Código: | EPL012 | Sigla: | HTP_GC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Literatura Portuguesa |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 1 | CL - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | - | |
EP | 6 | EP - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | - | |
LLC | 7 | LLC - Plano Monodisciplinar | 2 | - | 6 | - | |
3 | |||||||
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 2 | - | 6 | - | |||
3 |
OBJETIVOS: A disciplina pretende facultar:
1. um conjunto de referências propedêuticas sobre autores, géneros e conceitos da História do Teatro em Portugal, durante os séculos XVIII-XXI;
2. um enquadramento da Idade Contemporânea numa extensível perspetiva diacrónica, considerando nela a permanência de algumas questões: a (in)caracterização dos espaços cénicos, a relação autor vs. encenador, a dependência vs. criação de públicos, etc.
COMPETÊNCIAS: O estudante deverá:
1. refletir sobre os conceitos de “Teatro” e "Dramaturgia", no contexto português dos séculos XVIII-XXI;
2. Conhecer alguns textos canónicos sobre dramaturgos portugueses e géneros ditos “dominantes” da Época Contemporânea, apercebendo-se, quando possível, dos limites dessa canonicidade;
3. Compreender a força e a fragilidade de conceitos como o de "teatro nacional" na História do Teatro;
4. apreciar a variedade e vitalidade, retórica e estética, de alguns projetos dramáticos em Portugal.
I. Histórias da História do Teatro
1. “Homo sapiens” e “Homo ludens”.
2. O conceito de “teatralidade”.
3. Teatro vs. Literatura?
II. A “reforma” do Teatro no séc. XIX
1. O séc. XVIII lido pelo séc. XIX: o “Volksgeist” e a génese do "teatro nacional"; a “teoria climática do belo”; mimesis "icástica" e "fantástica".
2. O séc. XIX e os labirintos da “mimesis icástica”: clássicos vs. românticos
3. O projeto de um "teatro nacional" em Garrett e as várias definições de “drama romântico”;
4. A (r)evolução do Melodrama e as seus limites.
III. O século XX-XXI e o retorno a questões aristotélicas.
1. Os “dramas estáticos”;
2.“Estranhamento” e “Dissidência”;
3.A (re)emergência da “História” na “Poesia”;
4. Novas propostas.
Aulas teóricas: exposição e comentário de textos fundamentais da bibliografia.
Aulas práticas: análise de textos dramáticos (3 a 5 peças de teatro) e aplicação dos conceitos teóricos.
Workshop de técnicas de leitura.
Preparação, ao longo do semestre, de um portefólio individual com os trabalhos elaborados durante o semestre (+ 3 bilhetes de teatro).
A apresentação de um portefólio individual pretende estimular uma reflexão mais autónoma sobre o Teatro e a Dramaturgia, com um progressivo sentido crítico.
Caso o número de alunos o justifique, os estudantes apresentarão no exterior uma peça de teatro.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 70,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 36,00 |
Total: | 162,00 |
Segundo normas em vigor.
É obrigatória a frequência de, pelo menos, 75% das aulas.
Relatório de leitura - 50%. Exame - 50%
Não aplicável.
Não aplicável.
De acordo com as normas em vigor.