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Antropologia Filosófica I

Código: FILO001     Sigla: AFIL1

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 65 FILO - Plano de Estudos 2 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Compreender a especificidade da antropologia filosófica no conjunto da Filosofia e em relação às antropologias positivas;
- Reconhecer temas e problemas da antropologia filosófica na articulação entre a tradição filosófica e o debate contemporâneo;

Resultados de aprendizagem e competências

 

Depois de frequentarem a uc os estudantes adquirem competências para compreenderem a complexidade e a especificidade da Antropologia Filosófica  âmbito da formação em Filosofia .

 - Adquirir capacidades de interpretação e reflexão sobre textos filosóficos, na perspetiva da antropologia filosófica;
- Desenvolver aptidões para utilizar noções e conceitos no âmbito da antropologia filosófica.

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O lugar da Antropologia Filosófica no âmbito da Filosofia Contemporânea e da História da Filosofia
1.1. Primordialidade e especificidade das questões antropológicas
1.2. O carácter problemático do objecto da Antropologia Filosófica: um objecto-resistente
2. Consciência, subjetividade e intersubjetividade
2.1. Da consciência ambivalente (Descartes) à subjectividade pura (Kant)
2.2.  A ordem do sentir : da sensibilidade, da afetividade, do sentimento e do amor
3. A problemática da analítica da finitude no pensamento contemporâneo
3.1. Kant e o esboço da analítica da finitude
3.2. Antropologia e “morte do homem” (Foucault)
3.3. A antropologia filosófica como emergência da falibilidade, da fragilidade, da desproporção e da mediação humanas (Ricoeur)

Nota: Os estudantes, com o apoio da docente, podem optar, entre 3.2 e 3.3.

Bibliografia Obrigatória

Agambem, G.; O Aberto - O Homem e o Animal, Edições 70, 2015
Descartes, René, 1596-1650; Méditations métaphisiques. ISBN: 2-08-070328-5
FERRY, L.; VINCENT, J.-D.; Qu’est-ce que l’homme? , Paris, Odile Jacob, 2000.
FOUCAULT, M.; As Palavras e as Coisas (trad.), S. Paulo, Martins Fontes, 1981.
GROETHUYSEN, B; Antropologia Filosófica (trad.), Lisboa, Presença,, 1982.
HAAR, M; Heidegger et l’Essence de l’Homme, Paris, Millon, 1990.
HEIDEGGER, M. ; Carta sobre o Humanismo (trad.), Lisboa, Guimarães Ed., 1987.
JACQUES, F. ; Différence et Subjectivité, Paris, Aubier, 1982.
Kant, Immanuel, 1724-1804; Crítica da razão pura. ISBN: 972-31-0623-X
NIETZSCHE, Assim falava Zaratustra (trad.), Relógio D'Água, 1998.
Pereira, Paula Cristina; Do sentir e do pensar. ISBN: 978-972-36-0881-6
PICQ, P. — SERRES, M. — Vincent, J.-D., Qu’est-ce que l’Humain?, Paris, Le Pommier, 2003.
RICOEUR, P., Philosophie de la Volonté, Finitude et Culpabilité, Paris, Aubier, 1988.
SCHELER, M., La Situation de l’Homme dans le Monde (trad.), Paris, Aubier, 1979.
TOURAINE; A., Khosrokhavar, La Recherche de Soi, Fayard, Paris, 2000.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e trabalhos de pesquisa acompanhados pelo docente. Assentes no princípio da variabilidade didáctica, mobilizarão as virtualidades pedagógicas dos métodos expositivos, do trabalho de grupo e das estratégias próprias da investigação, nomeadamente em termos de exploração de textos filosóficos e de pesquisa bibliográfica.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Antropologia filosófica

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

No respeito pelas normas em vigor

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame arredonda. 100%

Provas e trabalhos especiais

Vd. ponto anterior

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Segundo as normas em vigor.

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