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Técnicas de Expressão e Comunicação

Código: CINF033     Sigla: TECOM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Linguagem

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 54 CINF - Plano de Estudos 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Portuguese

Objetivos

- Desenvolvimento das competências linguística, sociolinguística e comunicativa.
- Aquisição de técnicas de comunicação e expressão oral e escrita úteis para uma atuação eficaz nas mais variadas situações de uso.

Resultados de aprendizagem e competências


  •  Aquisição de competências linguísticas, sociolinguísticas e comunicativas.

  • Aquisição de técnicas eficientes de comunicação oral e escrita em situações comunicativas variadas.


 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Comunicação. O ato de comunicar. 
1.1. Comunicar como um ato interativo. 
1.2. Comunicação interlocutiva e monolocutiva.
1.3. Comunicação e contexto situacional.
1.4. O dito e o implícito. 
2. O oral e o escrito
2.1. Especificidade do discurso oral.
2.2. Especificidade do discurso escrito. 
2.3. Oral e escrito na era da comunicação instantânea. 
3. Comunicação oral
3.1. Discurso espontâneo vs. discurso preparado
3.2. A preparação do discurso oral. 
3.3. Os desafios de falar em público.
3.4. Técnicas e formatos da comunicação oral
4. Comunicação escrita
4.1. A preparação do discurso escrito.
4.2. Da textualização à revisão. A importância da reescrita.
4.3. O conceito de texto. Coesão, conexão, coerência.
4.4. Géneros textuais.
4.4.1. A heterogeneidade dos textos. Polifonia.
4.4.2. Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa.
4.5. Técnicas e formatos da comunicação escrita.

Bibliografia Obrigatória

Adam, Jean-Michel; Les textes: types et prototypes, Nathan, 1992
Booth, Wayne C.; The Rhetoric of Rhetoric. The Quest for Effective Communication, Blackwell Publishers, 2004
Cunha. C. & L. F. Cintra; Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, João Sá da Costa,, 1984
Duarte, I.; Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise, Lisboa, Universidade Aberta, 2000
Ericson, Jon M.; Murphy, James J.; Zeuschner, Raymond B.; The Debater's Guide, Southern Illinois University Press, 2003 (3ª edição)
Fonseca, F. I.; Gramática e Pragmática: estudos de Linguística Geral e de Linguística Aplicada ao ensino do Português, Porto, Porto Editora, 1994
Fromkin, V. A.; Rodman, R.; Hyams, N.M; An Introduction to Language, Heinle & Heinle, , 2006
Mateus; M. H. et alii; Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 2003
Mateus, M.H. e Cardeira, E.; Norma e Variação. O Essencial sobre Língua Portuguesa, Lisboa, Caminho, 2007
Raposo, E.P. E. B., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A., Segura, L. & Mendes, A. (Eds.); Gramática do Português, vols 1 e 2, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013

Observações Bibliográficas

Outros estudos serão indicados aos estudantes ao longo do semestre.

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, com uma parte expositiva complementada por discussão de textos de apoio e discussão de dados; sessões tutoriais para orientação de pesquisa e investigação em trabalho individual e de grupo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística
Humanidades > Literatura > Critica literária

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei. Nota positiva no Exame final e no Trabalho final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: 70%; Trabalho de pesquisa ou relatório de leitura: 30%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Apenas o exame pode ser objeto de melhoria.

Observações

Língua de ensino: Português

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