Filosofia do Conhecimento II
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
71 |
FILO - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
4 |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Desenvolver conteúdos básicos de epistemologia adquiridos em Filosofia do Conhecimento I, aplicando-os a tópicos específicos em cuja discussão se cruzam a epistemologia, a metafísica e a história da Filosofia. Os tópicos centrais são (a) as fontes do conhecimento (em particular, percepção, memória e testemunha); (b) conhecimento de si e conhecimento do conteúdo das outras mentes. Propõe-se uma dupla aproximação: nos textos clássicos e em estudos contemporâneos.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a conclusão desta UC, os estudantes deverão ser capazes de:
-identificar os principais problemas filosóficos relativos às fontes do conhecimento e ao conhecimento de si/das outras mentes;
-caracterizar os aspetos epistemológicos, metafísicos e de teoria da mente que tais problemas apresentam;
-problematizar posições perante estes problemas, dentro e fora da filosofia.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
I. As fontes do conhecimento
1. Percepção
2. Memória
3. Testemunha
II Conhecimento de si e dos outros
1. Conhecimento de si
2. O problema das outras mentes
Bibliografia Obrigatória
Dancy Jonathan;
Epistemologia contemporânea
O.Brien Dan;
Introdução à teoria do conhecimento. ISBN: 978-989-616-542-0
Varios autores; Seleção de textos clássicos
Bibliografia Complementar
Bernecker, Sven - Duncan Pritchard (Eds.); Routledge Philosophy Companions The Routledge Companion to Epistemology, Routledge, 2011. ISBN: 9780415962193
Miguens, Sofia 340;
Aparência e realidade. ISBN: 978-989-689-032-2
Crane Tim, French Craig; The Problem of Perception, Stanford Encyclopedia of Philosophy
Audi Robert;
Epistemology. ISBN: 0-415-28109-1
Bernecker Sven;
Memory. ISBN: 978-0-19-957756-9
Senor Thomas D.; Epistemological Problems of Memory, Stanford Encyclopedia of Philosophy
Adler Jonathan; Epistemological Problems of Testimony, Stanford Encyclopedia of Philosophy
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura com discussão de textos). Os tópicos do programa serão abordados em textos dos autores clássicos e estudos contemporâneos indicados no programa. Estes textos serão objeto de trabalho em aula. Existirá material de apoio de vários tipos disponível na página moodle da UC. É solicitada e encorajada a participação dos estudantes, nomeadamente através da apresentação de trabalho de pesquisa e de intervenções ou comentários na aula.
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Epistemologia
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final 100%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação em vigor.