Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CL004

Estética e Linguagem

Código: CL004     Sigla: ELING

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 42 CL - Plano de Estudos 1 - 6 4
EP 2 EP - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português
Obs.: Portuguese

Objetivos

OBJETIVOS: A disciplina pretende facultar um conjunto de referências propedêuticas sobre a Linguagem enquanto objeto estético, nomeadamente nos campos epistemológicos partilhados pela Retórica e pela Filologia. Num segundo plano, pretende dar a conhecer argumentos, exemplos e bibliografia que construam um pensamento crítico e alertem para a complexidade do estatuto "estético", quer na linguagem dita “comum”, quer na linguagem dita “literária”. 

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS: O estudante deverá adquirir um conjunto de referências propedêuticas sobre a Linguagem enquanto objeto estético, nomeadamente nos campos epistemológicos comuns à Retórica e à Filologia. Num segundo plano, pretende-se que o estudante consiga refletir sobre as variadas funções estético-retóricas da linguagem e a complexidade dos seus registos lógicos (Logos), emotivos (Pathos) ou paralógicos (Ethos), quer na linguagem dita “comum”, quer na linguagem dita “artística”.  Deve ainda ser sensível à capacidade modeladora das figuras retóricas (como moldes de conhecimento), bem como uma compreensão complexa do que é a "intenção estética", na linguagem literária e não-literária.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa



I. A Estética como Experiência e como Ciência
1. Sensação, Sentimento, Sensibilidade e Signo. 
2. A autonomia da Estética como ciência humana: voltar a ler Baumgarten (1750). 
3. Estética, Retórica e Filosofia , áreas complementares do saber linguístico.

II. A linguagem e a realidade sensível: algumas questões atemporais sobre "re-presentação" dos signos.
1. Palavras e Coisas, Factos e Opiniões, Palavras e Signos (significante e significados).
2. Convencionalidade, Motivação e Necessidade. Alguns textos fundadores/canónicos. A utilidade do inútil.
3. Denotação e Conotação.
4. Níveis de leitura. Signos, Símbolos e Mitos. O silêncio e as linguagens silenciosas.

III. Discurso e Figuras do discurso.
1. Da forma ao conteúdo. Análise de alguns textos e contextos.
2. Do conteúdo à forma. Análise de alguns textos e contextos.
3. Estruturas narrativas: “Como fazer coisas com palavras” (Austin). Do “Storytelling” ao “Verbicídio” (Ch. Saumon). 

Bibliografia Obrigatória

ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO ; A Poética Clássica, São Paulo, Cultrix, 1985
AUSTIN, John L. ; How to do Things with Words, Oxford, Clarendon Press, 1965
BARILLI, Renato; Curso de Estética, trad. Isabel T. Santos, Lisboa, Estampa, , 1992
BARTHES, Roland; A câmara clara, Lisboa: Edições 70, 2012 (Existe na BC)
BURKE, Edmond ; Uma Investigação filosófica acerca da origem das nossas ideias do Sublime e do Belo, Edições 70, 2013. ISBN: 978-972-44-1751-6
CARVALHO, José G. Herculano de ; Teoria da Linguagem. Natureza do Fenómeno linguístico e a análise das línguas, 2 vols., Coimbra, Atlântida, 1979
Jean Chevalier; Dicionário dos símbolos. ISBN: 972-695-215-8
HALL, Edward T. ; A linguagem silenciosa, Lisboa, Relógio d'Água, 1994 (Existe na BC)
Johan Huizinga; Homo ludens. ISBN: 972-44-1184-2
KANT, I.; Crítica da Faculdade do Juízo, Lisboa, IN-CM, 1998
LAUSBERG, Heinrich; Elementos de Retórica Literária, Lisboa, F. C. Gulbenkian, 1972
MALATO, M. Luísa / CUNHA, Paulo Ferreira da ; Manual de Retórica&Direito , Lisboa, Quid Juris, 2007
Alberto Manguel; Um^diário de leituras. ISBN: 9789724153773
MARTIN, John ; The Intercultural Performance Handbook, London, Routledge, 2004
NIETZSCHE, F. ; Da Retórica, Lisboa, Vega, 1995
ORDINE, Nuccio; A utilidade do inútil, Ágora, 2018. ISBN: 978-989-99583-1-9 (Esta obra existe na BC)
PLATÃO ; Crátilo, trad. M. José Figueiredo, Lisboa, Instituto Piaget, 2001
Vladimir Propp; Morfologia do conto
PROSE, Francine; Reading like a Writer. A guide for people who love books and for those who want to write them, Harper, 2006. ISBN: 978-0-06-077705-0
SCHILLER, F. ; Sobre a Educação Estética do Ser Humano numa Série de Cartas e Outros Textos, Lisboa, IN-CM, 1994
Susan Sontag; Ensaios sobre fotografia. ISBN: 978-989-722-058-6
TOWNSEND, Dabney ; Introdução à Estética. História. Correntes. Teorias, trad. Paula Mourão, Lisboa, Edições 70, 2002
YAGUELLO, Marine; Alice no país da linguagem : para compreender a linguística, Lisboa : Estampa, 1997 (Existe na BC)

Bibliografia Complementar

CARVALHO, Mário de; Quem disser o contrário é porque tem razão, Porto Editora, 2014

Observações Bibliográficas

Ao longo das aulas, será indicada bibliografia específica.

Specific literature will be indicated in class.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de exposição e comentário de textos fundamentais da bibliografia.
Aulas práticas: análise de textos e imagens e aplicação dos conceitos estéticos a específicas situações de linguagem, classificadas como artísticas ou não artísticas.
Preparação de um portefólio individual com todos os trabalhos elaborados pelos estudantes durante o semestre.

Software

Humanities

Palavras Chave

Humanidades
Humanidades > Literatura
Humanidades > Filosofia
Humanidades > Ciências da linguagem

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Prova oral 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 49,00
Trabalho escrito 2,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Segundo normas em vigor.
É obrigatória a frequência de, pelo menos, 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Portefólio: 50%.
Teste escrito/ Exame final: 50%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

Apenas o exame (época normal) se encontra sujeito a recurso ou melhoria.

Observações

Horário de atendimento a combinar previamente com os estudantes.

Recomendar Página Voltar ao Topo