Código: | DSOC003 | Sigla: | SACE1 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | 3º ciclo em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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DSOC | 12 | DSOC - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | - |
Docente | Responsabilidade |
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João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes | Regente |
Teórica: | 1,00 |
Teorico-Prática: | 2,00 |
Orientação Tutorial: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,00 |
João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes | 1,00 | ||
Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,00 |
Carlos Manuel da Silva Gonçalves | 1,00 | ||
Paula Maria Guerra Tavares | 1,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 1,00 |
João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes | 0,50 | ||
Paula Maria Guerra Tavares | 0,50 |
Como objetivos fundamentais, salientam-se: refletir e debater as dinâmicas do capitalismo “tardio” e o cariz plurifacetado da modernidade; analisar a novel globalização salientando a intensificação do risco e da incerteza; compreender as políticas sociais num quadro de monitorização reflexiva da ação social; apreender lógicas de recomposição social no mundo, na Europa e em Portugal.
A nível de competências sobressaem o desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica fundamentada sobre as sociedades contemporâneas acionando os quadros conceptuais da sociologia; o desenvolvimento de hábitos de debate epistemológico e teórico sobre questões sociais concretas, a partir de um estudo aprofundado e autónomo; a exercitação de hábitos individuais e coletivos de pesquisa.
1. Pensando as transições: do século XX ao século XXI.
2. Modernidade(s), capitalismo tardio e sociedades de risco.
3.Reconfigurações sociais pluriescalares: globais, europeias e nacionais.
4. Reconfigurações culturais, simbólicas e identitárias.
A unidade curricular funciona em regime de seminário, com forte contribuição do trabalho autónomo dos alunos no debate organizado pelo docente, quer através de proposta de temas para discussão, quer pela apresentação de textos, quer ainda pela discussão de indicadores e estudos qualitativos. Desta forma, seguindo um guião flexível, os docentes procuram incutir hábitos de prática científica de alta intensidade, tendo em vista o percurso posterior dos estudantes. O regime de seminário, com a elaboração de ensaios críticos enquanto elemento de avaliação, contribui para um ambiente de discussão científica aberta, aprofundada e propiciadora de elevados e sistemáticos hábitos de pesquisa e de reflexão conjunta. Possibilita, ainda, um ritmo de aprendizagem flexível, com íntima ligação aos percursos e planos de investigação de cada estudante.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Trabalho escrito | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 46,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de investigação | 60,00 |
Total: | 162,00 |
Os elementos de avaliação consistem em uma apresentação oral (25%) e um relatório individual temático, de cruzamento crítico de autores (75%). Estes momentos devem permitir a sistematização reflexiva dos conteúdos.
- relatório individual temático - 75% da nota final
- apresentação oral - 25% da nota final
Não aplicável
Não aplicável
O recurso e a melhoria de classificação aplicam-se apenas à componente de relatório individual temático.
A disciplina é leccionada em português