Código: | CL012 | Sigla: | HISPOR |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Linguagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 5 | CL - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | - |
Facultar aos alunos uma moldura informativa geral, segura e crítica, de suporte a uma perspetivação geral, diacrónica e de síntese, da História de Portugal, revisitada nas suas grandes épocas e quadros estruturais e conjunturais, de modo a melhor permitir entender a nossa contemporaneidade. Ao mesmo tempo que assim se procurará ir ao encontro das necessidades e apetências curriculares específicas do curso, não se descurará o fornecimento aos discentes de sugestões críticas e esquemas operativos de análise, incrementadores do seu gosto pelo exercício reflexivo, pessoal e autónomo, sobre as problemáticas atuais da vida do país (a nível interno e externo), à luz das constantes inscritas no seu devir colectivo. Os alunos devem ficar, nomeadamente, com capacidade de: a) identificar os grandes ciclos da História de Portugal no seu contexto europeu; b) identificar os mais relevantes fatores de mudança das nossas modernidade e contemporaneidade; c) questionar-se e discorrer criticamente sobre o papel e lugar da história nacional no quadro dos fatores de globalização.
Os alunos devem ficar, nomeadamente, com capacidade de: a) identificar os grandes ciclos da História de Portugal no seu contexto europeu; b) identificar os mais relevantes fatores de mudança das nossas modernidade e contemporaneidade; c) questionar-se e discorrer criticamente sobre o papel e lugar da história nacional no quadro dos fatores de globalização.
I. Introdução. Do Portugal Medieval ao Portugal Moderno. 1. A. Herculano e a nova ciência da História. A questão das «origens» de Portugal. 2. Da Formação de Portugal à Dinastia de Avis e aos primórdios da Expansão. 3. Do «ciclo da pimenta» ao «ciclo do ouro»: estruturas sociais, representações do poder e práticas políticas. 4. Do Portugal Restaurado ao Portugal das «Luzes». Pombal e o reformismo da Ilustração. II. O Portugal de Oitocentos em busca da «Regeneração» 1. Da guerra civil às lutas de fação. Famílias ideológicas e partidos do liberalismo. Programas e práticas políticas, eleições e sufrágio. 2. As grandes transformações institucionais e materiais. O «fomento» e a evolução social. Vida quotidiana e novas formas de sociabilidade 3. A instrução pública e seus efeitos «regeneradores» III. Portugal do Século XX: êxitos e malogros na superação das «decadências» 1. O fim da Monarquia Constitucional e o advento da República 2. Positivismo e laicismo no "caldo de cultura" republicano. Legislação, governação, partidos e práticas políticas na vigência da Constituição de 1911. 3. Para uma explicação do 28 de Maio. Oliveira Salazar e o Estado Novo. Princípios da Constituição de 1933. Sociedade, controlo ideológico e «política do espírito». 4. Da «primavera marcelista» à «revolução dos cravos» e à Constituição de 1976. 5. Caraterísticas do regime e da nova sociedade portuguesa pós- 25 de Abril.
Combinação do regime de aulas teóricas, práticas e de orientação tutorial, correspondendo à articulação das metodologias expositivas com as indutivas, centradas no esforço, iniciativa e participação do aluno. Nas aulas práticas e na orientação tutorial privilegia-se a análise crítica de textos (literários e não literários) e outros «documentos de época». Uso prevalecente de instrumentos audio-visuais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 25%; exame - 75%
Não se aplica.
Não se aplica
Apenas o exame é objeto de recurso ou melhoria.