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Design e Análise de Interação

Código: ICPD0031     Sigla: ADI

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: 3º ciclo em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ICPD 6 ICPD - Plano de Estudos 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo desta UC consiste em construir um quadro teórico centrado na mediação tecnológica, em particular nas interfaces humano-computador, para consolidar a proposta de projecto de doutoramento de cada aluno. O contributo desta unidade curricular deverá desenvolver-se segundo várias perspectivas complementares e culminar nos seguintes objectivos específicos:

i)              levantamento de casos problema em contextos de comunicação e/ou informação determinados pelo próprio tema de cada projecto de doutoramento;

ii)             avaliação analítica de problemas de interacção sustentados numa heurística de usabilidade e acessibilidade apropriada ao contexto em causa;

iii)            identificação de metodologias de conceptualização da interface que concilie as perspectivas do utilizador com pressupostos de usabilidade, acessibilidade e conforto cognitivo;

integração dos conhecimentos adquiridos no “estado da arte” do projecto de tese e aferição da base metodológica do trabalho de doutoramento.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta contextualização deverá ser servir de estímulo para que cada estudante possa aferir e reforçar o seu respectivo estado da arte com sentido de melhorar significativamente a leitura que faz do contributo da mediação tecnológica para o seu trabalho ou contexto de doutoramento.

A segunda fase do ciclo iterativo centra-se na construção e execução simbólica de uma metodologia de avaliação analítica no contexto de um sistema Web real que se enquadre no contexto temático da perspectiva de doutoramento. Para o efeito, cada estudante deverá definir a heurística específica, e mais adequada ao caso de estudo, e que contemple pressupostos orientadores de análise de usabilidade, acessibilidade e de satisfação.

Por fim o trabalho deverá ser defendido em espaço público e apresentado no formato de um artigo curto, em português ou inglês (preferencial), e compreender-se o contributo do mesmo para o projecto de doutoramento de cada estudante.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Motivação para trabalhar problemas enquadrados nas Ciencias da Comunicação e da Informação em contextos de mediação tecnológica.

Programa

1. Paradigmas de Interação
Interação, interatividade e interface
Perspetiva histórica dos paradigmas
Paradigmas de Interação
    WIMP e GUI
    NUI (voz, toque, gesto e háptico)
    Mobile devices (smartphones & tablets)
    Multimédia - Modal
    Realidade virtual (aumentada e mixed)
    Manipulação Directa (visualização de Informação)
    Tangível
    Ubiquidade tecnológica
Interatividade
Tipos de Interfaces
Tendências atuais e futuras

2. Processos Cognitivos e Conforto Cognitivo
Aspetos humanos da HCI
    Noções gerais de Psicologia Cognitiva – perceção, atenção, memória, resolução de problemas, tomada de decisão e estilos         cognitivos – algumas questões actuais
    Interação percetivo-motora
    Modelos mentais
    Emoções e suas relações com a cognição

Aspectos de interação – algumas questões estudadas nesta área
    Motivação dos utilizadores
    Questões de género, faixa etária, incapacidades e interculturalidade relacionadas com a HCI

3. Metodologias de Integração de Conhecimento Tácito e Explícito
Conhecimento Tácito (CT) vs Conhecimento Explícito (CE)
Importância do processo de conversão do CT em CE
Metodologia para a recolha e possível conversão de CT em CE

4. Modelos de Gestão de Projeto em HCI
User Centered Design (design centrado no utilizador)
Community Centered Design (design centrado nas comunidades)
Cooperative Design/Participatory Design (design participativo)
Contextual Design (design contextual)
Prototipagem

5. Técnicas e Metodologias de Avaliação de Interação
Métodos empíricos (trabalho de campo/laboratório)
Métodos analíticos (heurísticas)
Design centrado no ser humano para sistemas interativos (ISO 9241-210: 2010)
Avaliação de usabilidade (ISO 9241-11: 1998 e Experiência Otima)
    Razão – Eficácia e eficiência
    Emoção e Sentimentos – Satisfação

