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Seminário I

Código: MMUS020     Sigla: Semi_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Museologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Mestrado em Museologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MMUS 2 MMUS - Plano de Estudos 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos alunos a capacidade para:

1. Definir percursos metodológicos e estabelecer critérios de investigação rigorosos;

2. Definir, estruturar e elaborar os seus projetos de investigação, bem como gerir e comunicar os seus resultados, proporcionando o contacto com projetos de investigação e operacionalização e disponibilizando um espaço para a monitorização e apreciação dos trabalhos em curso pelos pares e orientadores;

3. Abordar criticamente os temas e a sua aplicação e compreensão em contextos alargados e multidisciplinares.

A unidade curricular pretende ainda garantir a presença de elementos externos ao ciclo de estudos e proporcionar a interação entre estes e os alunos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos deverão ser capazes de:

1. Adotar uma atitude crítica e de questionamento em relação aos problemas colocados pelas práticas profissionais;

2. Caraterizar e aplicar diferentes dispositivos teórico-metodológicos de produção científica;

3. Projetar e realizar trabalhos de investigação originais que contribuam para o enriquecimento da Museologia e do Património/Herança Cultural.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Questões teóricas e metodológicas da investigação em Ciências Sociais. Papel da teoria em Ciências Sociais. Linguagem empírica e teórica

2. Metodologia de investigação em Ciências Sociais. Etapas da investigação científica. Investigação qualitativa e quantitativa. Métodos de recolha de dados (pesquisa documental, técnicas de observação, inquéritos). Análise e interpretação dos resultados (análise de conteúdo, técnicas paramétricas e não-paramétricas)

3. A investigação em museus e Património/Herança Cultural. Interdisciplinaridade e paradigmas de pesquisa. Questões de epistemologia e práticas de investigação: o desenvolvimento e papel das questões de investigação. Caraterização e aplicação de diferentes dispositivos teórico-metodológicos. O papel da revisão da literatura na organização, concetualização do projeto de investigação e enquadramento de hipóteses

4. A formalização da investigação. Estágios e Relatórios de Estágio. Projeto em contexto organizacional e Relatório de Projeto. Projeto de investigação e Dissertação

Bibliografia Obrigatória

Albarello, I.; Práticas e métodos de investigação em ciências sociais, Gradiva Publicações, 1997
Bauman, Z.; Liquid times: Living in an Age of Uncertainty, Polity, 2007
Burgess, R. G.; A pesquisa de terreno. Uma introdução, Celta Editora, 1997
Christensen, L. B.; Experimental methodology, Pearson Education, Inc., 2004
Denzin, Norman K. 340; Handbook of qualitative research. ISBN: 0-8039-4679-1
Lessard-Hébert, M.; Goyette, G.; Boutin, G.; Investigação qualitativa: Fundamentos e práticas, Instituto Piaget, 1994
Schensul, J.; Lecompte, M.; Ethnographer’s Toolkit (vol.2: Essential etnographic methods: Observations, interviews and questionnaires), Altamira Press, 1999
Wolcott, H. F.; Writing up qualitative research, Sage, 1990

Observações Bibliográficas

Durante o semestre, serão facultadas referências adicionais de apoio ao desenvolvimento dos trabalhos de investigação.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As sessões teórico-práticas da unidade curricular apoiam-se em textos e materiais audiovisuais, recorrendo à exposição de casos-práticos por diferentes palestrantes para o enriquecimento das reflexões/discussões subsequentes. Por outro lado e tendo em conta as caraterísticas do Seminário, a metodologia de ensino consistirá em trabalho de pesquisa orientado com enquadramento teórico e metodológico das práticas de investigação e apresentação/discussão de pesquisas dos alunos.

Software

Microsoft Office

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais > Museologia
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 38,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 70,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão garantir uma frequência de 75%, exceto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação: 

- Qualidade da participação durante as sessões (30%);

- Apresentação escrita da revisão da literatura e do projeto de pesquisa que fundamentará os trabalhos a desenvolver no âmbito do Estágio/Projeto/Dissertação (70%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser feita relativamente à componente escrita (70%).

Observações

Todas as situações omissas serão consideradas e resolvidas pelos docentes, em respeito pelo regulamento da FLUP.
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