Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CL016

Lógica e Linguagem

Código: CL016     Sigla: LOGLIN

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 31 CL - Plano de Estudos 1 - 6 4 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Adquirir instrumentos formais básicos que permitam compreender algumas relações fundamentais nas línguas; 2. Relacionar lógica e linguística de modo a tornar mais claros vários aspetos das línguas; 3. Levar os estudantes a compreender que alguns sistemas lógicos fornecem meios rigorosos para o estudo das línguas, mas não se confundem com estas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências: 1. Domínio básico de lógica proposicional e de lógica de predicados; 2. Capacidade de resolução de exercícios e de problemas na relação língua natural/lógica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I Questões gerais 1. Lógica, linguagem e significado 2. Lógica e Linguística antes do século XX 3. Lógica e Linguística no século XX 4. Denotação, Verdade e Significado 5. Argumentos e Inferências

II Proposição: lógica e linguística 1. Proposição, Frase e Enunciado 2. Conetores 3. Tabelas de valores de verdade

III Predicados e Argumentos 1. Designadores e Predicados 2. Tipos de predicados. Predicados e argumentos 3. Frases atómicas 4. Expressões de quantificação: quantificadores 5. Nomes próprios e descrições definidas

IV A Linguagem para além da Lógica 1. Significado e uso 2. Contextos: índices, discurso e pressuposição

Bibliografia Obrigatória

BACH, E; Informal Lectures on Formal Semantics, N. Iorque, State University of New York Press., 1989
CANN, R.; Formal Semantics. An Introduction, Cambridge, Cambridge University Pr, 1993
Cann, Ronnie; Semantics. ISBN: 978-0-521-52566-4
CHIERCHIA, G. e S. McCONNELL-GINET; Meaning and Grammar, Cambridge Mass., The MIT Press,2ªed., 2000
GAMUT, L.T.F; Logic, Language, and Meaning, vol 1, Chicago, The University of Chicago Press., 1991
HURLEY, P.J; A Concise Introduction to Logic, Thomson, 2005
KNEALE, W. e M. KNEALE; The Development of Logic, Oxford, Clarendon Press.Trad portuguesa: O Desenvolvimento da Lógica, 1980, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª ed., 1961
PARTEE, B. H., A. ter MEULEN, e R. WALL; Mathematical Methods in Linguistics, Dordrecht, Kluwer Academic Press, 1990

Observações Bibliográficas

Durante o curso serão dadas indicações mais precisas quanto a capítulos ou páginas a consultar.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas e aulas de exercícios.

Software

sala com projetor

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Lógica
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75%, salvo nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

1ºTeste: 50%. 2º teste: 50%

Nos casos especiais em que os estudantes apenas realizam exame final: 100%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo