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Introdução à Cultura e à Literatura Alemãs II

Código: LLC062     Sigla: ICLA2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Alemães

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 24 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 52 162
2
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 2 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 2 - 6 52 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-05-21.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Observações, Programa

Língua de trabalho

Português e Alemão
Obs.: As aulas são lecionadas em português.

Objetivos

A UC tem por objetivo o delineamento de um panorama político, económico, social e cultural da Alemanha do início do século XIX à segunda metade do século XX.

No final do semestre, os estudantes deverão conhecer os acontecimentos e as personalidades que marcaram a história política, económica, social e cultural da Alemanha no século XIX e na primeira metade do século XX. Tal competência abrangente e multifacetada deverá concomitantemente proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de uma perspetiva questionadora e a disposição para uma abordagem contextualizante dos factos humanos.

Paralelamente, através da leitura crítica e contextualizada de textos literários de curta dimensão representativos de movimentos estético-literários do século XIX à segunda metade do século XX, os estudantes desenvolvem competências de análise e interpretação literária e de perspetivação comparatística do fenómeno literário.

Resultados de aprendizagem e competências

Através de um estudo sistemático dos fenómenos e contextos políticos, económicos, sociais e culturais que caracterizam a História da Alemanha ao longo do século XIX e na primeira metade do século XX, os estudantes não só adquirem um conhecimento pormenorizado, rigoroso e multifacetado da Alemanha contemporânea.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. Romantik
- Frühromantik
- Hochromantik
- Spätromantik

2. Restauration / Biedermeier

3. Junges Deutschland / Vormärz

4. Realismus

5. Naturalismus

6. Jahrhundertwende

- Heimatsliteratur
- Dekadenz
- Bewusstseinsliteratur (Impressionismus)
- Neuromantik
- Jugendstil
- Symbolismus
- Ästhetizismus
- Neuklassizismus

7. Expressionismus

8. Weimarerrepublik

9. Nationalsozialismus
- Völkische Kunst
- Innere Emigration
- Exilliteratur
- Holocaustliteratur

Bibliografia Obrigatória

Kolinsky, Eva / Wilfried van der Will;; The Cambridge Companion to Modern German Culture, Cambridge University Press;, 2002. ISBN: ISBN 978-0521-56870-6
Carr, William; A History of Germany, 1815-1990, London, Arnold, 2004
Kitchen, Martin;; História da Alemanha moderna : de 1800 aos dias de hoje, São Paulo : Culturix, 2013

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será indicada no início e durante o semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Privilégio da componente teórico-prática, pelo fomento da participação ativa dos estudantes.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura alemã
Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será a média ponderada entre os elementos de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação da componente escrita da avaliação distribuída avaliará todos os conteúdos considerados da avaliação distribuída.

Observações

Língua de ensino: Português.
As aulas serão lecionadas em Português, pressupondo o normal domínio da língua portuguesa.
Serão utilizados textos literários em língua alemã e respetivas traduções para Português.


 


Datas importantes


27 de maio de 2022: Teste de avaliação (avaliação distribuída sem exame final – 50%)


- 10h00/11h30: Parte I (sala 306)


- 11h45/13h15: Parte II (sala 310)

1. Romantik
- Frühromantik
- Hochromantik
- Spätromantik

2. Restauration / Biedermeier

3. Junges Deutschland / Vormärz

4. Realismus

5. Naturalismus

6. Jahrhundertwende

- Heimatsliteratur
- Dekadenz
- Bewusstseinsliteratur (Impressionismus)
- Neuromantik
- Jugendstil
- Symbolismus
- Ästhetizismus
- Neuklassizismus

7. Expressionismus

8. Weimarer Republik

9. Nationalsozialismus
- Völkische Kunst
- Innere Emigration
- Exilliteratur
- Holocaustliteratur


Bertolt Brecht, Mutter Courage und ihre Kinder: Eine Chronik aus dem Dreißigjährigen Krieg. Frankfurt: Suhrkamp, 1999.


Heinrich von Kleist, Die Marquise von O... / Das Erdbeben in Chili, Stuttgart: Reclam, 1986


13 de junho de 2022: Entrega dos trabalhos escritos (avaliação distribuída sem exame final – 50%)


- 15h00/16h00: Gabinete 189 (Torre A)


 


3 de julho de 2022: Publicação das notas finais (100%)


7 de julho de 2022: Teste de avaliação (recurso – 50%)


- 14h00/17h00: Parte I e Parte II (sala 308)


Recurso e melhoria de nota

Só os estudantes que não obtenham uma classificação final mínima de dez valores na avaliação distribuída sem exame final (100%) poderão realizar recurso à componente “teste de avaliação” (50%), não sendo possível realizar recurso à componente “trabalho escrito” (50%).


Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação à componente “teste de avaliação” (50%), não sendo possível efetuar melhoria de classificação à componente “trabalho escrito” (50%).


A não realização do teste de avaliação no dia 27 de maio de 2022 sem apresentação de uma justificação válida e enviada por escrito (que poderá ou não ser aceite pela docente) implica a impossibilidade de repetir a prova na época de recurso.  

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