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Literatura Portuguesa do Simbolismo ao Modernismo

Código: EPL031     Sigla: LPSMOD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Literatura de Língua Portuguesa

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Estudos Portugueses

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 2 CL - Plano de Estudos 1 - 6 -
2
EP 24 EP - Plano de Estudos 3 - 6 -
LLC 23 LLC - Plano Monodisciplinar 2 - 6 -
3
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) 2 - 6 -
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Estudo da Literatura Portuguesa dentro dos parâmetros cronológicos propostos no quadro curricular desta licenciatura, seguindo o seu movimento evolutivo – do Fim-do-Século ao Modernismo – e destacando alguns momentos fulcrais, com base no conceito de geração, na ação polarizadora das revistas literárias e no protagonismo de alguns dos seus colaboradores.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes tornam-se capazes de compreender a evolução dos movimentos literários simbolistas e modernistas, tanto na perspetiva da experimentação formal como nas diferentes cosmovisões assumidas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O fim-do-século e as novas tendências literárias
1.1. Simbolismo e decadentismo: de Eugénio de Castro a Camilo Pessanha
1.2. Do Saudosismo de Teixeira de Pascoaes à eclosão do Modernismo
2. Modernismo
2.1. Orpheu: tradição e rutura.
2.2. A vanguarda: o futurismo de Orpheu a Portugal Futurista.
3. Poéticas pessoais.
3.1. Fernando Pessoa e a heteronímia.
3.2. Mário de Sá-Carneiro, A Confissão de Lúcio.
3.3. Almada Negreiros, Nome de Guerra.
4. O legado do modernismo.

Bibliografia Obrigatória

AAVV; Orpheu, Contexto, 1994
AAVV; Portugal Futurista, Contexto, 1990
AAVV; Athena, Contexto, 1994
AAVV; Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português, Caminho, 2008
AAVV; Portuguese Modernisms. Multiple perspectives on literature ans the visual arts, Legenda, 2011
AAVV; Pessoa in an Intertextual Web. Influence and innovation, Legenda, 2012
Almada Negreiros; Nome de Guerra, Assírio & Alvim, 2001
Eduardo Lourenço; Pessoa Revisitado. Leitura estruturante do drama em gente, Gradiva, 2000
Fernando Cabral Martins; O Modernismo em Mário de Sá-Carneiro, Estampa, 1994
Fernando Guimarães; Simbolismo, Modernismo e Vanguardas, INCM, 2004
Matei Calinescu; Five Faces of Modernity, Duke University Press, 1987
Mário de Sá-Carneiro; A Confissão de Lúcio, Assírio & Alvim, 1998
Óscar Lopes; Entre Fialho e Nemésio, INCM, 1997
Pedro Eiras; Esquecer Fausto. A fragmentação do sujeito em Raul Brandão, Fernando Pessoa, Herberto Helder e Maria Gabriela Llansol, Campo das Letras, 2005
AAVV (org. Stefen Dix); 1915. O Ano do Orpheu, Tinta-da-China, 2015

Observações Bibliográficas

A bibliografia activa será fornecida no início do Semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica dos conteúdos programáticos e análise de texto

Software

Preparação de exame Estudo 73 2009-02-21
Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão Participação presencial (estimativa) Aulas 56 Trabalho Trabalho 31 2011-06-03 E

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%; exame - 70%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação

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