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Literatura de Expressão Alemã I

Código: LLC076     Sigla: LEA1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura Alemã

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 22 LLC - Plano Monodisciplinar 1 - 6 52 162
2
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A opção por um programa de cariz simultaneamente temático e antológico e o enfoque no período que vai do final do século XVIII ao século XX permitem tratar de uma forma articulada textos dos diferentes modos e de diferentes géneros e subgéneros de alguns dos mais canónicos autores da literatura de expressão alemã. Garante-se, assim, de uma forma económica, a apreensão do pensamento filosófico-crítico, sociocultural e estético-literário de alguns dos períodos mais férteis desta literatura. O tema escolhido para o programa (a relação pai/mãe - filho/a), familiar aos estudantes e tradicionalmente apelativo para eles, permite articular a esfera do íntimo e do particular com a dimensão social e política. A escolha de obras de diferentes géneros e estilos  facilita a revisão e/ou o aprofundamento de conhecimentos anteriores no que concerne a questões no âmbito do estético e do literário e permite a leitura de bibliografia crítica diversificada e a introdução de algumas metodologias analíticas menos complexas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os alunos devem ter sedimentado e potenciado os seus conhecimentos no âmbito da literatura de expressão alemã.

Os estudantes devem ser capazes de perceber os textos literários como local de interceção de discursos e de sistemas culturais, sociais e estéticos, bem como de abertura a diferentes momentos e modelos de receção, numa multiplicidade historicamente condicionada.

Devem desenvolver a sua consciência metodológica, e ser capazes de reconhecer alguns métodos de abordagem crítica. Devem compreender as implicações de diferentes métodos analíticos e ser capazes de comparar entre si diferentes resultados.

Devem ser capazes de produzir um texto crítico-interpretativo que tenha em consideração o texto como obra aberta, mas também todas as informações contextualizantes e as análises que estudaram.

Devem desenvolver as suas capacidades expositivas, sendo capazes de dialogar e de defender pontos de vista pessoais sobre matérias de cariz teórico e abstrato.

Pretende-se que a leitura paralela e comparada dos textos originais e da sua tradução contribua para o aprofundamento dos conhecimentos de língua alemã.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Relação Pai / Mãe - Filho/Filha na literatura de Expressão Alemã

Partindo da análise das relações “Pai/ Mãe - Filho/Filha” em textos de diferentes épocas e períodos literários, géneros e subgéneros, serão transmitidos novos conhecimentos no plano literário, estético e histórico-cultural. Procurar-se-á, igualmente, sedimentar e aprofundar a consciência metodológica e as capacidades analíticas e interpretativas dos estudantes.

1. Apresentação do programa, dos seus objetivos e do plano de avaliação.

2. Introdução ao tema do programa: as figuras de pai/mãe e de filho/a na literatura.

3. Os textos a analisar:



  • A parábola "Ringparabel" de Gotthold Ephraim Lessing.

  • As baladas “Erlkönig”  e "Prometheus" de Johann Wolfgang Goethe.

  • O conto Rat Krespel de E.T.A. Hoffmann.

  • O conto Unordnung und frühes Leid de Thomas Mann

  • O conto Das Urteil de Franz Kafka.

  • O romance weiter leben de Ruth Klüger.

  • A "Kurzgeschichte" "Die drei dunklen Könige" de Wolfgang Borchert.


 


 

Bibliografia Obrigatória

Rothmann, Kurt; Kleine Geschichte der deutschen Literatur, Reclam, 1985
Costa, Fernanda Gil; Literatura Alemã !, Universidade Aberta , 1998. ISBN: 972-674-226-9
Ribeiro, António Sousa; Literatura Alemã II, Universidade Aberta, 1999. ISBN: 972-674-279-X
Vilas-Boas, Gonçalo; Literatura Alemã III, Universidade Aberta, 1998. ISBN: 972-674-245-5

Bibliografia Complementar

Freund, Winfried; Deutsche Literatur, Dumont, 2000
Zmegac, Viktor (Hrsg.), ; Geschichte der deutschen Literatur vom 18. Jahrhundert bis zur Gegenwart,, Athenäeum, 1979
Schnell, Ralf, ; Geschichte der deutschsprachigen Literatur seit 1945, , Metzler, 1993

Observações Bibliográficas

A bibliografia específica será fornecida e / ou indicada aos estudantes no início e decurso do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aplicar-se-á um método eclético composto por aulas teóricas de orientação  magistral e, principalmente, por aulas de pendor teórico-prático e prático em que o aluno será instado a uma participação ativa. 

As aulas teóricas possibilitam, com grande economia de tempo, a transmissão de informação de forma sistemática, ampla e aprofundada. Nestas aulas serão transmitidas aos estudantes informações que garantam ao grupo uma ampla base comum de conhecimentos contextualizantes, nomeadamente no que respeita às dimensões histórico-filosóficas, sociais, culturais, estético-literárias e metodológicas.

Quanto às aulas teórico-práticas, elas permitem exercitar e desenvolver competências de leitura, potenciando-se as capacidades analíticas, críticas e argumentativas dos estudantes, bem como as suas aptidões de sistematização, formulação e transmissão de conhecimentos, reconhecimentos e opiniões críticas, tanto a nível do discurso oral como escrito. Os estudantes deverão desenvolver capacidades que lhes permitam não só compreender criticamente o texto literário, como retirar-lhe prazer intelectual e estético e transmitir as suas opiniões críticas e valorativas aos outros, bem como dialogar com eles num discurso adequado e claro sobre questões estéticas, literárias, culturais e críticas.

Nas aulas de orientação tutorial, os estudantes terão oportunidade de treinar as competências atrás referidas, sob orientação direta do professor, resolvendo diferentes tarefas, tanto isoladamente como em grupo. Pretende-se, assim, não só desenvolver capacidades autónomas e individuais de trabalho, como estimular capacidades de trabalho em grupo e de cooperação com o professor/orientador e com os pares.

 

 

Software

Power Point
Word

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura alemã

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 35,00
Teste 35,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Como modalidade de avaliação optou-se por avaliação distribuída com exame final. Para a nota final será calculada a média ponderada da classificação do trabalho escrito (30%), do teste (35%) e do exame (35%). Os estudantes que obtiveram uma classificação negativa no trabalho deverão refazê-lo.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os Estudantes que têm direito a uma modalidade de avaliação especial devem contactar o Professor no início do semestre.

Melhoria de classificação

Possibilidade de melhoria do exame de acordo com a regra geral da FLUP.  Possibilidade de melhoria do trabalho depois de uma correção pelo Professor.

Observações

As aulas serão dadas em português com leitura de textos em alemão e (se necessário) em português. Existem traduções de todos os textos em português (ou em inglês).

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