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Semiótica da Comunicação

Código: CC042     Sigla: SEMCOM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 98 CC - Plano de Estudos 2 - 6 41 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-09-20.

Campos alterados: Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

A disciplina de Semiótica da Comunicação tem como objectivo o domínio dos conceitos básicos da teoria dos signos, destacando as contribuições dos autores que para ela mais contribuíram. Serão de seguida desenvolvidas algumas aplicações, privilegiando, no âmbito da comunicação, os domínios da moda, da publicidade e das marcas.

Resultados de aprendizagem e competências

Domínio dos conceitos base da semiótica e capacidade de aplicações

Modo de trabalho

B-learning

Programa




  1. Teorias semióticas

  2. Elementos de história da semiótica

  3. A semiótica de Charles S. Peirce


2.1. Os antecedentes históricos


2.2. A teoria das categorias


2.3. A definição de signo


2.4. Os principais tipos de signos



  1. O modelo semiológico ou linguístico


3.1. A teoria semiológica de F. de Saussure


3.2. Conceito de código e modelo de Hjelmslev


3.2.1. Plano de expressão versus plano do conteúdo



  1. As origens do simbólico e da comunicação


4.1. Teoria de René Girard


4.2. O fundamento do signo


4.3. Antropologia filogenética do simbólico


 


II Aplicações



  1. Semiótica e Economia


1.1. Bens de consumo, valor objectivo e signo



  1. A moda como signo


2.1. Evolução da moda


2.2. Moda e desejo



  1. Semiótica da publicidade


3.1. Estrutura triangular da publicidade



  1. Marcas


 4.1. Evolução das marcas registadas


 4.2. A estrutura triangular das marcas


4.3. Evolução das marcas e perda de referente

Bibliografia Obrigatória

ECO, Umberto; O SIGNO, EDITORIAL PRESENÇA, s. / d.
António Machuco Rosa; Imitação e desejo. ISBN: 978-989-8969-02-6
António Machuco Rosa; Semiótica, consumo e publicidade. ISBN: 978-989-7290-88-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição oral acompanhada de discussºao do tema

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura): artigo 11º, nº 2 / 3 / 4

Contexto COVID-19

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame - 90%

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura) *

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (aplicável aos Cursos de 1º Ciclo - Licenciatura)*
Tendo sido realizado no ano lectivo 2021-2022, o trabalho de investigação não é susceptível de recurso nem de melhoria classificação.

Observações

*



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