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Laboratório Aberto de Experimentação Interdisciplinar

Código: LAEI1     Sigla: LAEI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Humanidades

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 25-05-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Laboratório Aberto de Experimentação Interdisciplinar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
INOVPED 9 Plano Oficial do ano letivo 2018 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A LAEI é uma Unidade Curricular "InovPed", proposta por docentes da Faculdade de Letras, da Faculdade de Engenharia e colaboradores da U.Porto.

Procura desenvolver competências básicas e valor acrescentado na criação de experiências digitais. Através de exposição teórica e de um exercício de experimentação no domínio da produção de conteúdos digitais ou tecnologias para conteúdos digitais inovadores, da criatividade e de gestão de projetos o estudante vai conseguir partilhar e concretizar os conceitos e conteúdos apreendidos também da sua área científica de origem.

Destinatários

Todos os estudantes inscritos na U.Porto e formandos externos provenientes de licenciaturas, de mestrados, de doutoramentos, de outras pós-graduações e ações de formação contínua.

Esta UC será interessante para os estudantes mais avançados dos referidos cursos e capazes de trabalho transversal colaborativo (a partir do 3º ano de um 1º ciclo ou mestrado integrado) envolvendo, entre outras, as seguintes áreas:

  • Cultural/Artística: estudantes de História, Cultura Visual, Gestão do Património, Museologia, Artes, Design, Arquitetura, Indústrias Criativas e cursos de áreas similares ou afins.
  • Comunicação/Informação: estudantes de Ciências da Comunicação, Ciência da Informação e cursos de áreas similares ou afins.
  • Tecnológica: estudantes de Multimédia e Média Digitais, Informática e Computação, Eletrotecnia e Computadores, Ciência de Computadores e cursos de áreas similares ou afins.

Local: Universidade Digital – Inovação Pedagógica - Praça Coronel Pacheco, 15 - Porto

Horário2ª feira das 16:00 às 20:00

Período de lecionação: 2º semestre

Objetivos:

Pretende-se o desenvolvimento das seguintes atitudes profissionais / investigativas, competências e capacidades:

  1. autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área da produção de conteúdos, mediação tecnológica e comunicação da ciência/património;
  2. capacidade de estruturar e produzir conteúdos com eficácia comunicacional e adequados ao(s) público(s)-alvo;
  3. capacidade de conceber, projetar e implementar produtos, serviços e processos inovadores, com base em tecnologias emergentes.
  4. capacidade de gerir projetos colaborativos de base interdisciplinar e de trabalho em equipa.
  5. capacidade de se integrar em equipas multidisciplinares e atentar na linguagem e práticas específicas, no desenvolvimento de uma linguagem comum.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes:

  • saibam planear, implementar e validar uma parte de uma experiência digital inovadora;
  • saibam identificar a sua contribuição disciplinar dentro de um projeto de elevadas dimensões na área da produção de experiências digitais por exemplo na área cultural;
  • adquiram competências básicas no domínio criação de ferramentas e/ou produção de experiências digitais inovadoras;
  • identifiquem o valor acrescentado na criação de uma experiência digital inovadora.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nada a indicar.

Programa

 1 - Património Cultural e Científico

  • O património: natural, documental, iconográfico, edificado, arqueológico, rural, marítimo, industrial, científico
  • Identificação, inventariação, divulgação, preservação e fruição
  • Identidade, criação de memória e mediação
  • Gestão Cultural e Patrimonial

 2 - Construção de narrativas e interação

  • Criação em suportes digitais
  • Processo de comunicação
  • Processo básico de conceção/produção
  • Argumento e formas de escrita para multimédia
  • Guião documental ou literário, storyboard, guião técnico
  • Organização e otimização de conteúdos

 3 - Comunicação da Cultura e da Ciência e Novos Media

  • Património Cultural e storytelling (heritagetelling)
    • Cultura visual e fontes: identificação, análise, interpretação e crítica
    • Objeto, imagem e imagem em movimento: construção de narrativas sincrónicas e de narrativas diacrónicas na cultura visual
    • Modelos: potencialidades e limites na comunicação do património cultural e da cultura visual
  • Ciência e património científico: Ciência Aberta e sciencetelling

 4 - Tecnologias para a produção de conteúdos digitais

  • Tecnologias da Internet
  • Acessibilidade, usabilidade e design
  • Produção de Conteúdos Multimédia e Aplicações Web

 5 - Criatividade, Inovação e Empreendedorismo

  • Desenvolvimento do projeto

Bibliografia Obrigatória

Cameron, Fiona 340; Theorizing digital cultural heritage. ISBN: 978-0-262-51411-8
Silva, Armando Barreiros Malheiro da; Paradigmas serviços e mediações em ciência da informação. ISBN: 978-8560323-33-3

Observações Bibliográficas

A bibliografia específica e de suporte à realização dos trabalhos práticos será disponibilizada online através da área de Documentos da ficha da Unidade Curricular.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas - U.OpenLab - com o foco:
- na componente prática de resolução de problema / necessidade real e experimentação, em torno de um produto, serviço ou projeto;
- no trabalho em equipa e processo de gestão de projeto.

Este exercício de experimentação atravessa todo o período de aulas e visa  a partilha e concretização dos conceitos e conteúdos apreendidos na UC e na área científica de origem dos estudantes.


 

Palavras Chave

Humanidades > História
Ciências Tecnológicas > Tecnologia
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Humanidades > Artes
Humanidades > Ciência da Informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho laboratorial 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação de frequência: 

- Trabalho prático / projeto (TP) com relatório escrito (TP1) e apresentação oral (TP2) - 60%

- Assiduidade (A) - 40%

AF=60%TP (70%TP1 + 30%TP2) + 40%A

Provas e trabalhos especiais

Nada a indicar.

Trabalho de estágio/projeto

De acordo com as normas em vigor.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

A avaliação envolve, necessariamente, a realização de todas as componentes especificadas, nomeadamente relatório e apresentação oral em contexto de aula.
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