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Técnicas de Comunicação Oral e Escrita II

Código: CL027     Sigla: TCOE2

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 1 CL - Plano de Estudos 2 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Relacionar a função representativa da língua com a sua função comunicativa e enunciativa.
- Desenvolver as competências de reflexão explícita sobre a língua portuguesa.
- Compreender e interpretar textos orais e escritos de vários tipos.
- Desenvolver a competência comunicativa nas mais variadas situações de uso orais e escritas.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver a consciência linguística e competências linguísticas alargadas;

Compreender a fala e a escrita como práticas sociais;

Desenvolver competências recetivas (ouvir e ler) e produtivas (falar e escrever) em comunicação oral e escrita;

Adquirir competência comunicativa para intervir numa variedade de contextos sociais;

Relacionar o estudo da linguagem como objeto com o uso da linguagem noutras matérias;

Dominar diferentes modos de expressão (descrever, explicar, expor, argumentar, narrar...);

Desenvolver a consciência de géneros do discurso;

Dominar características gerais de um espetro vasto de géneros discursivos escritos e orais;

Reconhecer possibilidades e limites dos géneros;

Adquirir métodos de autoavaliação com base no conhecimento textual;

Desenvolver proficiência na compreensão e uso de textos multimodais e novos modos de comunicação;

Desenvolver consciência da autoria de texto; da diferença entre esfera pública e privada e das fronteiras do plágio nos novos media.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não aplicável

Programa

1. Comunicação

- Ato comunicativo - ato interativo;

- Componentes e fatores condicionantes do ato comunicativo;

- As funções da comunicação;

- Competência linguística e competência comunicativa;

- Norma e Uso;

- Variedades e registos de língua

- Modos da comunicação: o Oral e o Escrito;

2. Comunicação e expressão oral

- Expressão oral e multimodalidade;

- Interação: espaço de negociação;

3. Comunicação e expressão escrita

- Etapas da escrita: planificação; textualização; revisão;

- Aspetos gramaticais da escrita: léxico, sintaxe, semântica, outros;

- Princípios constitutivos do texto: coerência e coesão;

4. Texto e discurso

- Géneros de discurso;

- Sequências textuais;

- Estrutura de alguns textos técnicos, científicos e administrativos;

- A heterogeneidade composicional dos textos;

- Modos de enunciação, modalidades e modalização no discurso;

- Multimodalidade e novos media.

Bibliografia Obrigatória

ADAM, J. M.; Les textes: Types et Prototypes, Armand Colin, 2011
Isabel Hub de Faria; Emília Ribeiro Pedro e outros; Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, 2007. ISBN: 9789722110488
DUARTE, I.; Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise, Universidade Aberta, 2000
KERBRAT-ORECCHIONI, C.; Análise da Conversação, princípios e métodos, Parábola, 2006 (Tradução de La Conversation. Paris: Éditions du Seuil, 1996)
Maria Helena Mira Mateus e outros; Gramática da língua portuguesa, Caminho, 2003. ISBN: 9789722104456
João Andrade Peres e Telmo Móia ; Áreas Críticas da Língua Portuguesa, Caminho, 1995. ISBN: 9789722109987
PEDRO, E R.; Interacção verbal. In Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. , Caminho, 1996
PINTO, A. G.; ‘O Fruto Proibido’: Discurso, Interdiscurso e Argumentação in FONSECA, Joaquim (org.), A Organização e o Funcionamento dos Discursos. Estudos sobre o Português, , Porto Editora, 1998
Francis Vanoye; Usos da Linguagem, Martins Fontes, 1997. ISBN: 8533600224
RAPOSO, E.P. et alli; Gramática do Português, Fundação Calouste Gulbenkian

Observações Bibliográficas

Bibliografia adicional será indicada nas aulas.
Outros Materias de apoio às aulas estão disponíveis no Sigarra.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem é feito com base em aulas teóricas (13 T), teórico-práticas (26 TP) e sessões de orientação tutorial (13 OT). Nas aulas T e TP é feita a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com a realização de atividades. Nas sessões de OT realizam-se trabalhos orientados de expressão oral e escrita relacionados com as matérias em estudo, tendo em vista o seu acompanhamento continuado.

Os materiais utilizados nas aulas (e.g., slides, trabalhos, textos) estão disponíveis na plataforma Sigarra.

A modalidade de avaliação da unidade curricular consiste na avaliação distribuída com exame final. O exame final aplica-se apenas a casos excecionais, uma vez que a avaliação distribuída é incentivada. A classificação final na unidade curricular corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas nas componentes dos trabalhos práticos e do teste, com ponderações de 30 e de 70%, respetivamente.

Verifica-se a frequência obrigatória de 75% das aulas.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 65,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% da aulas, excepto nos casos previstos por lei. Nota positiva no teste / exame final e nos trabalhos práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste: 70%
Trabalhos: 30%
Exame (aplicável a casos especiais): 70%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP

Observações

Língua de ensino: Português

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