Código: | SOCI043 | Sigla: | DIPP |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sociologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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SOCI | 33 | SOCI - Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
Conhecer os principais estudos sociológicos sobre a emergência da “Questão Social”; Conhecer, em termos comparados, a investigação sociológica sobre as relações entre as diferentes perspectivas políticas e ideológicas e a implementação de diferentes modalidades de ação estatal no domínio “social”; Conhecer detalhadamente os diferentes modelos de Estado-Providência estruturados na Europa; Conhecer o processo de diferenciação social na Europa e as diferentes soluções políticas sectoriais construídas pelos Estados para efeitos de regulação; Conhecer os processos de (des)estruturação do Estado-Providência em diferentes países da Europa.
Desenvolvimento da capacidade de perspectivar sociologicamente, sob a forma comparada, a implementação institucional de diferentes políticas públicas; desenvolvimento de capacidade crítica na dinamização de pesquisa, seleção e análise da informação.
1. Introdução. Uma sociologia comparada do Estado-Providência.
2. A Questão Social e o debate ideológico em torno da sua resolução.
3. A génese do Estado-Providência na Europa e as suas diferentes modalidades de estruturação institucional.
4. Políticas públicas sectoriais na Europa: pobreza e segurança social, (des)emprego, educação e alojamento.
5. Políticas públicas e crise do Estado-Providência na Europa. Modalidades de desestruturação institucional.
As aulas teórico-práticas mobilizam um manancial de informação teórico-empírica, com o objetivo de se proceder à documentação do trabalho conceptual na unidade curricular e à identificação, através de ilustrações pertinentes, de um conjunto diversificado de processos sociais e políticos. Este percurso é apoiado por um conjunto de sumários desenvolvidos que orientam o trabalho dos estudantes. Acresce a estas aulas um conjunto de sessões de orientação tutorial onde são analisados textos de referência e aprofundadas as estratégias teóricas e metodológicas desenvolvidas nestes. Para além do trabalho desenvolvido nas aulas, a plataforma Sigarra é utilizada como espaço para disseminação de materiais de investigação e para comunicação com os estudantes.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 76,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 32,00 |
Total: | 162,00 |
De acordo com os parâmetros que constam do Regulamento de Avaliação dos Cursos do 1.º Ciclo da FLUP, a avaliação possui como pré-requisito o cumprimento da assiduidade. O estudante cumpre este requisito se não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas no âmbito das aulas teórico-práticas e no âmbito das sessões de orientação tutorial. Os estudantes isentos da obrigatoriedade da assiduidade devem também entregar, nos prazos publicitados pelo docente, os trabalhos previstos no âmbito das sessões de orientação tutorial. A avaliação corresponde a uma média ponderada da classificação obtida no exame final e no trabalho realizado nas sessões de orientação tutorial, tal como se estabelece no ponto seguinte. A classificação de cada componente de avaliação não pode ser inferior a 8 valores. Os estudantes não aprovados podem submeter-se à época de avaliação de recurso. A avaliação de recurso consiste num exame final escrito em sala de aula. As classificações dos trabalhos que tenham sido efetuados no âmbito das sessões de orientação tutorial serão consideradas, nos termos previstos na fórmula de cálculo da classificação final (ver abaixo), em sede de avaliação de recurso.
A classificação no Exame final possui 75% de peso na classificação final. A classificação nas actividades realizadas nas sessões de orientação tutorial possui 25% de peso na classificação final.
Não se aplica.
Os alunos que, nos termos da lei, estejam dispensados da assiduidade às aulas ficam obrigados a contactar com o docente, no início do período de funcionamento da disciplina, para efeitos do estabelecimento dos respectivos procedimentos de avaliação de conhecimentos.
De acordo com o Regulamento de avaliação da FLUP.
A Melhoria de Classificação toma por referência os elementos de avaliação previstos na componente exame da disciplina, implicando a realização de novo exame. A nota obtida neste exame de Melhoria faz média com as notas das outras componentes que foram avaliadas ao longo do semestre. A classificação final retém os critérios de cálculo da classificação apresentados acima (o exame final vale 75% da nota final; os relatórios valem, ao todo, 25%).
O horário de atendimento será anunciado no início das actividades lectivas; os estudantes deverão, contudo, efectuar previamente a marcação da reunião com o professor.