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Filosofia da Linguagem

Código: FILO014     Sigla: FILLIN

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 34 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo central da disciplina é uma introdução ao tratamento dos temas do sentido e a referência, e, mais em geral, da relação entre a linguagem, o pensamento e o mundo na filosofia da linguagem. A concretização deste objectivo é efectuada através do estudo de autores fulcrais da história da filosofia da linguagem a partir de finais do século XIX até meados do século XX, nomeadamente G. Frege, B. Russell e L. Wittgenstein. Constitui também objectivo da disciplina que os estudantes compreendam as relações da actual filosofia da linguagem com a história da filosofia analítica e com as ciências da linguagem.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão deste curso com sucesso, os estudantes deverão ser capazes de:
- identificar e discutir os tópicos maiores das ciências da linguagem em contraste com os da filosofia da linguagem;
- identificar e discutir os tratamentos do sentido e da referência e, em geral das relações pensamento-linguagem-mundo nas obras de Frege, Russell e Wittgenstein analisadas;
- identificar e discutir princípios gerais da abordagem da linguagem na filosofia contemporânea não analítica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

PARTE I
Filosofia da linguagem e ciências da linguagem

Sintaxe, semântica, pragmática. Línguas naturais e linguagens formais. Uma revolução em linguística: N. Chomsky. Cérebro e linguagem. Linguagem humana e linguagens animais.

PARTE II
Sentido e referência: história da filosofia da linguagem

1. G. Frege: estudo sistemático de Über Sinn und Bedeutung (1892). O Puzzle de Frege. Sentido e referência de termos singulares, frases assertivas simples e frases complexas.

2. B. Russell: da filosofia do atomismo lógico à Teoria das Descrições Definidas. Estudo sistemático de On Denoting (1905).

3. L. Wittgenstein. 3.1 Uma teoria da linguagem como modelo (Bild). Estudo sistemático do Tractatus Logico-Philosophicus. 3.2 O significado como uso: um estudo das Investigações Filosóficas (1953). Linguagem privada. Seguir-regras. Pluralismo e pragmatismo.

4. A filosofia da linguagem depois de Wittgenstein. O estatuto da linguagem nos projectos filosóficos de M. Heidegger, J. Habermas, M. Foucault e J. Derrida.

Bibliografia Obrigatória

Beaney, Michael 340; The^frege reader. ISBN: 0-631-19445-2
Dummett, Michael; The origins of analytic philosophy, Cambridge MA, Harvard University Press, 1993
Frege, Gottlob, 1848-1925; Lógica e filosofia da linguagem. ISBN: 978-81-314-1180-9
Fromkin, Victoria; An^introduction to language. ISBN: 0-03-018682-X (Introdução às ciências da linguagem)
Lycan, William G; Philosophy of language. ISBN: 0-415-17116-4
Martinich, A. P. 340; The^philosophy of language. ISBN: 0-19-513543-1 (Inclui textos de leitura obrigatória, nomeadamente B. Russell, "On Denoting")
Miguens, Sofia; Filosofia da linguagem. ISBN: 978-972-8932-28-2
Pinker, Stephen; The Language Instinct, London, Penguin, 1994
Bertrand Russell; The^problems of philosophy. ISBN: 0-19-888018-9
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951; Tratado lógico-filosófico
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951; Philosophical investigations

Bibliografia Complementar

Gazzaniga, Michael; Cognitive Neuroscience, New York, Norton, 1998
Chomsky, Noam, 1928-; Knowledge of language
Hale, Bob 340; A^companion to the philosophy of language. ISBN: 0-631-16757-9
Editor: Edward ZALTA; The Stanford Encyclopedia of Philosophy http.//plato.stanford.edu), The Metaphysics Research Lab Center for the Study of Language and Information Stanford University Stanford

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura e discussão de textos, sobretudo dos 3 autores centrais, Russell, Frege e Wittgenstein). Existe um manual da autoria de um dos docentes, que apoia a progressão na lecionação do programa, podendo depois o curso assumir direções distintas. Os tópicos do programa serão ainda abordados em textos selecionados trabalhados no horário de orientação tutorial. Esses textos estarão disponíveis na página da disciplina. É solicitada e encorajada a participação dos alunos. É possível a apresentação de um trabalho de pesquisa para a obtenção da frequência.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Semiótica
Humanidades > Filosofia > Lógica
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não se aplica.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

Exame final (época de recurso).
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