertos representativos.

Esta metodologia permitirá aos estudantes adquirir uns sólidos conhecimentos teóricos e aplicá-los na análise crítica de textos.  Além disso, as exposições orais permitirão ampliar o seu conhecimento da matéria.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura espanhola

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída sem exame final e é constituída por um ou dois testes (16/20 valores) a realizar em sala de aula em datas marcadas no início do semestre e uma exposição (participação) oral (4/20 valores) de uma obra literária, um texto ou bibliografia a apresentar no fim do semestre.

Os estudantes que não façam as provas (testes e exposição oral) ou reprovem podem fazer uma prova escrita (20/20 valores) de recuperação em junho.

Quanto à opção de melhoria, só aqueles estudantes que tiverem passado na disciplina nos anos anteriores podem melhorar a nota, realizando as provas durante o semestre (testes e exposição oral) ou uma prova escrita em junho.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento da FLUP e com os critérios definidos supra.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento da FLUP.
Quanto à opção de melhoria, só aqueles estudantes que tiverem passado na disciplina nos anos anteriores podem melhorar a nota, realizando as provas durante o semestre (testes e exposição oral) ou uma prova escrita em junho.

Observações

Mais informações no Moodle.

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