Bibliografia Obrigatória

Akoumianakis, D., Constantine Stephanidis, C. ; Universal Design in HCI: A critical review of current research and practice, Conference on Human Factors in Computing Systems, 2001 (Disponível online em: http://is4all.ics.forth.gr/chi2001/files/akoumianakis.pdf)
Beyer H. & Holtzblatt, K. ; Contextual Design : A Customer-Centered Approach to Systems Designs (Interactive Technologies), Morgan Kaufmann, 1997. ISBN: ISBN: 1-55860
Dix, A., Finlay, J., Abowd, G., & Beale, R. ; Human-Computer Interaction, Prentice Hall, , 1993. ISBN: ISBN: 0-13-437211-5.
Emiliani, P., Steffan, I. ; The Design for all approach in the ICT environment and the European design for all e-accessibility network., CIB W084, “Building Comfortable and Liveable Environments for All”, International Meeting "Technological Tools Supporting The Accessible Environment”, Georgia Tech University, Atlanta, USA, 2008
Healy, A. F. (Ed.) ; Experimental Cognitive Psychology and its applications. , Washington: APA, 2005. ISBN: ISBN: 1-59147-183-4
Holtzblatt, K., Wendell J. & Wood S.; Rapid Contextual Design: A How-to Guide to Key Techniques for User-Centered Design. , Morgan Kaufmann, 2005. ISBN: ISBN: 0-12-354051
Csíkszentmihályi, Mihály; Flow - The Psychology of Optimal Experience, Harper Collins e-books, 1990
International ISO Standard 9241-11; Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs) - Part 11: Guidance on usability, International ISO Standard 9241-11, 1998
Klironomos, I., Antona, M., Basdekis, I., Stephanidis, C.; White Paper: promoting Design for All and e-Accessibility in Europe, Univers. Access Inf. Soc. , Vol.5, edition 1, 105-119, 2006
Martin, L. L., & Clore, G. L. ; Theories of mood and cognition: a user’s guidebook, N. Jersey: LEA, 2001. ISBN: ISBN: 0-8058-2784-6
Nielsen, J.; Usability Engineering, AP Professional, Boston, XIV, pp 362, 1993
Nielsen, J.; Designing Web Usability: The Practice of Simplicity, Indianapolis (IN), New Riders, XIII, 2000
Picard, R. W. ; Affective computing, Cambridge: The MIT Press, 2000. ISBN: ISBN:0-262-66115-2
Preece, J., et. al.; Human-Computer Interaction, Addison – Wesley, 1997. ISBN: ISBN: 0-201-62769-8
Preece, J. ; Online Communities: Supporting Sociability, Designing Usability , Wiley, 2000. ISBN: ISBN: 0-471-80599-8
Schuler D. & Namioka A. (Eds.); Participatory Design: Principles and Practices , Lawrence Erlbaum Associates, 1993. ISBN: ISBN-10: 0805809511
Sharp, H., Rogers, Y., & Preece, J.; Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction, Wiley; 2 edition, 2007. ISBN: ISBN: 978-0-470-01866-8
Shneiderman, B.; Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction, Addison-Wesley Pub Co; 3rd edition, pp 638, 1997. ISBN: 0201694972
Jacko, J. A., & Sears, A. (Eds.) ; The human-computer interaction handbook: fundamentals, evolving technologies and emerging applications , N. Jersey: LEA, 2003). ISBN: 0-8058-4468-6
Ware, C.; Information Visualization: Perception for Design (Interactive Technologies), Morgan Kaufmann; 2 edition, pp 486, 2004. ISBN: - 10: 1558608192

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O estudante deverá encontrar nesta unidade curricular de Design e Análise de Interacção as condições específicas para desenvolver conhecimentos transdisciplinares, no âmbito das sinergias criadas pelos estudos realizados em ambas as Instituições proponentes, adequados à análise e à intervenção em contextos de informação e comunicação mediados tecnologicamente, nomeadamente no sector dedicado às interfaces humano-computador.

Os desafios que comportam esta unidade curricular deverão ainda estimular a sistematização contínua e a produção de conhecimentos originais e a sua divulgação. Produção que deverá estar directamente correlacionada com competências de design e avaliação da interacção, neste caso, como um contributo para o desenvolvimento do projecto de tese de doutoramento

Esta unidade curricular deverá reforçar o desenvolvimento das competências:

i)               na compreensão e na utilização crítica e fundamentada de métodos de investigação oriundos da subárea da Interacção Humano-Computador de modo a aferir as propostas metodológicas do trabalho de doutoramento;

ii)             na realização de trabalhos de investigação original que contribuam para o alargamento de fronteiras do conhecimento científico nas áreas da comunicação humana e institucional e na ciência da informação contemplando a pertinência ao nível da usabilidade e da acessibilidade dos dispositivos e sistemas técnicos que a integram;

no desempenho profissional sustentado na investigação e sua divulgação numa perspectiva de rigorosa reflexão crítica e consequente intervenção construtiva no processo de design da interacção em contextos de mediação tecnológica.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Serviços de informação na internet
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da comunicação > Produção de media
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da medição
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação > Processamento de informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 44,00
Frequência das aulas 48,00
Trabalho de investigação 70,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação é feita de forma contínua e acompanha todo o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular. Os diferentes elementos de avaliação são recolhidos em ambiente presencial, ou como fruto de trabalho autónomo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A construção da ponderação da avaliação final será realizada segundo os seguintes critérios:

- Apresentação de contexto temático, sua pertinência e síntese de pesquisa [30%]

- Elaboração, apresentação, discussão de um artigo científico curto [70%]*

- info complementar - Reflexão, contributos em sala de aula e assiduidade pode influenciar a nota final em ± 2 valores efetivos.

Provas e trabalhos especiais

(casos especiais a avaliar pelos docentes)

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n/a

Melhoria de classificação

(trabalho a propor pelos docentes)

Observações

n/a

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