Código: | CL006 | Sigla: | ELP |
Ativa? | Sim |
Página e-learning: | http://moodle.up.pt/ |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Linguagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CL | 1 | CL - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | - | |
EP | 0 | EP - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | - | |
LLC | 9 | LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 2 | - | 6 | - | |
3 |
1. Conhecer conceitos de léxico e tipos de unidades lexicais. 2. Relacionar o léxico com diferentes áreas gramaticais e com o dicionário. 3. Caracterizar processos de estrutura e composição do léxico. 4. Apreender diferentes dimensões do significado e da sua organização. 5. Descrever as relações semânticas das estruturas léxicas. 6. Analisar a estrutura argumental das classes sintáticas verbo, nome e adjetivo. 7. Aplicar os princípios teóricos à análise de material linguístico, através do uso de instrumentos rigorosos de análise.
Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: 1. distinguir diferentes conceções de léxico; 2. classificar distintos tipos de unidades lexicais; 3. relacionar o léxico com diferentes domínios da gramática e com o dicionário; 4. caracterizar processos de estruturação e composição do léxico; 5. descrever diferentes tipos de relações semânticas; 6. analisar a estrutura argumental das classes sintáticas verbo, nome e adjetivo; 7. aplicar os conteúdos teóricos a material linguístico concreto em contextos diversificados; 8. usar instrumentos de pesquisa e análise adequados e rigorosos; 9. apresentar, oralmente e por escrito, um tópico do programa estabelecido, com qualidade científica e adequação discursiva.
1. Diferentes conceções de léxico
2. O léxico mental
3. Tipos de unidades lexicais
3.1. Palavra, lexema, forma de palavra
3.2. Tipos de palavras
3.3. Unidades léxicas superiores à palavra
4. Estrutura e composição do léxico
4.1. Processos de formação de palavras
4.2. Processos de inovação lexical
5. Dimensões do significado e organização do léxico
5.1. Tipos de significado
5.2. Ambiguidade lexical
5.3. Homonímia, polissemia e vagueza
5.4. Relações semânticas das unidades lexicais
5.5. Variação lexical
5.6. Mudança do significado léxico
6. Modelos de estruturação do léxico
6.1. Análise componencial
6.2. Teoria dos protótipos
6.3. Léxico generativo
6.4. Ontologias semânticas
7. Classes sintáticas e estrutura argumental
7.1. O verbo
7.2. O nome
7.3. O adjetivo
A bibliografia complementar será indicada ao longo das aulas.
Aulas teóricas, aulas teórico-práticas e sessões de orientação tutorial.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 40,00 |
Teste | 40,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 86,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75%, salvo nos casos previstos por lei.
Teste 1: 40%
Teste 2: 40%
Trabalho de pesquisa: 20%
Exame: 100%
Nota: o exame final funciona apenas para casos especiais.
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.
As componentes passíveis de recurso ou melhoria são os testes ou exame.