Fonologia e Morfologia
Ocorrência: 2017/2018 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CL |
21 |
CL - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Estabelecimento do inventário segmental de uma língua - Identificação dos principais padrões de variação associados a cada segmento - Diferenciação entre unidades e processos segmentais e prosódicos - Generalização e explicitação dos principais padrões fonotáticos de uma língua - Análise morfológica - Identificação e descrição dos processos de formação de palavras - Identificação e explicação de fatores fonológicos nos processos morfológicos das línguas flexionais.
Resultados de aprendizagem e competências
1. Domínio seguro das principais técnicas de análise fonológica e morfológica de dados linguísticos.
2. Capacidade de estabelecer relações entre o plano fonológico e o plano morfológico na descrição gramatical de línguas flexionais como o português.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
1. Conhecimentos básicos de fonética articulatória e transcrição fonética.
2. Capacidade básica para identificar, numa língua, algumas das principais características ou regularidades estruturais:
2.1. Caracterização dos principais processos de formação de palavras nas línguas flexionais: derivação, flexão, composição, cliticização e processos excecionais;
2.2. Conhecimento da divisão do léxico em classes morfossintáticas;
2.3. Capacidade para identificar os principais constituintes morfológicos da palavra;
2.2. Distinção entre contrastes fonémicos e alofónicos.
Programa
- A fonologia e a morfologia como dois domínios da gramática.
- A distinção entre NÍVEL FONÉTICO e NIVEL FONOLOGICO.
- O caráter abstrato e conjetural das representações fonológicas.
- Especificação fonológica lexical e pós-lexical. Estruturas, processos e representações fonológicas.
- Fonologia segmental: inventários segmentais; padrões de distribuição segmental; fonemas e alofones; organização dos inventários segmentais.
- Fonologia suprassegmental: a sílaba como unidade fonotática básica; proeminências silábicas (acento).
- Unidades morfológicas: palavras e morfemas.
- Processos de formação de palavras nas línguas flexionais: flexão; derivação; composição.
- Interação fonologia-morfologia:
9.1. Harmonização vocálica.
9.2. Alomorfia.
9.3. Acento.
9.4. Cliticização.
Bibliografia Obrigatória
Goldsmith, John A.;
The^handbook of phonological theory. ISBN: 978-1-4051-5768-1
Aronoff, Mark;
What is morphology?. ISBN: 0-631-20319-2 (Existe 2ª edição, de 2010. A encomendar pela Biblioteca.)
Spencer, Andrew 340;
The^handbook of morphology. ISBN: 0-631-22694-X
Mateus, Maria Helena Mira, 1931-;
The^phonology of portuguese
Mateus, Maria Helena Mira, 1931- 070;
Gramática da língua portuguesa. ISBN: 972-21-0445-4
Wetzels W. Leo 1951- 340;
The^handbook of portuguese linguistics. ISBN: 978-1-118-79195-0
Bibliografia Complementar
Gussenhoven, Carlos;
Understanding Phonology. ISBN: 0-340-80735-0
Kenstowicz, Michael;
Phonology in generative grammar. ISBN: 1-55786-426-8
Davenport, Mike;
Introducing phonetics and phonology. ISBN: 0-340-66217-4
Spencer, Andrew;
Morphological theory. ISBN: 0-631-16144-9
Spencer, Andrew;
Phonology
Spencer, Andrew 340;
The^handbook of morphology. ISBN: 0-631-22694-X
Barbosa, Jorge Morais;
Introdução ao estudo da fonologia e morfologia do portugues. ISBN: 972-40-0762-6
Rosa, Maria Carlota; Introdução à Morfologia, Contexto, 2006
Villalva, Alina;
Estruturas morfológicas. ISBN: 972-31-0874-7
Villalva, Alina; Morfologia do Português, Universidade Aberta, 2008
Silva, Thaïs Cristófaro; Fonética e Fonologia do Português. Roteiro de Estudos e Guia de Exercícios, Contexto, 2002
Silva, Thaïs Cristófaro; Exercícios de Fonética e Fonologia, Contexto, 2003
Camara Jr., Joaquim Mattoso;
Estrutura da língua portuguesa
Faria, Isabel Hub 340;
Introdução à linguística geral e portuguesa. ISBN: 972-21-1048-9
Rio-Torto, G.; Rodrigues, A. S.; Pereira, I.; Pereira, R.; Ribeiro, S.; Gramática Derivacional do Português, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O principal método de trabalho adotado em aula consiste no método inferencial. Para cada questão ou tema novo, os estudantes são confrontados com um conjunto reduzido de dados. A sua observação pretende levar os estudantes à explicitação/generalização de propriedades fonológicas e morfológicas dos dados. Segue-se uma sistematização/expicitação das propriedades gramaticais e faz-se um enquadramento, teórico e bibliográfico, do tema específico. Esta fase, de caráter mais informativo, está a cargo sobretudo do professor, embora os estudantes sejam convidados a apresentar temas com base em leituras aconselhadas. A observação de dados, exercícios e leituras não se reduzem ao português, embora, por razões operacionais, incidam especialmente sobre esta língua. A avaliação consiste em trabalhos escritos em que os alunos demonstram: 1. a aquisição das principais competências de análise fonológica e morfológica; 2. a aquisição de conhecimentos teóricos fundamentais de fonologia e morfologia.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonologia
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Gramática
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
75,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
28,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Sujeita às normas em vigor na FLUP (número mínimo de assistência às aulas: 75% das aulas lecionadas).
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada de todos os itens de avaliação previstos acima.
Provas e trabalhos especiais
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Trabalho de estágio/projeto
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Avaliação especial (TE, DA, ...)
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Melhoria de classificação
De acordo com as regras em vigor na FLUP: exame escrito final, dentro dos prazos legais, prevalecendo a nota final mais elevada das duas.
Observações
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