Filosofia da Música
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Formação de professores de áreas disciplinares específicas |
Ocorrência: 2019/2020 - SP (de 12-10-2019 a 14-12-2019)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EC_FM |
0 |
Plano Oficial em Vigor |
1 |
- |
4 |
30 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O curso tem como principais objetivos familiarizar os formandos com os debates em Filosofia da Música, com especial enfoque sobre quatro tópicos de discussão centrais, alargando a sua compreensão dos problemas que aí se levantam, além de promover o contacto com uma pequena parte indispensável da bibliografia na Filosofia da Música recente.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Saber caracterizar a Filosofia da Música enquanto subdomínio da Estética e da Filosofia.
2. Dominar os conceitos centrais que estruturam os debates em Filosofia da Música.
3. Identificar os principais problemas e teorias em discussão na área.
4. Identificar os autores centrais para cada um dos tópicos sob discussão.
5. Analisar criticamente os argumentos apresentados por cada autor em confronto nos tópicos estudados.
6. Discutir objeções levantadas a cada proposta por outros filósofos.
7. Procurar imaginar soluções alternativas às apresentadas e defendê-las.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Ser Professor ou estudante de filosofia, música, ou artes ou ser titular de um curso do ensino secundário.
Programa
1. O que é a Filosofia da Música?
2. Problema da definição do conceito de música.
3. Problema da ontologia das obras musicais.
4. Problema da conexão entre música e emoções.
5. Problema da compreensão musical.
Bibliografia Obrigatória
Guerreiro, Vítor; Filosofia da Música, uma antologia, Lisboa, Dinalivro, 2014
Kania, Andrew; The Philosophy of Music, Stanford Encyclopedia of Philosophy
Kivy, Peter; Introduction to a Philosophy of Music, Oxford, Oxford University Press, 2004
Kivy, Peter; Filosofia da Música (trad. Vítor Guerreiro)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia do curso consiste em sessões presenciais teórico-práticas de leitura, análise e discussão de textos, acompanhadas por apresentações de diapositivos com a sistematização de teorias e argumentos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
30,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação - 30%
Assiduidade – 10%
Trabalho final – 60%