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História de Portugal

Código: CL012     Sigla: HISPOR

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 5 CL - Plano de Estudos 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Facultar aos alunos uma moldura informativa geral, segura e crítica, de suporte a uma perspetivação geral, diacrónica e de síntese, da História de Portugal, revisitada nas suas grandes épocas e quadros estruturais e conjunturais, de modo a melhor permitir entender a nossa contemporaneidade. Ao mesmo tempo que assim se procurará ir ao encontro das necessidades e apetências curriculares específicas do curso, não se descurará o fornecimento aos discentes de sugestões críticas e esquemas operativos de análise, incrementadores do seu gosto pelo exercício reflexivo, pessoal e autónomo, sobre as problemáticas atuais da vida do país (a nível interno e externo), à luz das constantes inscritas no seu devir colectivo. Os alunos devem ficar, nomeadamente, com capacidade de: a) identificar os grandes ciclos da História de Portugal no seu contexto europeu; b) identificar os mais relevantes fatores de mudança das nossas modernidade e contemporaneidade; c) questionar-se e discorrer criticamente sobre o papel e lugar da história nacional no quadro dos fatores de globalização.

Resultados de aprendizagem e competências

 Os alunos devem ficar, nomeadamente, com capacidade de: a) identificar os grandes ciclos da História de Portugal no seu contexto europeu; b) identificar os mais relevantes fatores de mudança das nossas modernidade e contemporaneidade; c) questionar-se e discorrer criticamente sobre o papel e lugar da história nacional no quadro dos fatores de globalização.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Introdução. Do Portugal Medieval ao Portugal Moderno. 1. A. Herculano e a nova ciência da História. A questão das «origens» de Portugal. 2. Da Formação de Portugal à Dinastia de Avis e aos primórdios da Expansão. 3. Do «ciclo da pimenta» ao «ciclo do ouro»: estruturas sociais, representações do poder e práticas políticas. 4. Do Portugal Restaurado ao Portugal das «Luzes». Pombal e o reformismo da Ilustração. II. O Portugal de Oitocentos em busca da «Regeneração» 1. Da guerra civil às lutas de fação. Famílias ideológicas e partidos do liberalismo. Programas e práticas políticas, eleições e sufrágio. 2. As grandes transformações institucionais e materiais. O «fomento» e a evolução social. Vida quotidiana e novas formas de sociabilidade 3. A instrução pública e seus efeitos «regeneradores» III. Portugal do Século XX: êxitos e malogros na superação das «decadências» 1. O fim da Monarquia Constitucional e o advento da República 2. Positivismo e laicismo no "caldo de cultura" republicano. Legislação, governação, partidos e práticas políticas na vigência da Constituição de 1911. 3. Para uma explicação do 28 de Maio. Oliveira Salazar e o Estado Novo. Princípios da Constituição de 1933. Sociedade, controlo ideológico e «política do espírito». 4. Da «primavera marcelista» à «revolução dos cravos» e à Constituição de 1976. 5. Caraterísticas do regime e da nova sociedade portuguesa pós- 25 de Abril.

Bibliografia Obrigatória

AA.VV. ; A Situação social em Portugal, 1960-1999, 2 vols., ICSUL, Lisboa, 1999 ((org. António Barreto))
BARRETO, António, MÓNICA, Maria Filomena (coord.); Dicionário de História de Portugal, vols. 7, 8 e 9, Figueirinhas, Porto, 2000
J. J. Gomes Canotilho e Vital Moreira; Constituição da República Portuguesa anotada, Coimbra Ed., Coimbra, 1993
FRANÇA, José-Augusto; Os anos vinte em Portugal, Presença, Lisboa, 1992
HERCULANO, Alexandre; História de Portugal, tomo I, Bertrand, Lisboa, 1980
MATTOSO, José; A Identidade Nacional, Gradiva, Lisboa, 2001
MATTOSO, José (dir.); História de Portugal, vols 4 e 5, Estampa, Lisboa, 1993
RAMOS, Rui (coord.); História de Portugal, Esfera dos Livros, Lisboa, 2010. ISBN: 978-989-626-139-9
REIS, António (dir.); Portugal Contemporâneo, 6 vols, Alfa, Lisboa, 1990
ROSAS, Fernando (coord.); Dicionário de História do Estado Novo, 2 vols., Círculo de Leitores, Lisboa, 1996
SÉRGIO, António; Ensaios, t. I a VI, Sá da Costa, Lisboa, 1971
SÉRGIO, António; Breve interpretação da História de Portugal, Sá da Costa, Lisboa, 1976
SERRÃO, Joel (dir.); Dicionário de História de Portugal, 6 vols, Iniciativas Editoriais, Lisboa, s/d.
TORGAL, Luís Reis, MENDES, José Amado, CATROGA, Fernando; História da História em Portugal (Sécs. XIX-XX), Temas e Debates, Lisboa, 1998. ISBN: 972-759-090-X

Observações Bibliográficas

Bibliografia a indicar, de forma específica, ao longo das aulas do semestre, para cada ponto do programa

Specific literature for each programme topic will be indicated in class throughout the semester.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Combinação do regime de aulas teóricas, práticas e de orientação tutorial, correspondendo à articulação das metodologias expositivas com as indutivas, centradas no esforço, iniciativa e participação do aluno. Nas aulas práticas e na orientação tutorial privilegia-se a análise crítica de textos (literários e não literários) e outros «documentos de época». Uso prevalecente de instrumentos audio-visuais.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Estudos culturais
Humanidades
Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 25%; exame - 75%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

Apenas o exame é objeto de recurso ou melhoria.

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