Código: | LLC051 | Sigla: | HCE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Culturais - Hispânicos |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LLC | 8 | LLC - Plano Monodisciplinar | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
3 | |||||||
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 3 | - | 6 | 52 | 162 | ||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
O principal objetivo desta unidade curricular é oferecer aos estudantes uma visão panorâmica e de conjunto da história, da cultura e da civilização espanholas, favorecendo a sua aproximação aos diferentes aspetos geográficos, históricos, linguísticos, culturais e artísticos que desde a Idade Média até hoje modelaram a imagem de Espanha como pais.
O programa começa com uma breve revisão da história de Espanha que visa proporcionar aos estudantes um enquadramento geral de referência que lhes facilite a compreensão dos diversos conteúdos civilizacionais que serão lecionados ao longo do semestre, entendendo por «civilização» quer o modo de vida e a sociedade (economia, política, religião, nacionalidades históricas, diversidade linguística), quer as diversas formas de expressão artística (pintura, arquitetura, escultura, filosofia, literatura, música e cinema).
No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:
- Reconhecer os principais acontecimentos e artífices da história de Espanha desde Idade Média até ao século XX.
- Compreender a complexidade dos processos históricos que resultaram na conformação de Espanha como um país plurinacional e plurilinguístico, rejeitando explicações simplificadoras e deterministas.
- Interrelacionar episódios históricos relevantes com manifestações artístico-culturais de referência.
- Identificar as várias fases da história da língua espanhola e os principais fenómenos linguísticos que as caracterizam.
- Estabelecer relações fundamentais entre a evolução das estruturas socioeconómicas, a vida política e as mentalidades em cada uma das etapas da história de Espanha abordadas na UC.
Como os conteúdos serão lecionados em língua espanhola, é conveniente que os estudantes possuam pelo menos um nível B1 de competência linguística em espanhol.
- Espanha, amálgama de culturas e povos: história de Espanha desde a Idade Média até ao século XX. Civilizações e coexistência religiosa.
- As três religiões e as três culturas que marcaram a vida na Espanha embrionária: a judia, a árabe a e cristã.
- Regiões, nacionalidades, tradições, símbolos e identidades de Espanha ao longo dos séculos.
- História da língua espanhola: origem e evolução. Primeiras manifestações escritas.
- História do plurilinguismo peninsular. O galego, o catalão e o euskera: origem e evolução.
- Espanha através da arte: manifestações culturais, modernização, formas de expressão, consciência de classe e crise moral através da pintura, a escultura, a arquitetura, a filosofia, a música e o cinema.
Aulas teórico-práticas com recurso a apresentações de Powerpoint, Prezi ou similares, exercícios variados de compreensão, assimilação e ampliação de conhecimentos; uso de ferramentas tecnológicas; leitura de fragmentos textuais; comentários de texto breves; visualização de produtos culturais (documentários, filmes, notícias, etc.) em formato audiovisual; aulas de orientação tutorial; disponibilização dos temas teóricos aos estudantes através da plataforma Sigarra.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 35,00 |
Teste | 30,00 |
Trabalho escrito | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 73,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 35,00 |
Total: | 162,00 |
A assistência às aulas não é obrigatória nesta UC. No entanto, a realização, quer do trabalho individual, quer do teste escrito é obrigatória para obter aprovação à UC.
Trabalho escrito e apresentação do mesmo na aula: 70%
Teste escrito: 30%
De acordo com o regulamento de avaliação em vigor
Nos primeiros dias disponibilizar-se-á um documento com orientações mais concretas sobre o funcionamento da UC e a sua avaliação.