Museus, Identidades e Representações
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Museologia |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MMUS |
20 |
MMUS - Plano de Estudos |
1 |
- |
3 |
26 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Identificar as ferramentas conceptuais para uma abordagem do museu enquanto instituição cultural;
- Desenvolver uma reflexão crítica sobre o papel do museu na contemporaneidade: questões éticas e políticas envolvidas;
- Reconhecer a centralidade da exposição no trabalho do museu;
- Compreender o potencial contributo da metodologia etnográfica para a contextualização dinâmica dos acervos museológicos;
- Sumariar informação sobre distintas abordagens da cultura material;
Sumariar informação relevante, conducente a uma ultrapassagem crítica das abordagens formalistas dos objetos;
Resultados de aprendizagem e competências
Ao concluir com sucesso a UC, o estudante deve ser capaz de:
- Dominar as problemáticas teóricas relativas à representação museológica;
- Desenvolvimento da cpacidade de reflexão e análise crítica;
- Desenvolvimento da capacidade de expressão oral e escrita;
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Objetos e Museus
1.1 Para uma noção abrangente de “cultura”
1.2 A noção de “cultura material”
1.3 Os objetos etnográficos: de “curiosidades” a “ documentos científicos”
1.4 Coleções europeias e exóticas
1.5 Cultura material produzida em massa: McCracken (1988) e o caráter simbólico dos bens de consumo
1.6 O modelo etnográfico como meio de aceder ao intangível do material
2. Os Anos 80 e a Nova Museologia/Museologia Crítica
2.1 O contexto pós-colonial e o anacronismo do pré-industrial
2.2 O novo paradigma epistemológico: reflexos na reaproximação entre Museus e Antropologia
2.3 O Museu como produto histórico: consideração das respetivas implicações ideológicas e políticas
3. As Novas Práticas Museográficas
3.1 Museus, coletores e coleções como objetos de estudo
3.2 A vida social dos objetos
3.3 Narrativas expositivas e seus múltiplos suportes
Bibliografia Obrigatória
Anderson, G. (ed.) ; Reinventing the Museum: Historical and Contemporary Perspectives on the Paradigma Shift., . London: Altamira Press., 2004. ISBN: ISBN: 978-0759101708
Anico, Marta ; Museus e Pós-Modernidade: Discursos e Performances em Contextos Museológicos Locais. , Lisboa: ISCSP. , 2008. ISBN: 978-989-646-003-7
Bennett, Tony (1995).; The History of Museums: History, Theory, Politics. , London, New York: Routledge.
Candlin, Fiona (2015).; Micromuseology. An Analysisof Small Independent Museum., London and New York: Bloomsbory Academic.
Dartel, Daan van; "There's a story behind everything. Moving towards the intangible at the Tropenmuseum" , International Conference on Intangible Heritade. S. Lira, R. Amoêda, C. Pinheiro, J. Pinheiro & F. Oliveira (eds.), Sharing Cultures 2009. Barcelos: Green Lines Institute, 341-351, 2009. ISBN: 978-989-95671-1-5
Duarte, Alice ; “Museus portugueses de 1974 à actualidade. Da resolução de problemas funcionais à comunidade”. , Em Questão, vol. 18, nº 1, 15-30., (2012).
Duarte, Alice ; “Ecomuseum”: One of the may components of the New Museology”. , In Proceedings of the 1st International Conference on Ecomuseums, Community Museums and Living Communities. Seixal: Green Lines Institute, 85-94., (2012b).
Duarte, Alice ; “O museu como lugar de representação do Outro”. , Antropológicas, nº 2, 121-140., 1998
Duarte, Alice ; Colecções e Antropologia: Uma Relação Variável Segundo as Estratégias de Objectivação do Saber. , Braga: Universidade do Minho. [Dissertação de Mestrado] , (1997).
Jones, Siân (2010). ; “Negotiating authentic objects and authentic selves. Behind the deconstruction of authenticity”. , Journal of Material Culture, 15 (2): 181-203.
Karp, Ivan and Lavine, Steven D. (eds.) (1991); Exhibiting Cultures: The Poetics and Politics of Museum Display , Washington: Smithsonian Institution Press. [069.5k28e]
Lumley, Robert (ed.) ; The Museum Time Machine: Putting Cultures on Display, London: Routledge. , 1988. ISBN: 978-0-415-00652-1
Macdonald, Sharon ; “Exhibitions of power and powers of exhibitions: An introduction to the politics of display”. In S. Macdonald (ed.), The Politics of Display: Museum, Science, Culture. , London: Routledge, 1-24. , (1998).
Macdonald, Sharon (ed.) ; A Companion to Museums Studies. , Oxford: Blackwell Publishing., (2006).
Martínez, Javier Gomez ; Dos Museologias: Las tradiciones Anglosajona Y Mediterránea: Diferencias Y Contactos, , Gijon: Ed. Trea, S, L., 2006. ISBN: 84-9704-224-7
McCracken, Grant; Culture and Consumption. New Approaches to the Symbolic Character of Consumer Goods and Activities. , Bloomington: Indiana University Press, 1988. ISBN: 0-253-31526-3
Pomian, Krzysztof ; “Musée et patrimoine”. In Jeudy, Henri Pierre (dir.), Patrimoines en Folie. Paris: , Paris: Maison dês Sciences de l’Homme, 177-198., 1990
Stocking, George W. (ed.) ; Objects and Others. , Madison Wisconsin: University of Wisconsin Press., 1985. ISBN: ISBN:0-299-10324-2
Tilley, C et al.(eds.), (2006).; The Handbook of Material Culture , London, Thousand Oaks, New Delhi. Sage Publications
Vergo, Peter (ed.) ; The New Museology. , London: Reaktion Books. , 1993. ISBN: ISBN:0-948462-03-5
Observações Bibliográficas
Artigos vários descrevendo e analisando montagens de exposições concretas: a fornecer aos estudantes.
Bbibliografia complementar indicada ao longo das sessões.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular está organizada de acordo com 2 tipos de aulas:
a) Aulas expositivas por parte do docente;
b) Aulas de debate centradas na discussão de temas previamente propostos pelo docente e como consolidação das matérias lecionadas.
Software
Microsoft Office
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais > Museologia
Ciências Sociais > Antropologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
55,00 |
Frequência das aulas |
26,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os alunos deverão garantir uma frequência de 75%. A frequência será verificada através de assinatura de folhas de presença, que poderão ser consultadas pelos alunos para sua gestão de faltas. Exceção para os casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
A realização do Relatório de Pesquisa tem um peso de 100% na classificação.
O Relatório de Pesquisa consistirá num exercício crítico sobre uma museografia concretizada.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Segundo normas em vigor na Flup.
Melhoria de classificação
Repetição em exclusivo do Relatório de Pesquisa (100%).
Observações
O horário de atendimento será oportunamente marcado.