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Linguística Românica

Código: CL015     Sigla: LINROM

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 25 CL - Plano de Estudos 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo da disciplina é de facultar conhecimentos em duas áreas: por um lado o estudo da variação linguística com a sua aplicação ao domínio da linguística românica e por outro uma integração específica do Português no âmbito das línguas românicas.

Pretende-se que os estudantes adquiram capacidade para dominar conhecimentos na área da variação linguística com a sua aplicação ao domínio da linguística românica.

E que desenvolvam a capacidade para integrar específicamente o Português no âmbito das línguas a que historicamente está ligado.

Resultados de aprendizagem e competências

A transmissão de conhecimentos sobre as primeiras conceções da linguística histórica em aula teórica facultam aos alunos simultaneamente conhecimentos sobre a metodologia da linguística da variação e sobre os primórdios da investigação em linguística românica. Nas aulas teórico-práticas será feita por um lado uma análise de fontes documentais com levantamento de caraterísticas tipológicas e uma pesquisa da distribuição do domínio das línguas em estudo através da análise de cartas dialetetológicas. Pela observação de textos das diferentes línguas românicas de diversos períodos, os alunos apercebem-se de aspetos da continuidade e da divergência no seio das línguas românicas.E torna-se bastante intuitiva a noção da tipologia destas línguas. Adquirem assim conhecimentos na área da variação linguística, na área da linguística românica e especificamente desenvolvem a capacidade de integrar o Português no âmbito das línguas às quais está historicamente ligado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução: Referência às correntes da linguística histórica: A linguística comparativa e histórica e os primórdios da Linguística Românica. Objeto e método: O conceito de România e de românico. As primeiras tipologias das línguas românicas.
Do Latim às línguas românicas: Variação linguística e mudança. Caraterização pragmática, sociolinguística e linguística do latim vulgar (traços fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais)
A Romanização e a formação da România: Correntes da romanização. Substratos e superstratos. Fronteiras da România: România ocidental e oriental; România central e periférica.
Tipologia das línguas ocidentais: Galorromânia e Iberorromânia. Fragmentação da Península - romanço setentrional e moçárabe. Individualidade linguística do Noroeste. Latim e romance: os documentos latino-portugueses. A ordem das palavras e a estrutura da frase nas línguas românicas: uma perspetivação histórica.
Da unidade à diversidade - pontos de contacto e de divergência.

Bibliografia Obrigatória

Agard, F.B. ; Course in Romance Linguistics. Vol 2: A Diachronic View., Washington DC: Georgetown UP., 1984
Barbato, M.; La metaphonie romane occidentale, Revue de linguistique romane, nº307/308, Strasbourg , SLR , 2013
Castro, I. ; Introdução à História do Português, , Lisboa: Colibri, 2006
Klinkenberg, J.; Des langues romanes: introduction aux études de linguistique romane, Bruxelles: Duculot, 1999
Martins, A M. ; From unity to diversity in Romance syntax. Portuguese and Spanish. Aspects of Multilingualism in Language History., Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins., 2003
Pöckl, W., Rainer, F., Pöll, B. ; Introducción a la Lingüística Románica. , Madrid: Gredos, 2004
Salvi, G. ; La formazione della struttura di frase romanze. Ordine delle parole e clitici dal latino alle lingue romanze antiche, Tübingen: Niemeyer, 2004
Wright, Roger; Late Latin and Early Romance, Liverpool: LUP., 1982
Szijj, Ildikó; Verbos y tipos morfológicos: ¿a qué conjugación fueron a parar los verbos latinos?, , Rainer, F., Russo, M., Sánchez Miret, F.(éd.) Actes du XXVIIe CILFR, Section 3, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: Exposição/explicação de conteúdos, conceitos, teorias e metodologia. Aulas teórico-práticas: Análise de textos de diversas línguas românicas, com levantamento das caraterísticas linguísticas e subsequente estabelecimento de uma tipologia das línguas. Análise de artigos; elaboração ou apresentação e discussão de trabalhos de grupo. Elaboração de mapas mentais e seu confronto com cartas diletológicas, o que permite clara perspetivação do domínio geográfico das línguas em estudo, quer no período da sua génese quer no período moderno e contemporâneo.. Nas aulas de orientação serão feitas exposições/explicações com discussão e participação dos alunos. A avaliação distribuída consiste na elaboração de um trabalho escrito sobre um ponto do programa, escolhido pelo aluno, de que pode também ser feita uma apresentação oral em aula. Realiza-se também de uma prova escrita de exame final.l

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas
Humanidades > Ciências da linguagem
Humanidades
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 58,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor na FLUP. Presença nas aulas. Realização das provas (ou trabalhos) da avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

50% avaliação distribuída; 50% exame final.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na FLUP.
Realização das provas (ou trabalhos) da avaliação distribuída.

Melhoria de classificação

Apenas o exame é objeto de recurso ou melhoria.
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