Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CL002

Aquisição da Linguagem

Código: CL002     Sigla: AQUL

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 21 CL - Plano de Estudos 2 - 6 4
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Sensibilizar os estudantes para aspectos importantes no âmbito de uma introdução à psicolinguística criando neles ao mesmo tempo um espírito crítico face a determinadas áreas que possam ter pontos em comum com os diferentes tópicos abordados

Resultados de aprendizagem e competências

 

Tornar os estudantes capazes de lidar, de modo crítico, com material relacionado com esta unidade curricular e aptos a redigir trabalhos académicos com o rigor exigível a este nível.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Fundamentos biológicos da linguagem oral e escrita 2. O período crítico da aquisição da linguagem 3. Aspetos cognitivos relacionados com a aquisição e desenvolvimento da linguagem 3.1. As posições cognitivista e modularista 4. A perspetiva construtivista da aquisição da linguagem 4.1. Breve referência à aquisição de determinados subsistemas linguísticos 5. Aprendizagem do oral e da escrita 5.1. Introdução ao CALE 5.2. A leitura indireta e direta silenciosa 5.3. A pedagogia do imediatismo 5.4. A disortografia e a tipologia de erros ortográficos para a identificar.

Bibliografia Obrigatória

Girolami, Andrée; Controle das Aptidões para a Leitura e a Escrita, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2006 (TRadução e adaptação para o Português de Maria da Graça Castro Pinto e João Veloso)
Girolami-Boulinier, A.; Les niveaux actuels dans la pratique du langage oral et écrit, Masson, 1984
Girolami-Boulinier, A. ; L’apprentissage de l’oral et de l’écrit, PUF, 1993
Lenneberg, E. H.; Fundamientos biológicos del lenguaje, Alianza, 1975
McCune-Nicolich & Shelley Carroll ; "Development of symbolic play: implications for the language specialist"
Piaget, J. ; A formação do símbolo na criança, Zahar, 1975
Piaget, J.; Inhelder, B. ; La psychologie de l’enfant, PUF, 1975
Pinto, M. da G. L. C. ; Abordagem a alguns aspectos da compreensão verbal na criança, INIC, 1988
Pinto, M. da G. C. ; Desenvolvimento e distúrbios da linguagem, Porto Editora, 1984
Pinto, Maria da Graça L. C.; Da Psicolinguística: um verbete que se tornou ensaio. , Faculdade de Letras da UP/Col. CAPFLUP, 2009 (In:M. Da G. L. C. Pinto A linguagem ao vivo. Textos seleccionados. Organizado por Isabel Margarida Duarte, Olívia Figueiredo e João Veloso. Cadernos de Apoio Pedagógico da FLUP, C06. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2009)
Pinto, M. da G. C. ; Saber viver a linguagem. Um desafio aos problemas de literacia, Porto Editora, 1998
Sinclair-de Zwart, H. ; Acquisition du langage et développement de la pensée, Dunod, 1967
Sinclair, H. et coll.; La production de notations chez le jeune enfant, PUF, 1988

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar será fornecida ao longo do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas e sessões de orientação tutorial.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Psicolinguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Número de faltas às aulas e sessões de OT não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Resultado das componentes de avaliação adotadas.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto no regulamento de curso e demais normas aplicáveis.

Melhoria de classificação

De acordo com o previsto no regulamento de curso e demais normas aplicáveis.

Recomendar Página Voltar ao Topo