Código: | CL026 | Sigla: | TCOE1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Linguística - Português |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Linguagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 32 | CL - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | - | |
LA | 76 | LA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | - | |
LLC | 128 | LLC - Plano Monodisciplinar | 1 | - | 6 | - | |
LLC - Plano Bidisciplinar (Estudos Portugueses) | 1 | - | 6 | - | |||
LLC - Plano Bidisciplinar (Duas Línguas Estrangeiras) | 1 | - | 6 | - | |||
LRI | 63 | LRI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | - |
Os estudantes devem conceber a Língua Portuguesa como uma forma de aceder ao pensamento, à representação do mundo e às relações humanas: e devem refletir sobre os valores formativo-cognitivo e afetivo da língua materna.
Os estudantes devem ter desenvolvido as suas competências gramaticais, discursivas, pragmáticas e socioculturais.
Os estudantes devem ter adquirido técnicas de comunicação e expressão oral e escrita de forma a atuarem eficazmente nas mais variadas situações de uso.
A análise das componentes do ato comunicativo permite que os alunos adquiram uma maior capacidade de elaboração e de adequação do seu discurso.
O estudo do modo de expressão oral , com trabalhos práticos sobre formas de comunicação como a apresentação/exposição e o debate facilita o domínio do próprio discurso. O trabalho com formas de discurso escrito como a síntese, o resumo, o comentário, e a recensão crítica, reforça a competência de produção e o domínio das etapas da planificação, textualização e revisão.
A análise dos aspetos da estruturação textual, como a coesão e a coerência, conduz a uma melhor apreensão dos textos e desperta a sensibilidade a aspetos da heterogeneidade composicional e da polifonia do discurso,reforçando igualmente a competência de produção. O estudo teórico e prático realizado sobre a comunicação e a construção textual envolve análises a nível da estruturação sintática e do lléxico e desenvolve as competências discursivas, pragmáticas e socioculturais
Comunicação: Ato comunicativo - ato interativo. Componentes do ato comunicativo. Comunicação interlocutiva e monolocutiva
Expressão oral: Especificidade do modo oral. Discurso espontâneo e discurso preparado. Algumas técnicas de comunicação oral: o relato; a apresentação/exposição; o debate.
Expressão escrita: planificação; textualização; revisão.
Princípios constitutivos do texto: a textualidade - coesão, conexão, coerência.
Os géneros discursivos. A heterogeneidade composicional dos textos. Polifonia. Sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa
A enunciação na língua; modalização do discurso.
Variação diatópica, diastrática e diafásica. A adequação dos registos e variedades de língua às diferentes situações de interação verbal.
A estruturação sintática dos enunciados: a elaboração de textos – a frase complexa. Expressão escrita e pontuação.
Enriquecimento do léxico adequado à produção do discurso nas diferentes situações de comunicação escrita e oral.
Para desenvolver a competência de produção e de interpretação de discursos escritos e orais, as aulas serão centradas nos alunos tentando estimular a produção individual, o espírito crítico e a resolução de problemas. Os alunos preparam, em pequenos grupos de trabalho, discursos orais como exposições, apresentações, discussões e debates posteriormente realizados em plenário. São também elaborados textos escritos como sínteses, resumos, comentários, e ainda cartas e mensagens eletrónicas de tipologia variada com diferentes parâmetros de interação verbal.
Nas aulas de orientação da realização de trabalhos escritos haverá a realização de uma recensão crítica que poderá constituir posteriormente um trabalho individual integrado na avaliação distribuída. Esta avaliação consistirá na realização de um trabalho individual sobre um ponto do programa escolhido por cada aluno. Poderá haver apresentação oral do trabalho. A avaliação inclui ainda a prova de exame final
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 52,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei. Nota positiva no exame final e na avaliação distribuída.
A combinar com os alunos no início do semestre tendo em conta as normas em vigor na FLUP
Não aplicável
Não aplicável
De acordo com as normas em vigor na FLUP
Língua de ensino: Português