Código: | EPL005 | Sigla: | CPEDES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Culturais - Portugueses |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 0 | CL - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
EP | 28 | EP - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 20 | LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
1. Aceder a dados fundamentais de carácter histórico, cultural e social que contribuíram para configurar o modo específico do «ser português» e a sua relação com os contextos ibérico, europeu e universal. 2. Reflectir criticamente sobre testemunhos das viagens de descobrimento e problematizar a visão do Outro que neles se patenteia. 3. Situar a participação do Portugal de quinhentos no processo de abertura do Ocidente a outras civilizações e equacionar a sua influência na determinação da especificidade cultural portuguesa.
No final do curso, espera-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Apresentar o quadro global de carácter histórico, cultural e social que contibuiu para configurar o modo específico do «ser português» e a sua relação com os contextos ibérico, europeu e universal.
2. Ler e interpretar criticamente testemunhos relevantes de experiências d eviagens de descobrimento, problematizando a visão do Outro que neles se patenteia.
3. Situar a participação do Portugal de Quinhentos no processo de abertura do Ocidente a outras civilizações e equacionar a sua influência na determinação da especificidade cultural portuguesa.
DESCOBRIMENTOS E LITERATURA DE VIAGENS 1. A literatura de viagens como fenómeno de cultura. 1.1. Viagens e viajantes: tipologias, motivações, condicionalismos; 1.2. A viagem como evasão. 2. Do imaginário ao real nos fins da Idade Média. 2.1. As viagens «maravilhosas» do Infante D. Pedro de Portugal; 2.2. As viagens de Marco Polo, ou a descoberta do Oriente na Idade Média. 3. Da consagração do real à visão dum mundo. 3.1. Uma matriz para uma literatura de descobrimento: o Roteiro da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia; 3.2. A descoberta e a revelação de um mundo novo: a Carta de Pêro Vaz de Caminha; 3.3. O Oriente e o Ocidente em diálogo: a Verdadeira Informação das terras do Preste João, do Pe. Francisco Álvares, e o Itinerário da Índia a Portugal por terra, de António Tenreiro. 4. O português e os mares: os desastres e os sucessos. 4.1. Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação: autobiografia e relato de aventuras; 4.2. A História trágico-marítima: narrativas de proveito e exemplo.
Combinação do regime de aulas teóricas, práticas e de orientação tutorial, correspondendo à articulação das metodologias expositivas com as indutivas, centradas no esforço, iniciativa e participação do aluno. Nas aulas práticas e na orientação tutorial privilegia-se a análise crítica de textos (literários e não literários) e outros «documentos de época».
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 74,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 34,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%; exame - 70%
Não se aplica.
Não se aplica.
De acordo com as normas em vigor.