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Pré-História I

Código: ARQU054     Sigla: PHIS_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arqueologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 56 ARQU - Plano de Estudos 1 - 6 41 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-03-28.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

- Conhecer os objectivos da Arqueologia pré-histórica enquanto área de conhecimento.

- Compreender as principais etapas da evolução da Humanidade do ponto de vista biológico e cultural.

- Compreender as diferentes estratégias de subsistência, os sistemas de organização social, as formas de ocupação e organização do espaço, e a evolução das técnicas durante o Plistocénico (Pré-história Antiga).

- Avaliar a importância dos testemunhos arqueológicos, conhecer a sua variabilidade regional, bem como o seu significado cronológico e cultural.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que o discente domine as principais problemáticas tratadas no âmbito da Pré-história enquanto área científica. 

Uma vez que esta unidade curricular é lecionada no contexto da licenciatura em Arqueologia, o discente deverá ser capaz de reconhecer e enquadrar cronologicamente os testemunhos arqueológicos pré-históricos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

0. Introdução: Génese e desenvolvimento dos estudos pré-históricos na Europa.

1. O Quaternário: estabelecimento do quadro paleoambiental e definição de uma cronologia da Pré-história.

2. A Origem do Homem: A evolução dos Primatas – uma síntese. Do aparecimento dos primeiros hominínios à emergência do Homo Sapiens Sapiens.

3. O Paleolítico: A evolução da sociedade, das estratégias de subsistência e das técnicas no contexto das primeiras comunidades Humanas. As mais antigas sepulturas e as primeiras manifestações artísticas.

Bibliografia Obrigatória

ARSUAGA, J. L.; MARTÍNEZ, I.; La especie elegida. La larga marcha de la evolución humana, 1998. ISBN: 84-7880-909-0
BERMÚDEZ DE CASTRO, J. M; El Chico de la Gran Dolina, 2009. ISBN: 978-84-7423-927-0
CUNHA, E.; Como nos tornámos Humanos, 2010. ISBN: 978-989-26-0079-6
FINLAYSON, C.; The humans who went extinct, 2009. ISBN: 978-0-19-923919-1
FOLEY, R.; Humanos antes da Humanidade, 1995. ISBN: 972-695-427-4
HUBLIN, Jean-Jacques; Quand d'autres hommes peuplaient la Terra, 2007. ISBN: 978-2-0812-0584-0
JORDAN, P.; O Homem Primitivo, 2001. ISBN: 972-759-190-6
OTTE, M.; Le Paléolithique inferior et moyen en Europe, 1996. ISBN: 2-200-01389-2
STANFORD, C. B.; Os Símios Caçadores. Alimentação Carnívora e Origens do Comportamento Humano, 2000. ISBN: 972-53-0078-5
STRINGER, C.; The Origin of Our Species, 2012. ISBN: 978-0-141-03720-2
STRINGER, C.; ANDREWS, P.; La evolución humana, 2005. ISBN: 978-84-460-2332-6
STRINGER, C.; GAMBLE, C.; En Busca de los Neandertales, 1996. ISBN: 84-7423-703-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas baseadas sobretudo na exposição dos conteúdos programáticos, utilizando-se paralelamente diversos recursos didácticos (audiovisuais, bibliográficos, materiais arqueológicos, etc.).

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 101,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a frequência de 75% das aulas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde ao somatório da nota obtida no trabalho escrito com a do exame final.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realização de um trabalho a partir de temas indicados pelo professor + exame final.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação implica a repetição dos dois elementos de avaliação (i.e. trabalho e exame final) na época prevista para a melhoria de nota.
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