Seminário I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Museologia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MMUS |
2 |
MMUS - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
52 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular pretende desenvolver nos alunos a capacidade para:
1. Definir percursos metodológicos e estabelecer critérios de investigação rigorosos;
2. Definir, estruturar e elaborar os seus projetos de investigação, bem como gerir e comunicar os seus resultados, proporcionando o contacto com projetos de investigação e operacionalização e disponibilizando um espaço para a monitorização e apreciação dos trabalhos em curso pelos pares e orientadores;
3. Abordar criticamente os temas e a sua aplicação e compreensão em contextos alargados e multidisciplinares.
A unidade curricular pretende ainda garantir a presença de elementos externos ao ciclo de estudos e proporcionar a interação entre estes e os alunos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os alunos deverão ser capazes de:
1. Adotar uma atitude crítica e de questionamento em relação aos problemas colocados pelas práticas profissionais;
2. Caraterizar e aplicar diferentes dispositivos teórico-metodológicos de produção científica;
3. Projetar e realizar trabalhos de investigação originais que contribuam para o enriquecimento da Museologia e do Património/Herança Cultural.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Questões teóricas e metodológicas da investigação em Ciências Sociais. Papel da teoria em Ciências Sociais. Linguagem empírica e teórica
2. Metodologia de investigação em Ciências Sociais. Etapas da investigação científica. Investigação qualitativa e quantitativa. Métodos de recolha de dados (pesquisa documental, técnicas de observação, inquéritos). Análise e interpretação dos resultados (análise de conteúdo, técnicas paramétricas e não-paramétricas)
3. A investigação em museus e Património/Herança Cultural. Interdisciplinaridade e paradigmas de pesquisa. Questões de epistemologia e práticas de investigação: o desenvolvimento e papel das questões de investigação. Caraterização e aplicação de diferentes dispositivos teórico-metodológicos. O papel da revisão da literatura na organização, concetualização do projeto de investigação e enquadramento de hipóteses
4. A formalização da investigação. Estágios e Relatórios de Estágio. Projeto em contexto organizacional e Relatório de Projeto. Projeto de investigação e Dissertação
Bibliografia Obrigatória
Albarello, I.; Práticas e métodos de investigação em ciências sociais, Gradiva Publicações, 1997
Bauman, Z.; Liquid times: Living in an Age of Uncertainty, Polity, 2007
Burgess, R. G.; A pesquisa de terreno. Uma introdução, Celta Editora, 1997
Christensen, L. B.; Experimental methodology, Pearson Education, Inc., 2004
Denzin, Norman K. 340;
Handbook of qualitative research. ISBN: 0-8039-4679-1
Lessard-Hébert, M.; Goyette, G.; Boutin, G.; Investigação qualitativa: Fundamentos e práticas, Instituto Piaget, 1994
Schensul, J.; Lecompte, M.; Ethnographer’s Toolkit (vol.2: Essential etnographic methods: Observations, interviews and questionnaires), Altamira Press, 1999
Wolcott, H. F.; Writing up qualitative research, Sage, 1990
Observações Bibliográficas
Durante o semestre, serão facultadas referências adicionais de apoio ao desenvolvimento dos trabalhos de investigação.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As sessões teórico-práticas da unidade curricular apoiam-se em textos e materiais audiovisuais, recorrendo à exposição de casos-práticos por diferentes palestrantes para o enriquecimento das reflexões/discussões subsequentes. Por outro lado e tendo em conta as caraterísticas do Seminário, a metodologia de ensino consistirá em trabalho de pesquisa orientado com enquadramento teórico e metodológico das práticas de investigação e apresentação/discussão de pesquisas dos alunos.
Software
Microsoft Office
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais > Museologia
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
38,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
70,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos deverão garantir uma frequência de 75%, exceto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:
- Qualidade da participação durante as sessões (30%);
- Apresentação escrita da revisão da literatura e do projeto de pesquisa que fundamentará os trabalhos a desenvolver no âmbito do Estágio/Projeto/Dissertação (70%).
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação poderá ser feita relativamente à componente escrita (70%).
Observações
Todas as situações omissas serão consideradas e resolvidas pelos docentes, em respeito pelo regulamento da FLUP.