Código: | LLC082 | Sigla: | LEB |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Literatura Espanhola |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LLC | 15 | LLC - Plano Monodisciplinar | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
2 | |||||||
3 | |||||||
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 2 | - | 6 | 52 | 162 | ||
3 | |||||||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 2 | - | 6 | 52 | 162 | ||
3 |
Os objetivos principais desta unidade curricular (UC) são:
-Facultar aos estudantes o conhecimento de alguns dos principais autores e obras da Literatura Espanhola do século XVII, com especial atenção à transição entre o Renascimento e o Barroco.
-Situar e compreender este período literário no contexto histórico do século XVII, em particular na Península Ibérica e nas relações com outros países europeus.
-Compreender as características principais desta literatura: autores, géneros, temática, estética (em particular o conceptismo).
-Analisar de forma crítica textos representativos dos géneros e dos autores mais relevantes deste período.
-Luis de Góngora
-Francisco de Quevedo
-Félix Lope de Vega
-Tirso de Molina
-Miguel de Cervantes
Esta UC implica sessões teórico-prácticas onde a interatividade será fundamental. As aulas serão lecionadas em Espanhol, embora os alunos possam apresentar trabalhos e exames em Português. Também terão materiais de apoio disponíveis no Moodle.
As leituras obrigatórias desta unidade curricular são:
-Uma seleção de poemas disponibilizada no Moodle
-La vida es sueño - Calderón de la Barca, Fuenteovejuna - Lope de Vega ou El burlador de Sevilla - Tirso de Molina
-Primera parte del ingenioso hidalgo don Quijote de La Mancha - Cervantes
Com o objetivo de aproximar os estudantes ao conhecimento da Literatura Espanhola do s. XVII, com especial atenção à transição entre o Renascimento e o Barroco, definiremos o conceito “Siglo de Oro” e relembraremos de maneira sucinta as características principais do período renascentista, estabelecendo interligações entre o Renascimento e o Barroco, quer a nível estético, através de diferentes representações artísticas, quer a nível sociopolítico, econômico, religioso e cultural, favorecendo a interatividade com os estudantes, uma vez que estes conhecimentos fazem parte da cultura europeia.
Em seguida explicaremos o conceito “barroco” e o seu reflexo nas artes plásticas do s. XVII, relacionando o fenômeno artístico e o literário com a crise espanhola deste período histórico.
Logo iniciaremos a abordagem dos principais gêneros literários do s. XVII começando pela poesia: a renovação lírica de Góngora e a discussão sobre a poesia “gongorina” mediante a análise crítica de poemas representativos de Góngora, Quevedo e Lope de Vega.
Sendo que nos exames/testes será preciso analisar um texto poético das leituras obrigatórias e que nem todos os alunos estão familiarizados com este tipo de análises, a abordagem desta parte da UC dará especial importância às práticas em sala de aula. Além disso, os estudantes terão materiais de apoio no Sigarra e poderão consultar a bibliografia da UC, especialmente LÁZARO CARRETER, F. e CORREA CALDERÓN, E. (1981).
Posteriormente iniciaremos o estudo do fenômeno teatral no Barroco: a criação da “comedia nueva” de Lope de Vega, o teatro “lopesco” de Tirso de Molina e o aperfeiçoamento de Calderón de la Barca. Ao longo das aulas comentaremos Fuenteovejuna, El burlador de Sevilla e La vida es sueño a nível teórico-prático, analisando excertos representativos.
O último género literário abordado nesta UC será a prosa, particularmente o romance mais universal da Literatura Espanhola: Don Quijote de La Mancha de Cervantes. A Primera parte del ingenioso hidalgo don Quijote de La Mancha será abordada a nível teórico-prático a partir da análise de excertos representativos.
Esta metodologia permitirá aos estudantes adquirir uns sólidos conhecimentos teóricos e aplicá-los na análise crítica de textos. Além disso, as exposições orais permitirão ampliar o seu conhecimento da matéria.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Teste | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
A avaliação é distribuída sem exame final e é constituída por um ou dois testes (16/20 valores) a realizar em sala de aula em datas marcadas no início do semestre e uma exposição (participação) oral (4/20 valores) de uma obra literária, um texto ou bibliografia a apresentar no fim do semestre.
Os estudantes que não façam as provas (testes e exposição oral) ou reprovem podem fazer uma prova escrita (20/20 valores) de recuperação em junho.
Quanto à opção de melhoria, só aqueles estudantes que tiverem passado na disciplina nos anos anteriores podem melhorar a nota, realizando as provas durante o semestre (testes e exposição oral) ou uma prova escrita em junho.
De acordo com o regulamento da FLUP e com os critérios definidos supra.
De acordo com o regulamento da FLUP.
Quanto à opção de melhoria, só aqueles estudantes que tiverem passado na disciplina nos anos anteriores podem melhorar a nota, realizando as provas durante o semestre (testes e exposição oral) ou uma prova escrita em junho.
Mais informações no Moodle.