Código: | EPL032 | Sigla: | LPMED |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Literatura de Língua Portuguesa |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2476 |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Estudos Portugueses |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 1 | CL - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 | |||||||
EP | 23 | EP - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 10 | LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 |
Levar os alunos a um contacto assíduo e aprofundado com alguns dos textos mais relevantes da poesia galego-portuguesa. Proceder ao enquadramento estético, cultural e social do processo de elaboração e de recepção desses textos.
A escolha do presente programa tem como propósito dar conhecer um dos mais importantes domínios de literatura que alguma vez existiu em Portugal, sobretudo numa perspectiva europeia, tendo o cuidado de acentuar que a língua galego-portuguesa utilizada em Portugal até aos finais do século XIV era comum ao reino da Galiza e, logo, que a poesia trovadoresca nessa língua era comum a Portugal e a outros espaços peninsulares. A partir dos testemunhos preservados pelos cancioneiros, procurará fundamentar-se uma abordagem tanto histórico-cultural como temático-discursiva, estabelecendo, para as diversas gerações de trovadores, os nexos existentes com a poesia trovadoresca occitânica, castelhana ou francesa do norte e também as inovações e especificidades que vão sendo introduzidas pelos poetas ibéricos ao longo de cento e cinquanta anos de actividade, com particular relevo para a primeira e segunda gerações (1190-1240). A compreensão da importância do fenómeno poético galego-português fundamentar-se-á na utilização sistemática de uma metodologia comparatista, para a concretização da qual o docente fornecerá aos alunos os instrumentos filológicos convenientes.
I. 1 Da afirmação das línguas vulgares à literatura medieval.
I. 2 Heranças e tradições; oralidade e cultura escrita.
I. 3 O imaginário da sociedade feudal: a «cortezia».
I. 4 Especificidades da poética trovadoresca.
II. 1 A cultura trovadoresca na Península Ibérica: cronologia, geografia e estratificação social dos autores.
II. 2 A primeira geração de trovadores e jograis galego-portugueses: da génese em Castela à Galiza e ao reino de Portugal.
II. 3 As inovações da segunda geração: do «serviço à dona» à procura da «amiga».
II. 4 Entre ficção e realidade: a problemática do rapto da mulher.
II. 5 A recepção alfonsina das novidades galegas e portuguesas.
II. 6 Do espectáculo à literatura: as recolhas dos séculos XIII e XIV e a tradição manuscrita existente.
III. A literatura em Portugal no final do séc. XIII e início do séc. XIV.
A bibliografia ativa consta no item «programa». Os restantes estudos serão fornecidos nas aulas.
Aulas teórico-práticas e orientação tutorial.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 71,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 35,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei.
Preparação do trabalho: 50%; Trabalho escrito: 50%
Não se aplica.
Não se aplica.
De acordo com a legislação em vigor.
De acordo com a legislação em vigor.