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Cultura Portuguesa da Época dos Descobrimentos

Código: EPL005     Sigla: CPEDES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais - Portugueses

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 0 CL - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
EP 28 EP - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
LLC 20 LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Aceder a dados fundamentais de carácter histórico, cultural e social que contribuíram para configurar o modo específico do «ser português» e a sua relação com os contextos ibérico, europeu e universal. 2. Reflectir criticamente sobre testemunhos das viagens de descobrimento e problematizar a visão do Outro que neles se patenteia. 3. Situar a participação do Portugal de quinhentos no processo de abertura do Ocidente a outras civilizações e equacionar a sua influência na determinação da especificidade cultural portuguesa.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do curso, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Apresentar o quadro global de carácter histórico, cultural e social que contibuiu para configurar o modo específico do «ser português» e a sua relação com os contextos ibérico, europeu e universal.
2. Ler e interpretar criticamente testemunhos relevantes de experiências d eviagens de descobrimento, problematizando a visão do Outro que neles se patenteia.
3. Situar a participação do Portugal de Quinhentos no processo de abertura do Ocidente a outras civilizações e equacionar a sua influência na determinação da especificidade cultural portuguesa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

DESCOBRIMENTOS E LITERATURA DE VIAGENS 1. A literatura de viagens como fenómeno de cultura. 1.1. Viagens e viajantes: tipologias, motivações, condicionalismos; 1.2. A viagem como evasão. 2. Do imaginário ao real nos fins da Idade Média. 2.1. As viagens «maravilhosas» do Infante D. Pedro de Portugal; 2.2. As viagens de Marco Polo, ou a descoberta do Oriente na Idade Média. 3. Da consagração do real à visão dum mundo. 3.1. Uma matriz para uma literatura de descobrimento: o Roteiro da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia; 3.2. A descoberta e a revelação de um mundo novo: a Carta de Pêro Vaz de Caminha; 3.3. O Oriente e o Ocidente em diálogo: a Verdadeira Informação das terras do Preste João, do Pe. Francisco Álvares, e o Itinerário da Índia a Portugal por terra, de António Tenreiro. 4. O português e os mares: os desastres e os sucessos. 4.1. Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação: autobiografia e relato de aventuras; 4.2. A História trágico-marítima: narrativas de proveito e exemplo.

Bibliografia Obrigatória

GÓMEZ DE SANTISTEBAN; Libro del Infante D. Pedro de Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, 1962
Santistéban, Gómez de; Libro del Infante don Pedro de Portugal, el cual anduvo las cuatro partidas del mundo, Edição de Elena Sánchez Lasmarías. «Memorabilia», 11 (2008), pp. 1-30., 2008
POLO, Marco; O Milhão, Editora Educação Nacional, 1944
VELHO, Álvaro; Roteiro da Primeira Viagem de Vasco da Gama à Índia, Faculdade de Letras do Porto, 1999 (edição de José Marques)
CAMINHA, Pêro Vaz de; Carta a D. Manuel I, Livros de Portugal, 1943 (edição de Jaime Cortesão)
TENREIRO, António; Itinerário: em que se contém como da Índia veio por terra a estes reinos de Portugal, Estampa, 1980
BRITO, Bernardo Gomes de (comp.); História Trágico-marítima, Editorial Sul, 1955-56 (edição de António Sérgio)
PINTO, Fernão Mendes; Peregrinação, Lello & Irmão, 1984 (edição de Aníbal Pinto de Castro)
ÁLVARES, Francisco; Verdadeira informação das terras do Preste João das Índias, Europa-América, 1989
AA. VV.; Viagens dos Descobrimentos, Editorial Presença, 1983 (Organização, introdução e notas de José Manuel Garcia)

Bibliografia Complementar

MEJÍA RUIZ, Carmen; NAVAS SÁNCHEZ-ÉLEZ; El oriente maravilloso y exótico. Dos relatos de viaje, Cartea Universitara, 2007. ISBN: 978-973-731-474-I
POPEANGA, Eugenia; Viajeros medievales y sus relatos, Cartea Universitara, 2005. ISBN: 973-731-204-X
CASTRO, Aníbal Pinto de; «Introdução» a «Peregrinação», de Fernão Mendes PINTO, Lello & Irmão, 1984
BROC, Numa; La géographie de la Renaissance (1420-1620), Les Éditions du C.T.H.S., 1986
CARVALHO, José Adriano; FONSECA, Luís Adão da; A descoberta do oceano: saga e memória (séc. XI-XVI), Banco Português do Atlântico, 1993
CRISTÓVÃO, Fernando; Condicionantes culturais da literatura de viagens: estudos e bibliografias, Cosmos, 1999
MARGARIDO, Alfredo; «Os relatos de naufrágios na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto», Difel, 1991 (in «Estudos Portugueses. Homenagem a Luciana Stegnano Picchio», pp. 987-1024.)
AA.VV.; Invitación al viaje, Junta de Extremadura, 2006 (coord. de María Luisa Leal, María Jesús Fernandez e Ana Belén García Benito)
GRAÇA, Luís; A visão do Oriente na literatura portuguesa de viagens: os viajantes portugueses e os itinerários terrestres (1560-1670) , Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1983
AA. VV.; Voyager à la Renaissance. Colloque de Tours, 1983, Editions Maisonneuve et Larose, 1987
PINTO, João Rocha; A viagem, memória e espaço: a literatura portuguesa de viagens. Os primeirosrelatos de viagem ao Índico (1497-1560), Livraria Sá da Costa, 1989
CORREIA, Margarida Sérvulo; As viagens do Infante D. Pedro, Gradiva, 2000
MARNOTO, Rita; Il "Marco Paulo" di Valentim Fernandes nella catena traslativa del "Milione", Leo S. Olschki, 2008. ISBN: 9788822257055 (in «Traduzioni, imitazioni, scambi tra Italia e Portogallo nei secoli», pp. 25-38)
ANDRADE, António Alberto Banha de; Mundos novos ao mundo. Panorama da difusão pela Europa de notícias dos Descobrimentos portugueses, Junta de Investigação do Ultramar, 1972
DIAS, J. S. da Silva; Os Descobrimentos e a problemática cultural do século XVI, Universidade de Coimbra, 1973

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Combinação do regime de aulas teóricas, práticas e de orientação tutorial, correspondendo à articulação das metodologias expositivas com as indutivas, centradas no esforço, iniciativa e participação do aluno. Nas aulas práticas e na orientação tutorial privilegia-se a análise crítica de textos (literários e não literários) e outros «documentos de época».

Palavras Chave

Humanidades > História
Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos sobre a Renascença

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 74,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 34,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%; exame - 70%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

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