Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > ICPD0017

Novos Paradigmas de Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Código: ICPD0017     Sigla: NPIC

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: 3º ciclo em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ICPD 10 ICPD - Plano de Estudos 1 - 10 -

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular Novos Paradigmas de Informação e Comunicação em Plataformas Digitais do programa doutoral ICPD tem como objectivos:

  1. identificar, caracterizar e sistematizar os principais paradigmas que constituem o campo interdisciplinar das Ciências da Informação e da Comunicação (CIC) com mediação tecnológica;
  2. estimular revisões de literatura e reflexões, individuais e partilhadas, sobre temas relevantes no domínio das CIC com especial destaque à mediação tecnológica em estreita relação com o processo info-comunicacional;
  3. familiarizar os participantes com o enquadramento epistemológico e com os métodos e instrumentos de trabalho adoptados no curso.
Tendo em conta estes objectivos centrais, nesta unidade curricular pretende-se, por um lado, explorar com os alunos os paradigmas ínsitos ao campo interdisciplinar em foco e, por outro, estimular que cada aluno apresente um trabalho em forma de artigo no qual procure estabelecer uma relação epistemológica e aplicacional clara entre um tema de seu interesse e o campo das CIC

Resultados de aprendizagem e competências

1. Actualizar e aprofundar os conhecimentos dos estudantes sobre os principais paradigmas epistemológicos e científicos que influenciam actualmente a investigação na área das Ciências da Comunicação e da Informação;

2. Desenvolver os conhecimentos e as competências dos estudantes relativamente aos recursos e às ferramentas de pesquisa, de recuperação e de partilha e comunicação de informação científica que terão ao seu dispor ao longo do curso.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Da Epistemologia Geral à Epistemologia Prática

  2. O conceito operatório de Paradigma



  • A apropriação do conceito por Thomas Kuhn: paradigma versus modelo e teoria

  • Uso em sentido geral e em sentido específico

    1. Aplicação do conceito de Paradigma ao campo epistémico das Ciências da Comunicação e Informação: problemas e limitações




3.1      Campo “híbrido” situado nas Ciências Sociais inevitáveis implicações teórico-metodológicas


3.2      Paradigmas gerais


3.2.1 Paradigma da Complexidade (Edgar Morin)



  • A problemática da multi, inter e transdisciplinaridade

  • Implicações particulares da Complexidade


3.2.2 Paradigma Tecnológico (Manuel Castells e Luciano Floridi)


3.3 Paradigmas específicos: breve análise dos que estruturam as ciências e tecnologias que formam a Interdisciplina Ciências da Comunicação e Informação


3.3.1 Sociologia e Ciências da Comunicação: dos paradigmas sociológicos ao “paradigma comunicacional”


3.3.2 Ciência da Informação


3.3.3 Sistemas de Informação


3.3.4 Design e Multimédia


3.3.5 Jornalismo (“clássico” e ciberjornalismo)



  1. Conceitos operatórios e influências teóricas na pesquisa em CCI


4.1      Infocomunicação (Informação e Comunicação)


4.2      Cognição/Conhecimento


4.3      Documento


4.4      Interação/Interatividade


4.5      Literacia(s)


4.6      Sistema de Informação


4.7      Plataformas Digitais


4.8      Mediação (geral e tecnológica)


4.9      Teoria da Informação ou Teoria Matemática da Comunicação (Claude Shannon e Warren Weaver)


4.10   Cibernética (Norbert Wiener)


4.11   Teoria Geral da Informação e Comunicação (Robert Escarpit)


4.12   Teoria Geral dos Sistemas (Ludwig von Bertalanffy)


4.13   Teoria Geral das Redes (Barabasi e outros)


4.14   Semiótica/Semiologia (Pierce, Barthes etc)


4.15   Teoria dos Média (McLuhan)


4.16   Ecologia dos Média (Postman)



  1. Informação e Comunicação na era da Internet


         5.1 Informação, Comunicação e Multimédia


5.2 Tecnologias e Comunicação: uma breve viagem no tempo.


5.3 Internet: organização, tecnologias de suporte e gestão


5.4 Convergência dos Média


5.5 Média participativos e autocomunicação de massas


5.6 Mobilidade e sociedade em rede móvel


5.7 Vida digital


5.8 Internet das Coisas/Internet of Everything



  1. Preparação, apresentação e discussão de um trabalho individual de revisão do estado da arte sobre um tema do campo das Ciências da Comunicação e da Informação

Bibliografia Obrigatória

Cardoso, Gustavo; Os^media na sociedade em rede. ISBN: 972-31-1155-1
Castells, M. ; The Information Age. Economy, Society and Culture, Blackwell, 2000
Castells, Manuel; A sociedade em rede. ISBN: 972-31-0984-0
Castells, M. ; Comunicação Móvel e Sociedade – uma Perspectiva Global, Fundação Calouste Gulbenkian, 2007
Jensen, Klaus Bruhn; Media convergence. ISBN: 978-0-415-48204-2
Morin, E. ; Introdução ao pensamento complexo, Instituto Piaget, 1995
Steinbock, D. ; The Mobile Revolution, Kogan Page, 2007

Bibliografia Complementar

Burton, G. ; Media and Society– Critical Perspectives, Open University Press, 2005
Lum, C. (org.) ; Perspectives on Culture, Technology and Communication, Hampton Press, 2006
Kember, S., Zylinska, J. ; Life After New Media: Mediation as a Vital Process, MIT Press, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de trabalho inclui 2 vertentes complementares:

  1. apresentações a realizar pelos docentes responsáveis, tendo por finalidade contribuir para identificar, caracterizar e sistematizar a temática e problemática da unidade curricular, centrada em torno de conceitos-chave como paradigma, informação, comunicação/interacção e mediação, destacando-se a tecnológica ou em plataformas digitais;
  2. trabalho (individual) em formato de artigo, que será realizado, no essencial, em regime não presencial mas com apoio permanente a distância por meios electrónicos; este trabalho será apresentado e discutido em sessões abertas a todos os participantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação audiovisual
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Estudos sobre os media
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Serviços de informação na internet

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 230,00
Frequência das aulas 40,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

Para se obter freuqnecia na UC a presença tem de ser de 90%

Fórmula de cálculo da classificação final

70% do trabalho + 30% da defesa oral

Recomendar Página Voltar ao Topo