Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EPL033

Literaturas Orais e Marginais I

Código: EPL033     Sigla: LOM1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura de Língua Portuguesa

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 1 CL - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3
EP 2 EP - Plano de Estudos 3 - 6 52 162
LLC 24 LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os estudantes tornam-se capazes de questionar os conceitos de “literatura”, “literatura oral”, “literatura marginal”, e de analisar diversas formas de literaturas orais e marginais (como o conto popular e o mito urbano), de um ponto de vista teórico e cronológico.

Resultados de aprendizagem e competências

Estudo de algumas formas de literaturas orais e marginais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceitos de literatura, literatura oral, literatura marginal.

2. O conto popular

2.1. Perspetiva histórica.

2.2. Abordagem formalista.

2.3. Leitura psicanalítica.

2.4. O conto popular hoje: sobrevivência e subversão.

3. A narrativa e o medo: do conto popular ao mito urbano.

4. A anedota.

Bibliografia Obrigatória

Bloom, Harold, 1930-; O^cânone ocidental. ISBN: 972-759-081-0
Alain-Michel Boyer; A Paraliteratura, Rés, 1997
Italo Calvino; Porquê ler os clássicos?, Teorema, 1991
Umberto Eco; Apocalípticos e Integrados, Difel, 1991
Manuel Viegas Guerreiro; Para a História da Literatura Popular Portuguesa, ICLP, 1983
Vieira, Cristina Costa 273; Homenagem a Arnaldo Saraiva
Bernard Mouralis; As Contra-literaturas, Almedina, 1982
João David Pinto Correia; Paraliteratura: da acção ao sentimento, purl.pt/301/1/xpo/docs/joao-d-p-correia.doc, 2003
Saraiva, Arnaldo; Literatura marginalizada
Lopes, Silvina Rodrigues; A^legitimação em literatura. ISBN: 972-8081-40-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino utilizados compreendem aulas expositivas e aulas práticas de análise e comentário orientados de elementos da bibliografia primária e secundária. Os alunos dispõem de vários tipos de material de trabalho: bibliografias, geral e específica, seleções de material destinado a proporcionar um estudo mais dirigido bem como debate nas aulas práticas.

Os estudantes dispõem de orientação tutorial.

A avaliação compreende um trabalho escrito (30%) e um exame final (70%).

Palavras Chave

Humanidades > Literatura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

exame - 70 %
trabalho escrito - 30%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo