Código: | CL023 | Sigla: | SINT2 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Linguagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 28 | CL - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 |
Partindo dos fundamentos teóricos e metodológicos adquiridos em Sintaxe I, alargar o leque de fenómenos sintáticos, estudando a sintaxe da subordinação e da coordenação.
Partindo dos conhecimentos adquiridos em Sintaxe I, os objetivos de aprendizagem estão relacionados com o alargamento do leque de fenómenos sintáticos a outros tipos de frase e à frase complexa. No final da UC, os estudantes devem saber as diferenças e semelhanças entre frases interrogativas e relativas, distinguir perfeitamente uma oração relativa, encaixada num SN, de uma oração completiva, selecionada por um predicado da frase matriz, assim como saber as principais propriedades da coordenação e da subordinação adverbial.
Estes objetivos de aprendizagem tanto se devem adquirir em Português como noutras línguas que os estudantes conheçam.
1. Aspetos sintáticos das frases interrogativas
1.1. Interrogativas de sim / não ou globais
1.2. Interrogativas Q ou de constituintes
2. As orações relativas no SN
2.1. Orações relativas restritivas
2.2. Orações relativas apositivas
3. A subordinação completiva
3.1. Completivas de V, de ADJ e de N
3.2. Completivas na posição de sujeito e na posição de complemento
3.3. Orações completivas de indicativo e de conjuntivo
3.4. Orações completivas infinitivas
3.4.1. As construções de controlo
3.4.2. O Infinitivo Flexionado nas orações completivas
3.4.3. As construções com Vs causativos e percetivos
4. Os Auxiliares
5. A coordenação
5.1. Coordenação sintagmática e coordenação frásica
5.2. Coordenação binária e múltipla
5.3. Alguns tipos de coordenação frásica
5.4. Conjunções e conetores coordenativos
6. A subordinação adverbial
6.1. Subordinadas adverbiais integradas
6.2. Subordinadas adverbiais periféricas.
7. Alguns aspetos sintáticos das orações comparativas e consecutivas.
Aulas teóricas, aulas práticas; sessões tutoriais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos na lei.
Duas provas ao longo do semestre valendo 50% e exame final valendo 50%.
Não é aplicável.
Não aplicável.
Apenas os testes (ou provas) escritos são passíveis de recurso ou melhoria de avaliação.