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Filosofia Contemporânea I

Código: FILO011     Sigla: FILC1

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 36 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Adquirir uma formação de base em Filosofia Contemporânea (no período do século XIX), estudando figuras representativas, grandes correntes doutrinais e problemáticas fundamentais.
2. Analisar  textos representativos de autores e doutrinas fundamentais.
3. Adquirir instrumentos para articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia.
4. Mostrar a importância dos problemas, conceitos e argumentos filosóficos da filosofia contemporânea (no período do programa) e dos seus textos e sobre eles reflectir.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Mostrar ter adquirido uma formação de base em Filosofia Contemporânea, a respeito do século XIX.
2. Saber analisar textos filosóficos da Contemporaneidade oitocentista, compreendendo as suas especificidade. 
3. Saber articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia. 
4. Utilizar adequadamente os instrumentos de trabalho e de pesquisa requeridos no estudo  da filosofia do século XIX.
5. Fazer com proficiência exposições sobre as linhas de força da filosofia oitocentista, sobre os seus principais autores e correntes doutrinais.
6. Analisar conceitos e problemas fundamentais da filosofia do século XIX, com base nas fontes primárias.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. A questão da contemporaneidade filosófica.
2. Fichte, Schelling e a tradição idealista alemã. 3. História e razão: Hegel e o hegelianismo. 4. Schopenhauer. 5. O transcendentalismo emersoniano e o fideísmo Kierkegaardiano. 6. A tradição empirista, o positivismo e o utilitarismo. 7. O materialismo dialéctico. 8. O vitalismo. 
9. A nova problemática dos fundamentos. 10. A tradição idealista britânica. 11. O pragmatismo. 12. Nietzsche.

Bibliografia Obrigatória

Bergson, Henri ; Ensaio sobre os dados imediatos da consciência (1889), trad. portuguesa João da Silva Gama, Edições 70, Lisboa, 1988
Fichte, J. G.; A doutrina da ciência de 1794 e outros escritos, Nova Cultural, 1988
Frege, Gottlob, 1848-1925; Os^fundamentos da aritmética. ISBN: 972-27-0515-6
Hegel, G. W. F. ; Fenomenologia do espírito (1807), trad. francesa Jean Hyppolite, Aubier, Paris, 1941
James, William, 1842-1910; Pragmatism and four essays from the meaning of truth
Kierkegaard, Sõren, 1813-1855; Ou-Ou. ISBN: 978-989-641-338-5
Marx, Karl, 1818-1883; La ideologia Alemanya. ISBN: 84-7668-112-7
Mill, John Stuart, 1806-1873 070; Utilitarismo
Nietzsche, Friedrich ; Assim falava Zaratustra (1883-1885), trad. portuguesa Carlos Grifo Babo, Presença, Lisboa, 1976
Schelling, F. - W.; Obras Escolhiads, Nova Cultural, 1989
Schopenhauer, Arthur, 1788-1860; O^mundo como vontade e representação

Bibliografia Complementar

Copleston, Frederick; A history of philosophy
Moyar, Dean (ed.); The Routledge Companion to Nineteenth Century Philosophy, Routledge, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, práticas e sessões tutoriais. Diálogo com os estudantes.

Palavras Chave

Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final  vale 50% e a avaliação distribuída 50%. Em relação a esta, os alunos terão de realizar um trabalho escrito, apresentado oralmente em aula.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.
A fórmula de cálculo final aplica-se igualmente aos estudantes que se submetam a avaliação para efeitos de melhoria.

Observações

Língua de ensino: Português.

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