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Ética I

Código: FILO007     Sigla: ETI1

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 46 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

.

a) Desenvolver a capacidade de analisar conceitos e noções fundamentais do agir humano.


b) Compreender a especificidade da Ética no conjunto das disciplinas filosóficas.


c) Conhecer as principais teorias éticas e os seus autores mais relevantes.


d ) Desenvolvimento e consolidação de um posicionamento crítico diante das diferentes teorias éticas.

Resultados de aprendizagem e competências


Reconhecer temas e problemas da Ética na articulação entre a tradição filosófica e o debate contemporâneo;
Adquirir capacidades de interpretação e reflexão sobre textos filosóficos, na perspectiva da Ética;
Desenvolver aptidões para utilizar noções e conceitos no âmbito da Ética.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.O agir humano e a fundamentação ética

1.1. Problematização e explicitação conceptual

1.1.2. A distinção entre factos, normas e valores

1.1.3. Ética, Moral, Metaética e Ética prática

 

2. A ética clássica e a noção de "vida boa" (Aristóteles)

2.2. A felicidade e a noção de virtude

 
3.A ética moderna e a noção do dever (Kant)

3.1. A noção de dever como imperativo racional

3.2. Forma e matéria na determinação das normas morais

 

4. Utilitarismo e a ética consequencialista (Stuart Mill)

4.1. Intenções e consequências

4.2. Prazer e Felicidade

Bibliografia Obrigatória

ARANGUREN, José Luís; Ética, Edit. Revista de Occidente, 1958.
ARAÚJO, Luís de; ÉTICA, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2010
ARAÚJO, Luís de; Sob o Signo da Ética, Edit. Granito, 2000
ARAÚJO, Luís de; Sentido Existencial da Filosofia , RES. ISBN: 1992
Canto-Sperber, Monique (Org. ); Dictionnaire d’Éthique et de Philosophie Morale, PUF, 1996
CARDIA, Mário Sottomayor; Ética. I Estrutura da Moralidade, Presença, 1992
CORTINA, Adela; Ética Mínima , Tecnos, 1996
CORTINA, Adela, NAVARRO, Emílio; Ética, Akal Ediciones, 1996
GUISÁN, Esperanza; Introducción a la Ética , Edit. Cátedra, 1995
HOFFE Otfried (Org.); Diccionário de Ética, Edit. Critica, 1994
MAGALHÃES, João Baptista; Horizontes da Ética, Ed. Afrontamento, 2010
MISRAHI, Robert; Quest-ce que lÉthique?, A.Colin, 1997
MUGUERZA, Javier, GÓMEZ, Carlos (Orgs.); La Aventura de la Moralidad, Alianza Editorial, 2007
SAVATER, Fernando; Invitasión a la Ética, Anagrama, 1982
VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez; Ética, Civilização Brasileira, 1970
VIANO, Carlo Augusto; Ética, Labor, 1977
WUNENBURGER, Jean-Jacques; Questions d'Étique, PUF, 1993

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas - Exposição pelo docente dos temas do programa com abertura à participação dos alunos. Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares;promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docente.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Ética

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas de avaliação da Faculdade.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame - 100%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular.
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