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Fonologia e Morfologia

Código: CL010     Sigla: FONMOR

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 36 CL - Plano de Estudos 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Estabelecimento do inventário segmental de uma língua - Identificação dos principais padrões de variação associados a cada segmento - Diferenciação entre unidades e processos segmentais e prosódicos - Generalização e explicitação dos principais padrões fonotáticos de uma língua - Análise morfológica - Identificação e descrição dos processos de formação de palavras - Identificação e explicação de fatores fonológicos nos processos morfológicos das línguas flexionais.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Domínio seguro das principais técnicas de análise fonológica e morfológica de dados linguísticos.
2. Capacidade de estabelecer relações entre o plano fonológico e o plano morfológico na descrição gramatical de línguas flexionais como o português.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

1. Conhecimentos básicos de fonética articulatória e transcrição fonética.
2. Capacidade básica para identificar, numa língua, algumas das principais características ou regularidades estruturais:
2.1. Caracterização dos principais processos de formação de palavras nas línguas flexionais: derivação, flexão, composição, cliticização e processos excecionais;
2.2. Conhecimento da divisão do léxico em classes morfossintáticas;
2.3. Capacidade para identificar os principais constituintes morfológicos da palavra;
2.2. Distinção entre contrastes fonémicos e alofónicos.

Programa


  1. A fonologia e a morfologia como dois domínios da gramática.

  2. A distinção entre NÍVEL FONÉTICO e NIVEL FONOLOGICO.

  3. O caráter abstrato e conjetural das representações fonológicas.

  4. Especificação fonológica lexical e pós-lexical. Estruturas, processos e representações fonológicas.

  5. Fonologia segmental: inventários segmentais; padrões de distribuição segmental; fonemas e alofones; organização dos inventários segmentais.

  6. Fonologia suprassegmental: a sílaba como unidade fonotática básica; proeminências silábicas (acento).

  7. Unidades morfológicas: palavras e morfemas.

  8. Processos de formação de palavras nas línguas flexionais: flexão; derivação; composição.

  9. Interação fonologia-morfologia:


9.1. Harmonização vocálica.


9.2. Alomorfia.


9.3. Acento.


9.4. Cliticização.

Bibliografia Obrigatória

Goldsmith, John A.; The^handbook of phonological theory. ISBN: 978-1-4051-5768-1
Aronoff, Mark; What is morphology?. ISBN: 0-631-20319-2 (Existe 2ª edição, de 2010. A encomendar pela Biblioteca.)
Spencer, Andrew 340; The^handbook of morphology. ISBN: 0-631-22694-X
Mateus, Maria Helena Mira, 1931-; The^phonology of portuguese
Mateus, Maria Helena Mira, 1931- 070; Gramática da língua portuguesa. ISBN: 972-21-0445-4
Wetzels W. Leo 1951- 340; The^handbook of portuguese linguistics. ISBN: 978-1-118-79195-0

Bibliografia Complementar

Gussenhoven, Carlos; Understanding Phonology. ISBN: 0-340-80735-0
Kenstowicz, Michael; Phonology in generative grammar. ISBN: 1-55786-426-8
Davenport, Mike; Introducing phonetics and phonology. ISBN: 0-340-66217-4
Spencer, Andrew; Morphological theory. ISBN: 0-631-16144-9
Spencer, Andrew; Phonology
Spencer, Andrew 340; The^handbook of morphology. ISBN: 0-631-22694-X
Barbosa, Jorge Morais; Introdução ao estudo da fonologia e morfologia do portugues. ISBN: 972-40-0762-6
Rosa, Maria Carlota; Introdução à Morfologia, Contexto, 2006
Villalva, Alina; Estruturas morfológicas. ISBN: 972-31-0874-7
Villalva, Alina; Morfologia do Português, Universidade Aberta, 2008
Silva, Thaïs Cristófaro; Fonética e Fonologia do Português. Roteiro de Estudos e Guia de Exercícios, Contexto, 2002
Silva, Thaïs Cristófaro; Exercícios de Fonética e Fonologia, Contexto, 2003
Camara Jr., Joaquim Mattoso; Estrutura da língua portuguesa
Faria, Isabel Hub 340; Introdução à linguística geral e portuguesa. ISBN: 972-21-1048-9
Rio-Torto, G.; Rodrigues, A. S.; Pereira, I.; Pereira, R.; Ribeiro, S.; Gramática Derivacional do Português, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O principal método de trabalho adotado em aula consiste no método inferencial. Para cada questão ou tema novo, os estudantes são confrontados com um conjunto reduzido de dados. A sua observação pretende levar os estudantes à explicitação/generalização de propriedades fonológicas e morfológicas dos dados. Segue-se uma sistematização/expicitação das propriedades gramaticais e faz-se um enquadramento, teórico e bibliográfico, do tema específico. Esta fase, de caráter mais informativo, está a cargo sobretudo do professor, embora os estudantes sejam convidados a apresentar temas com base em leituras aconselhadas. A observação de dados, exercícios e leituras não se reduzem ao português, embora, por razões operacionais, incidam especialmente sobre esta língua. A avaliação consiste em trabalhos escritos em que os alunos demonstram: 1. a aquisição das principais competências de análise fonológica e morfológica; 2. a aquisição de conhecimentos teóricos fundamentais de fonologia e morfologia.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonologia
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Gramática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 28,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Sujeita às normas em vigor na FLUP (número mínimo de assistência às aulas: 75% das aulas lecionadas).

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os itens de avaliação previstos acima:
- Teste escrito = 75%;
- Trabalhos práticos = 25%.

Provas e trabalhos especiais

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Trabalho de estágio/projeto

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Avaliação especial (TE, DA, ...)

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Melhoria de classificação

Recurso: Exame escrito final, cotado para 20 valores.
Melhoria de nota: Exame escrito final, prevalecendo a nota final mais elevada das duas.

Observações

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