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Conservação Preventiva

Código: ARQU029     Sigla: CPRE

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 17 ARQU - Plano de Estudos 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Promover a reflexão e a prática, integradas e interdisciplinares, de previsão, análise e gestão de riscos para o património arqueológico, com vista à sua preservação. 

Equipar os estudantes com ferramentas metodológicas de trabalho que lhes permitam pesquisar sobre o tema, definir e implementar planos de ação e sustentar decisões.

Resultados de aprendizagem e competências

No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

1. Definir corretamente conceitos relacionados com a intervenção no património e enunciar os seus objetivos e vias de atuação específicas, sublinhando a importância da via da prevenção do dano e da perda;

2. Descrever e explicar os processos de alteração dos materiais de suporte ao património arqueológico, identificando os agentes responsáveis, em função das suas especificidades;

3. Interpretar evidências de alteração e investigar a sua origem;

4. Organizar e implementar um plano de ação de caráter preventivo, bem como estimar os seus resultados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Introdução
1.1. Património e conservação
1.1.1. Conceitos: Génese e evolução
1.1.2. Ferramentas de gestão e preservação. O direito (inter)nacional

2. Materiais e contextos arqueológicos
2.1. Vulnerabilidades/resistências
2.2. Alteração. Agentes, mecanismos de interação e evidências

3. Âmbito e metodologias de intervenção
3.1. In situ 
3.1.1. Metodologias de levantamento e recolha
3.1.2. Acondicionamento e transporte
3.2. Em laboratório
3.2.1. Manuseamento
3.2.2. Limpeza
3.2.3. Estabilização/Fixação
3.2.4. Marcação
3.2.5. Proteção
3.3. Em reserva e exposição
3.3.1. Acondicionamento
3.3.2. Gestão ambiental

Bibliografia Obrigatória

PEARSON, C.; The Conservation Of Marine Archaeological Objects, Butterworths, 1987. ISBN: 0-408-10668-9
WATKINSON, D.; First Aid for Finds, Rescue/UKIC, 1987. ISBN: 0903789132
LANG, J. & MIDDLETON, A.; Radiography of Cultural Material, Butterworth-Heinemann, 1997. ISBN: 0-7506-2621-6
ODEGAARD, N.; Material Characterization Tests for Objects of Art and Archaeology, Archetype, 2005. ISBN: 1-904982-09-3
CRONYN, J. M.; The Elements of Archaeological Conservation, Routledge, 1992. ISBN: 0-415-01207-4
RODGERS, B.A.; The Archaeologist’s Manual for Conservation: A Guide to Non-Toxic, Minimal Intervention Artifact Stablization, Kluwer Academic/Plenum Publishers, 2004. ISBN: 0-306-48466-8
STOLOW, N.; Conservation and Exhibitions, Butterworths, 1987. ISBN: 0-408-01434-2
THOMSON, G.; The Museum Environment, Butterworth-Heinemann, 1994. ISBN: 0-7506-2041-2
Pye, E.; Caring for the Past. Issues in Conservation for Archaeology and Museums, James and James, 2001. ISBN: 1-902916-10-7
MUSEUMS & GALLERIES COMMISSION ; Standards in the Museum Care of Archaeological Collections, MGC, 1992. ISBN: 0-948630-15-9
PEARSON, C.; Rock Art and Posterity: Conserving, Managing and Recording Rock Art, Australian Rock Art Research Publication, 1991. ISBN: 0-646-03751-x

Observações Bibliográficas

Durante o semestre, serão facultadas referências específicas relativas aos diferentes tópicos do programa e ao desenvolvimento da investigação temática.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, práticas laboratoriais e orientações tutoriais. Recurso a estratégias de ensino/aprendizagem ativas, como a atividades de campo, simulação/experimentação laboratorial e a apresentação/discussão/formação com base em cenários imaginados, em problemas do mundo real e em estudo de casos. Desenvolvimento de trabalhos de caráter individual e de grupo.

Software

Microsoft Office

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes > Conservação de obras de arte
Humanidades > História > Arqueologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Teste 15,00
Trabalho de campo 12,50
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 12,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 18,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão garantir uma frequência de 75%, exceto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação:

- Teste escrito, individual (15%); 

- Relatórios de trabalho de campo e laboratorial, de grupo (somatório 25%); 

- Investigação temática e elaboração de trabalho escrito, de grupo (30%);

- Apresentação oral e discussão da temática desenvolvida em grupo (30%).

Provas e trabalhos especiais

Os alunos dispensados da frequência e que não a tenham obtido deverão: 

- Proceder, autonomamente, a atividades que explorem o programa da unidade curricular, após aprovação da docente, e elaborar respetivo relatório;

- Elaborar trabalho de investigação temática, que a docente acompanhará através dos canais de comunicação existentes;

- Preparar e apresentar uma aula durante a época de exames, em local e dia a acordar.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento da FLUP.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação poderá ser feita relativamente às seguintes componentes escritas:

- Relatórios de trabalho de campo e laboratorial, de grupo (somatório 25%); 

- Investigação temática e elaboração de trabalho escrito, de grupo (30%).

Observações

Todas as situações omissas serão consideradas e resolvidas pela docente, em respeito pelo regulamento da FLUP.

Perante o contexto de pandemia, foram introduzidas alterações à dinâmica de aulas e à avaliação, passando a ser considerados e ponderados os seguintes elementos de avaliação:

- Individual - Teste no Moodle (30%);
- De grupo - Investigação temática_Apresentação oral (35%) + Documento escrito (35%).

A melhoria da classificação poderá ser feita unicamente à componente escrita de avaliação de grupo: Documento escrito (35%).
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