Estudos e Gestão de Colecções
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Museologia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MMUS |
23 |
MMUS - Plano de Estudos |
1 |
- |
9 |
85 |
243 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo geral desta UC relaciona-se com a compreensão da natureza complexa das coleções museológicas; do seu impacto e significado nas interpretações em museus. Pretende, para além disso, apresentar e explorar ferramentas para a investigação, inventário e documentação de coleções em museus. A UC explora, ainda, o conceito de gestão de coleções e o leque de abordagens disponíveis e atividadesrelacionadas, bem como as tendências atuais e fatores externos que influenciam os diferentes modelos
Resultados de aprendizagem e competências
Assim, os estudantes serão capazes de: investigar, inventariar e documentar coleções em museus utilizando as ferramentas necessárias para tal; desenvolver uma visão crítica e construtiva acerca do conceito quer de coleções quer de gestão de coleções; explorar as tendências globais e sociais que afetam políticas e práticas museológicas; desenvolver e implementar instrumentos críticos e conhecimentos essenciais não só para avaliar; desenvolver políticas e procedimentos nesta área, mas também para desenvolver projetos de investigação, políticas e planos estratégicos de gestão de coleções, estabelecendo prioridades testando-os, validando-os e implementando-os.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
I — As coleções museológicas
1. Natureza e interpretação das coleções
2. Modelos de estudo
II – A gestão das coleções museológicas
1. Planos e manuais de gestão de coleções
1.1. Políticas e procedimentos de aquisição e alienação de coleções
1.2. Políticas e procedimentos de documentação de coleções
1.3. Política de gestão de coleções
1.3.1. Definição, âmbito e exemplos de construção participativa;
1.3.2. Elementos da política de gestão de coleções
1.4. Estratégia de gestão das coleções
1.5. Âmbito e definição
1.6. Integração com a política de gestão de coleções e missão do museu;
1.7. Elementos a integrar na estratégia;
1.8. Exemplos de estratégias;
1.9. Plano de documentação e gestão de coleções
1.10. Âmbito e definição
1.11. Elementos do plano de documentação e gestão
1.12. Construção de plano de documentação e gestão de coleções.
1.13. Normas e prática.
2. Organização de reservas em museus: questões de documentação e planeamento
Bibliografia Obrigatória
CONN, S. ; Do Museums Still Need Objects? , Univ. of Pennsylvania Press, 2010
TILLEY, C. et al. (eds); The Handbook of Material Culture, Thousand Oaks, 2006
Macdonald, Sharon 340;
A^companion to museum studies. ISBN: 1-4051-0839-8
Pearce, Susan M;
On collecting. ISBN: 0-415-07560-2
Pearce, Susan M;
Museums, objects and collections. ISBN: 0-7185-1320-0
Semedo, Alice;
Práticas (i)materiais em Museus
SPALDING, J. ; The Poetic Museum: Reviving Historic Collections, Munich: Prestel , 2002
TILLEY, C; KEANE, W; KUCHLER; S, ROWLANDS M; SPYER, P (eds.) ; The Handbook of Material Culture., Londres, Thousand Oaks, New Delhi: Sage Pub, , 2006
DUDLEY, S (Ed) ; The Thing About Museums, Routledge Ashgate, 2012
Observações Bibliográficas
Indicações de acordo com as temáticas específicas / Bibliographic references according to the specific topics.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Unidade Curricular apresenta uma abordagem crítica sobre os estudos e gestão de coleções em museus. As sessões são de diferente natureza sendo, algumas, teórico-práticas com exposição e discussão de questões, recorrendo não só a material audiovisual mas também a diferentes leituras críticas de diferentes textos solicitadas aos alunos (individualmente e em grupo), recorrendo a técnicas de escrita criativa, à exploração de objetos e, enfim, outras sessões, de carácter mais prático em que se exploram e vivenciam os recursos museológicos recorrendo, sempre que possível, ao campo e aos seus interlocutores.
Software
Microsoft Office
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas culturais > Museologia
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho de campo |
40,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
85,00 |
Trabalho de campo |
38,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Aplicam-se os Regulamentos da UP
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é distribuída e para além da (a) qualidade da participação durante as diferentes sessões (20%), tem em conta (b) a apresentação escrita de um portefólio / relatório sobre o estudo de uma coleção que inclui o trabalho desenvolvido no campo e um ensaio final (10 000 palavras+bibliografia+abstract+palavras-chave+ficha de inventário de objeto) (40%+40%). O Plano de trabalho carece de aprovação pela regente da UC e de frequência de 2 sessões de orientação.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplicam-se os Regulamentos da UP
Melhoria de classificação
Aplicam-se os Regulamentos da UP