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Sociolinguística

Código: CL025     Sigla: SOCLIN

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 24 CL - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objetivos desta Unidade Curricular são conduzir os estudantes a:

Reconhecer os vários aspetos da relação entre língua e sociedade;

Identificar os fatores da variação  e as variedades de uma língua;

Reconhecer os fatores situacionais e os diferentes registos de língua;

Adquirir metodologias de análise da interação sócio-verbal.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:

Reconhecer vários aspetos da relação entre língua e sociedade;

Identificar os fatores da variação e as variedades de uma língua;

Compreender as variedades linguísticas como vestígio das relações entre língua e falante; língua e contexto de uso; língua e sociedade;

Identificar os fatores contextuais e os diferentes registos de língua;

Reconhecer os conceitos e princípios teóricos básicos que permitem analisar os fenómenos sociolinguísticos;

Distinguir as diferentes metodologias desenvolvidas no campo da Sociolinguística;

Adquirir práticas de análise da língua nos contextos sociais do seu uso;

Aplicar metodologias de análise da interação sócio-verbal à análise de produções discursivas autênticas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1. Da Linguística à Sociolinguística: principais conceitos teóricos e metodológicos

2. Sociolinguística variacional

2.1 Norma e Uso / Norma e Variação

2.2 Variação sincrónica

2.2.1 Língua e Sociedade

2.2.1.1 Variedades sociais; variantes linguísticas e variáveis dependentes e independentes; variação estável e mudança em curso

2.2.2 Língua e Espaço geográfico

2.2.2.1 Variedades geográficas ou dialetos

2.2.3 Língua e Situação

2.2.3.1 Registos de língua

2.2.3.2 Competência linguística e competência comunicativa

2.2.3.3 Determinismo; controlabilidade; insegurança; hipercorreção linguística

2.2.4 Sistematicidade da variação – William Labov

2.3 Variação diacrónica

2.3.1 Mudança linguística

3. Sociolinguística interacional

3.1 Alocução e interlocução: a interação sócio-verbal

3.2 Interação e face work ou trabalho de figuração

3.3 Cortesia linguística: cortesia positiva ou de reforço e cortesia negativa ou atenuação.   

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Bibliografia Obrigatória

BAYLON, Christian; Sociolinguistique – Société, Langue et Discours, 1991
BOYER, Henry; Eléments de Sociolinguistique – Langue, Communication et Société, 1991
CARVALHO, José Herculano de; “Individualidade e interindividualidade do saber linguístico”, Teoria da Linguagem, vol I, 1967
FERREIRA, Manuela B. e outros; “Variação linguística: perspectiva dialectológica” in Faria, I. H. e outros (orgs) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, 1996
GARMADI, Juliette; Introdução à Sociolinguística, 1989
JOOS, Martin; “The Isolation of Styles” in FISHMAN, Joshua (ed.), Readings in the Sociology of Language, 1968
LABOV, William; Sociolinguistique, 1976
Labov, William ; Padrões sociolinguísticos, Parábola Editorial, 2008
Mollica, Maria Cecília e Braga, Maria Luiza (orgs); Introdução à Sociolinguísica: o tratamento da variação, Contexto, 2004
MARQUES, M.E.; Sociolinguística, Universidade Aberta, 1995
PEDRO, Emília, Ribeiro; “Interacção verbal” in Faria, I. H. e outros (orgs) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, 1996

Bibliografia Complementar

Calvet, Jean-Louis; Sociolinguística: uma introdução crítica, Parábola, 2011
COUPLAND, Nikolas and JAWORSKI, Adam; Sociolinguistics : a reader and coursebook, 1999
FISHMAN, Joshua; Sociolinguistics, 1972
LESLEY, Milroy and GORDON, Matthew; Sociolinguistics: method and interpretation, 2003

Observações Bibliográficas

Referências bibliográficas adicionais serão fornecidas nas aulas. Os materiais de apoio às aulas encontra-se na plataforma Sigarra.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem baseia-se em aulas teóricas (13 T), aulas teórico-práticas (26 TP) e sessões de orientação tutorial (13 OT). Nas aulas T e TP faz-se a exposição teórica dos conteúdos, acompanhando com exercícios. Nas sessões de OT promove-se a análise de discursos e situações autênticas. Os materiais utilizados nas aulas estão disponíveis no Sigarra.

A modalidade de avaliação consiste na avaliação distribuída com exame final. A classificação final corresponde a uma média ponderada das classificações obtidas no trabalho prático e no teste escrito, com ponderações de 40% e 60%, respetivamente.

Verifica-se a frequência obrigatória de 75% das aulas.

O trabalho de pesquisa baseia-se em leituras teóricas, mas deve conter também uma parte prática de análise de casos reais.

As atividades desenvolvidas nas aulas concentram-se nas metodologias linguísticas necessárias para uma análise competente dos fenómenos sociolinguísticos.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Sociolinguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de campo 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota positiva no teste/exame e no trabalho de pesquisa.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste: 60%
Trabalho de pesquisa: 40%
Exame (aplicável a casos especiais): 60%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na FLUP

Observações

Língua de ensino: Português

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