Semântica Frásica
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CL |
24 |
CL - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1.Aquisição de um conjunto de conhecimentos fundamentais sobre semântica frásica das línguas naturais e sobre o Português em particular;
2. Reforço e desenvolvimento de aspetos da reflexão semântica sobre as línguas naturais, baseada em propostas teóricas;
3. Conduzir os estudantes a desenvolverem métodos semânticos de análise e a reconhecerem e identificarem diferentes tipos de problemas semânticos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
1. Conhecimentos básicos sobre a semântica dos nomes e a quantificação nominal; conhecimentos básicos sobre a semântica das situações no que diz respeito a aspeto, tempo e modo;
2. Utilização de métodos semânticos de análise dos dados linguísticos, através da aplicação de testes; capacidade de identificação de problemas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. QUESTÕES GERAIS SOBRE SEMÂNTICA
1. Reflexões gerais: significado, pensamento e realidade.
2. O lugar da Semântica na Linguística: domínio empírico da semântica.
3. Noções gerais
3.1. Enunciado, frase e proposição.
3.2. Frases analíticas, sintéticas e contraditórias.
3.3. Sentido e referência.
3.4. Predicados e expressões referenciais.
II. DA SEMÂNTICA DA PALAVRA À SEMÂNTICA DA FRASE
1. Sobre a semântica dos nomes
1.1. Nomes próprios e nomes comuns.
1.2.Classificação semântica dos Nomes.
2. Quantificação: contagem e medição
2.1. Quantificadores e quantificação.
III SEMÂNTICA DA FRASE
1. Sobre situações
1.1. Classificação de situações.
1.2. Predicados e tipos de situação.
1.3. Aspeto.
1.4. Tempo e sequência de tempos.
1.5. Sobre frases genéricas.
2. Modo e Modalidade
2.1. Modalidade.
2.2. Modo.
Bibliografia Obrigatória
Binnick, R. (ed.) ; The Oxford Handbook of Tense and Aspect. , Oxford: Oxford Univ.Press. , 2012
BOSQUE, I. & V. DEMONTE (orgs.); Gramática Descriptiva de la Lengua Española, vols. 1 e 2, Real Academia Española e Espasa, 1999
Cann, R., Kempson, R. & Gregoromichelaki, E. ; ) Semantics. An Introduction to Meaning in Language. , Cambridge: University Press, 2009
CHIERCHIA, G. e S. McCONNELL-GINET; Meaning and Grammar, Cambridge Mass., The MIT Press, 2000
LYONS, J.; Semantics, vol. 1 e 2, Cambridge University Press, 1977
LOPES, O. ; Gramática Simbólica do Português (um esboço ) 2ª ed. , Fundação Calouste Gulbenkian, 1972
MATEUS, M. H. et al.; Gramática da Língua Portuguesa, 5ªed., Caminho, série Linguística, 2003
MOENS, M. & M STEEDMAN; “Temporal Ontology and Temporal Reference”, Computational Linguistics 14.2, 1988, pp. 15-28
OLIVEIRA, F.; "Semântica" in Faria, I., Pedro, E., Duarte, I. e Gouveia, C. (orgs.) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, série Linguística, 1996, pp.333-382.
Raposo, E. B. P., Nascimento, M. F. B., Mota, M. A., Segura, L. e Mendes, A. (orgs); Gramática do Português, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013
SAEED, J. I. ; Semantics, Blackwell, 2000
Zimmermann, T. E. & Sternefeld, W.; Introduction to Semantics. An Essential Guide to the Composition of Meaning., . De Gruyter, 2013
Bibliografia Complementar
CUNHA, L. F.; As Construções com progressivo no português. Uma abordagem Semântica., Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 1998
LEAL, A.; O valor temporal das orações gerundivas em Português. Dissertação de Mestrado, Universidade do Porto, 2001
OLIVEIRA, F.; “Frases Genéricas: Algumas especificidades do Português” in Seminários de Linguística nº2, , Universidade do Algarve, p. 1-19, 1998
OLIVEIRA, F e A. C. M. LOPES; “Tense and Aspect in Portuguese”. Thieroff, R. (org.) Tense Systems in European Languages II, Tübingen, Max Niemeyer, pp. 95-115, 1995
OLIVEIRA, F., L. F. CUNHA E A. GONÇALVES; “Aspectual Verbs in European and Brazilian Portuguese” in Journal of Portuguese Linguistics, 3, nº1, pp. 141-173, 2004
SILVANO, M.P; Sobre a Semântica da Sequência de Tempos em Português Europeu. Análise das relações temporais em Frases Complexas com Completivas, Dissertação de Mestrado, Universidade do Minho, 2002
Observações Bibliográficas
Durante as aulas serão fornecidas indicações complementares sobre a bibliografia.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de exposição teórica e aulas de realização de exercícios e resolução de problemas.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Semântica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças, salvo nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
1ºTeste: 50%; 2º Teste: 50%
Classificação mínima em teste: 9.
Nota: o exame final funciona apenas para casos muito especiais: 100%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com o previsto na lei.