Código: | CL004 | Sigla: | ELING |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Linguagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 42 | CL - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 4 | |
EP | 2 | EP - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 4 |
OBJETIVOS: A disciplina pretende facultar um conjunto de referências propedêuticas sobre a Linguagem enquanto objeto estético, nomeadamente nos campos epistemológicos partilhados pela Retórica e pela Filologia. Num segundo plano, pretende dar a conhecer argumentos, exemplos e bibliografia que construam um pensamento crítico e alertem para a complexidade do estatuto "estético", quer na linguagem dita “comum”, quer na linguagem dita “literária”.
COMPETÊNCIAS: O estudante deverá adquirir um conjunto de referências propedêuticas sobre a Linguagem enquanto objeto estético, nomeadamente nos campos epistemológicos comuns à Retórica e à Filologia. Num segundo plano, pretende-se que o estudante consiga refletir sobre as variadas funções estético-retóricas da linguagem e a complexidade dos seus registos lógicos (Logos), emotivos (Pathos) ou paralógicos (Ethos), quer na linguagem dita “comum”, quer na linguagem dita “artística”. Deve ainda ser sensível à capacidade modeladora das figuras retóricas (como moldes de conhecimento), bem como uma compreensão complexa do que é a "intenção estética", na linguagem literária e não-literária.
Não se aplica.
I. A Estética como Experiência e como Ciência
1. Sensação, Sentimento, Sensibilidade e Signo.
2. A autonomia da Estética como ciência humana: voltar a ler Baumgarten (1750).
3. Estética, Retórica e Filosofia , áreas complementares do saber linguístico.
II. A linguagem e a realidade sensível: algumas questões atemporais sobre "re-presentação" dos signos.
1. Palavras e Coisas, Factos e Opiniões, Palavras e Signos (significante e significados).
2. Convencionalidade, Motivação e Necessidade. Alguns textos fundadores/canónicos. A utilidade do inútil.
3. Denotação e Conotação.
4. Níveis de leitura. Signos, Símbolos e Mitos. O silêncio e as linguagens silenciosas.
III. Discurso e Figuras do discurso.
1. Da forma ao conteúdo. Análise de alguns textos e contextos.
2. Do conteúdo à forma. Análise de alguns textos e contextos.
3. Estruturas narrativas: “Como fazer coisas com palavras” (Austin). Do “Storytelling” ao “Verbicídio” (Ch. Saumon).
Aulas teóricas de exposição e comentário de textos fundamentais da bibliografia.
Aulas práticas: análise de textos e imagens e aplicação dos conceitos estéticos a específicas situações de linguagem, classificadas como artísticas ou não artísticas.
Preparação de um portefólio individual com todos os trabalhos elaborados pelos estudantes durante o semestre.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Prova oral | 25,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 72,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de investigação | 49,00 |
Trabalho escrito | 2,00 |
Total: | 162,00 |
Segundo normas em vigor.
É obrigatória a frequência de, pelo menos, 75% das aulas.
Portefólio: 50%.
Teste escrito/ Exame final: 50%.
Não se aplica.
Não se aplica
Horário de atendimento a combinar previamente com os estudantes.