Espanhol C1.1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Espanhol |
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Espanhol
Objetivos
Os alunos que acedem a este nível já possuem um repertório linguístico amplo, é por isso que o fim que se persegue é afiançar os conhecimentos da língua e da cultura hispânica atendendo à sua diversidade e aprofundando sobre temas da atualidade social e cultural.
As competências que os estudantes deverão adquirir são:
- Na área da receção: Compreender sem dificuldade discursos extensos.
- Na área da produção: Comunicar de maneira fluente, podendo superar com facilidade eventuais dúvidas. Assim como, poder escrever corretamente sobre temas complexos.
- Na área da interação: Relacionar em conversas complexas as próprias intervenções com as de outros interlocutores.
- Na área da coerência: Produzir um discurso claro e bem estruturado, utilizando apropriadamente estruturas organizativas, conetores e mecanismos de coesão.
Em resumo, tudo isto permitirá superar os objetivos recomendados pelo Quadro europeu comum de referência para as línguas para o Nivel C1 (Utilizador proficiente).
Resultados de aprendizagem e competências
Os objetivos da disciplina estão formulados em função das competências comunicativas que deverá alcançar e aperfeiçoar o estudante neste nível. É por isso que cada uma das atividades linguísticas (receção oral e escrita, produção oral e escrita, interação oral e escrita) se trabalharão na aula relacionadas com as duas áreas nas que se dividem os conteúdos:
1. Géneros discursivos e produtos textuais e
2. Táticas e estratégias pragmáticas.
Assim, na aula, realizar-se-ão atividades que recriem situações comunicativas baseadas na análise (do formato externo e do contexto em que são produzidas) e a simulação de distintos géneros de transmissão oral e escrita, posto que cada género discursivo responde à necessidade de conseguir de forma satisfatória uma intenção comunicativa determinada. Tudo isto a partir de uma variada seleção de textos extraídos de diferentes domínios, sobretudo, o domínio educativo e o domínio profissional.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conocimientos previos: Nivel B2 (Avanzado) determinado por el MCER.
Programa
1. Géneros discursivos y productos textuales.
- Géneros de trasmisión oral:
- Anuncios publicitarios;
- Conversaciones (formales e informales) I; Documentales especializados televisados I;
- Entrevistas periodísticas;
- Noticias I;
- Discursos y conferencias sobre temas divulgativos I;
- Presentaciones públicas sobre temas de la propia especialidad.
- Géneros de trasmisión escrita:
- Artículos de opinión especializados I;
- Cuestionarios;
- Diccionarios;
- Informes extensos de carácter profesional;
- Novelas;
- Reseñas de periódicos y revistas;
- Trabajos escolares y académicos I.
- Macrofunciones: Descriptiva; Narrativa; Expositiva; Argumentativa.
2. Tácticas y estrategias pragmáticas.
- Construcción e interpretación del discurso:
- Mantenimiento del referente y del hilo discursivo;
- Marcadores del discurso (conectores, estructuradores de la información y reformuladores);
- Significados interpretados (metáforas e indicadores de ironía).
- Modalización: Atenuación.
- Conducta interaccional: Cortesía verbal atenuadora.
Bibliografia Obrigatória
VV.AA; El Ventilador. Curso de perfeccionamiento de español. Nivel C1. Libro del alumno, Barcelona: Editorial Difusión, 2006. ISBN: 9788484432265
CORTÁZAR, Julio; Final del juego, Punto de lectura, 2003. ISBN: 9788466311809
Bibliografia Complementar
GÓMEZ TORREGO, Leonardo; Gramática didáctica del español, Madrid, SM, 2000. ISBN: 84-348-5440-6
MATTE BON, Francisco; Gramática del español. De la lengua a la idea, T. I-II, Madrid, Edelsa, 2002. ISBN: 9788477111054
MORENO, Concha; Temas de gramática. Avanzado, Madrid, SGEL, 2008. ISBN: 9788497784290
NUNES DA SILVA, Paulo; Tipologias textuais. Como classsificar textos e sequências, Coimbra, Edições Almedina, 2012. ISBN: 9789724048789
Observações Bibliográficas
Diccionario de la Real Academia Española (RAE): http://www.rae.es/Diccionario Clave: http://clave.librosvivos.net Diccionario bilingüe español-portugués: http://www.portoeditora.pt/alp/dol/dicionarios-online Diccionario de partículas discursivas del español: http://www.dpde.es/ Fonética. Los sonidos del español: http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/spanish/frameset.html FUNDÉU. Fundación del español urgente: http://www.fundeu.es/ Centro Virtual Cervantes: http://cvc.cervantes.es/ Rayuela: Ejercicios lúdicos de español en la página del Instituto Cervantes: http://cvc.cervantes.es/aula/pasatiempos/pasatiempos1 Periódicos españoles: El País: http://www.elpais.com El ABC: http://www.abc.es El Mundo: http://www.elmundo.es La Vanguardia: http://www.lavanguardia.es Periódicos de América Latina: GDA (Grupo de Diarios de América): http://www.gda.com/index.php Diario mexicano: www.reforma.com Periódico argentino: http://www.clarin.com/ Cultura, cine y literatura: http://www.clubcultura.com/clubliteratura Literatura y escritores hispanoamericanos: http://sololiteratura.com/php/index.php
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas; aulas práticas; sessões tutoriais.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias > Línguas românicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Prova oral |
20,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Elaboração de trabalhos: orais, escritos ou de investigação - 50% Teste escrito e oral - 50%
Provas e trabalhos especiais
Será obligatorio asistir a las pruebas orales y entregar las composiciones escritas indicadas en el fichero “Evaluación de la asignatura” que se encuentra en la sección de Documentos. A su vez, debe realizarse la lectura del libro Final de juego de Julio Cortázar, indicado en la bibliografía.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Observações
Es importante que los alumnos matriculados en esta asignatura lean con detenimiento el fichero denominado “Evaluación de la asignatura” que se encuentra en la sección de documentos, carpeta “Evaluación de la asignatura”. En este fichero se realiza una detallada descripción de las pruebas y trabajos que hay que realizar, y se informa de la puntuación de cada componente.