Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MMUS018

Museus, Identidades e Representações

Código: MMUS018     Sigla: MIR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Museologia

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Mestrado em Museologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MMUS 20 MMUS - Plano de Estudos 1 - 3 26 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Identificar as ferramentas conceptuais para uma abordagem do museu enquanto instituição cultural; 
- Desenvolver uma reflexão crítica sobre o papel do museu na contemporaneidade: questões éticas e políticas envolvidas; 
- Reconhecer a centralidade da exposição no trabalho do museu; 
- Compreender o potencial contributo da metodologia etnográfica para a contextualização dinâmica dos acervos museológicos; 
- Sumariar informação sobre distintas abordagens da cultura material;
Sumariar informação relevante, conducente a uma ultrapassagem crítica das abordagens formalistas dos objetos;

Resultados de aprendizagem e competências

Ao concluir com sucesso a UC, o estudante deve ser capaz de:
- Dominar as problemáticas teóricas relativas à representação museológica;
- Desenvolvimento da cpacidade de reflexão e análise crítica; 
- Desenvolvimento da capacidade de expressão oral e escrita; 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Objetos e Museus
1.1 Para uma noção abrangente de “cultura”
1.2 A noção de “cultura material”
1.3 Os objetos etnográficos: de “curiosidades” a “ documentos científicos”
1.4 Coleções europeias e exóticas
1.5 Cultura material produzida em massa: McCracken (1988) e o caráter simbólico dos bens de consumo
1.6 O modelo etnográfico como meio de aceder ao intangível do material

2. Os Anos 80 e a Nova Museologia/Museologia Crítica
2.1 O contexto pós-colonial e o anacronismo do pré-industrial
2.2 O novo paradigma epistemológico: reflexos na reaproximação entre Museus e Antropologia
2.3 O Museu como produto histórico: consideração das respetivas implicações ideológicas e políticas

3. As Novas Práticas Museográficas
3.1 Museus, coletores e coleções como objetos de estudo
3.2 A vida social dos objetos
3.3 Narrativas expositivas e seus múltiplos suportes

Bibliografia Obrigatória

Anderson, G. (ed.) ; Reinventing the Museum: Historical and Contemporary Perspectives on the Paradigma Shift., . London: Altamira Press., 2004. ISBN: ISBN: 978-0759101708
Anico, Marta ; Museus e Pós-Modernidade: Discursos e Performances em Contextos Museológicos Locais. , Lisboa: ISCSP. , 2008. ISBN: 978-989-646-003-7
Bennett, Tony (1995).; The History of Museums: History, Theory, Politics. , London, New York: Routledge.
Candlin, Fiona (2015).; Micromuseology. An Analysisof Small Independent Museum., London and New York: Bloomsbory Academic.
Dartel, Daan van; "There's a story behind everything. Moving towards the intangible at the Tropenmuseum" , International Conference on Intangible Heritade. S. Lira, R. Amoêda, C. Pinheiro, J. Pinheiro & F. Oliveira (eds.), Sharing Cultures 2009. Barcelos: Green Lines Institute, 341-351, 2009. ISBN: 978-989-95671-1-5
Duarte, Alice ; “Museus portugueses de 1974 à actualidade. Da resolução de problemas funcionais à comunidade”. , Em Questão, vol. 18, nº 1, 15-30., (2012).
Duarte, Alice ; “Ecomuseum”: One of the may components of the New Museology”. , In Proceedings of the 1st International Conference on Ecomuseums, Community Museums and Living Communities. Seixal: Green Lines Institute, 85-94., (2012b).
Duarte, Alice ; “O museu como lugar de representação do Outro”. , Antropológicas, nº 2, 121-140., 1998
Duarte, Alice ; Colecções e Antropologia: Uma Relação Variável Segundo as Estratégias de Objectivação do Saber. , Braga: Universidade do Minho. [Dissertação de Mestrado] , (1997).
Jones, Siân (2010). ; “Negotiating authentic objects and authentic selves. Behind the deconstruction of authenticity”. , Journal of Material Culture, 15 (2): 181-203.
Karp, Ivan and Lavine, Steven D. (eds.) (1991); Exhibiting Cultures: The Poetics and Politics of Museum Display , Washington: Smithsonian Institution Press. [069.5k28e]
Lumley, Robert (ed.) ; The Museum Time Machine: Putting Cultures on Display, London: Routledge. , 1988. ISBN: 978-0-415-00652-1
Macdonald, Sharon ; “Exhibitions of power and powers of exhibitions: An introduction to the politics of display”. In S. Macdonald (ed.), The Politics of Display: Museum, Science, Culture. , London: Routledge, 1-24. , (1998).
Macdonald, Sharon (ed.) ; A Companion to Museums Studies. , Oxford: Blackwell Publishing., (2006).
Martínez, Javier Gomez ; Dos Museologias: Las tradiciones Anglosajona Y Mediterránea: Diferencias Y Contactos, , Gijon: Ed. Trea, S, L., 2006. ISBN: 84-9704-224-7
McCracken, Grant; Culture and Consumption. New Approaches to the Symbolic Character of Consumer Goods and Activities. , Bloomington: Indiana University Press, 1988. ISBN: 0-253-31526-3
Pomian, Krzysztof ; “Musée et patrimoine”. In Jeudy, Henri Pierre (dir.), Patrimoines en Folie. Paris: , Paris: Maison dês Sciences de l’Homme, 177-198., 1990
Stocking, George W. (ed.) ; Objects and Others. , Madison Wisconsin: University of Wisconsin Press., 1985. ISBN: ISBN:0-299-10324-2
Tilley, C et al.(eds.), (2006).; The Handbook of Material Culture , London, Thousand Oaks, New Delhi. Sage Publications
Vergo, Peter (ed.) ; The New Museology. , London: Reaktion Books. , 1993. ISBN: ISBN:0-948462-03-5

Observações Bibliográficas

Artigos vários descrevendo e analisando montagens de exposições concretas: a fornecer aos estudantes.
Bbibliografia complementar indicada ao longo das sessões.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular está organizada de acordo com 2 tipos de aulas:
a) Aulas expositivas por parte do docente;
b) Aulas de debate centradas na discussão de temas previamente propostos pelo docente e como consolidação das matérias lecionadas.

Software

Microsoft Office

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais > Museologia
Ciências Sociais > Antropologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 55,00
Frequência das aulas 26,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão garantir uma frequência de 75%. A frequência será verificada através de assinatura de folhas de presença, que poderão ser consultadas pelos alunos para sua gestão de faltas. Exceção para os casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A realização do Relatório de Pesquisa tem um peso de 100% na classificação.
O Relatório de Pesquisa consistirá num exercício crítico sobre uma museografia concretizada.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo normas em vigor na Flup.

Melhoria de classificação

Repetição em exclusivo do Relatório de Pesquisa (100%).

Observações

O horário de atendimento será oportunamente marcado.
Recomendar Página Voltar ao Topo