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História da Cultura Espanhola

Código: LLC051     Sigla: HCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais - Hispânicos

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 8 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 52 162
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 3 - 6 52 162
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 2 - 6 52 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-09-23.

Campos alterados: Objetivos, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Tipo de avaliação, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Espanhol

Objetivos

O principal objetivo desta unidade curricular é oferecer aos estudantes uma visão panorâmica e de conjunto da história, da cultura e da civilização espanholas, favorecendo a sua aproximação aos diferentes aspetos geográficos, históricos, linguísticos, culturais e artísticos que desde a Idade Média até hoje modelaram a imagem de Espanha como pais.

O programa começa com uma breve revisão da história de Espanha que visa proporcionar aos estudantes um enquadramento geral de referência que lhes facilite a compreensão dos diversos conteúdos civilizacionais que serão lecionados ao longo do semestre, entendendo por «civilização» quer o modo de vida e a sociedade (economia, política, religião, nacionalidades históricas, diversidade linguística), quer as diversas formas de expressão artística (pintura, arquitetura, escultura, filosofia, literatura, música e cinema).

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:

- Reconhecer os principais acontecimentos e artífices da história de Espanha desde Idade Média até ao século XX.

- Compreender a complexidade dos processos históricos que resultaram na conformação de Espanha como um país plurinacional e plurilinguístico, rejeitando explicações simplificadoras e deterministas.

- Interrelacionar episódios históricos relevantes com manifestações artístico-culturais de referência.

- Identificar as várias fases da história da língua espanhola e os principais fenómenos linguísticos que as caracterizam.

- Estabelecer relações fundamentais entre a evolução das estruturas socioeconómicas, a vida política e as mentalidades em cada uma das etapas da história de Espanha abordadas na UC.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Como os conteúdos serão lecionados em língua espanhola, é conveniente que os estudantes possuam pelo menos um nível B1 de competência linguística em espanhol.

Programa

- Espanha, amálgama de culturas e povos: história de Espanha desde a Idade Média até ao século XX. Civilizações e coexistência religiosa.

- As três religiões e as três culturas que marcaram a vida na Espanha embrionária: a judia, a árabe a e cristã.

- Regiões, nacionalidades, tradições, símbolos e identidades de Espanha ao longo dos séculos.

- História da língua espanhola: origem e evolução. Primeiras manifestações escritas.

- História do plurilinguismo peninsular. O galego, o catalão e o euskera: origem e evolução.

- Espanha através da arte: manifestações culturais, modernização, formas de expressão, consciência de classe e crise moral através da pintura, a escultura, a arquitetura, a filosofia, a música e o cinema.     

Bibliografia Obrigatória

García de Cortázar, Fernando; Breve historia de la cultura en España, Planeta, 2010. ISBN: 978-84-08-09032-8
García de Cortázar, Fernando; Historia de España desde el Arte, Planeta, 2007. ISBN: 978-84-08-07458-8
Quesada Marco, Sebastián; Historia del pensamiento español, Edelsa, 2016. ISBN: 978-84-9081-804-6
Eslava Galán, Juan; Historia de España contada para escépticos, Planeta, 2005. ISBN: 978-84-08-04475-3
Lapesa, Rafael; Historia de la lengua española, Gredos, 1981. ISBN: 978-84-249-0072-3
Entwistle, William James; Las lenguas de España: castellano, catalán, vasco y gallego-portugués, Istmo, 1995. ISBN: 978-84-709-0018-1

Bibliografia Complementar

García de Cortázar, Fernando; Historia de España: de Atapuerca al Estatut, Booket, 2007. ISBN: 978-84-08-07197-6
Vidal, César; Vidal, Lara; Camino hacia la cultura española, Planeta, 2011. ISBN: 978-84-08-10201-4
Etxebarría Arostegui, Maitena; La diversidad de las lenguas en España, Espasa Fórum, 2002. ISBN: 978-84-670-0313-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas com recurso a apresentações de Powerpoint, Prezi ou similares, exercícios variados de compreensão, assimilação e ampliação de conhecimentos; uso de ferramentas tecnológicas; leitura de fragmentos textuais; comentários de texto breves; visualização de produtos culturais (documentários, filmes, notícias, etc.) em formato audiovisual; aulas de orientação tutorial; disponibilização dos temas teóricos aos estudantes através da plataforma Sigarra.

Software

www.rtve.es

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 35,00
Teste 30,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 73,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 35,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A assistência às aulas não é obrigatória nesta UC. No entanto, a realização, quer do trabalho individual, quer do teste escrito é obrigatória para obter aprovação à UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho escrito e apresentação do mesmo na aula: 70%

Teste escrito: 30%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento de avaliação em vigor

Melhoria de classificação

Só será possível realizar melhoria de classificação no teste escrito.

Observações

Nos primeiros dias disponibilizar-se-á um documento com orientações mais concretas sobre o funcionamento da UC e a sua avaliação.

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