Código: | MEI003 | Sigla: | DI_II |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEI | 3 | MEI - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEIEFA | 10 | MEIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
MEPIEFA | 2 | MEPIEFA - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Este segundo semestre de Didática de Ensino de Inglês lida especificamente com o contexto de sala de aula.
Principais objectivos:
a) Relacionar o referencial teórico de elementos-chave da ELT com a sua aplicação prática em sala de aula;
b) Exemplificara aplicação prática dos componentes do curso de declarados através do desenvolvimento de estruturas pedagógicas;
c) Desenvolver estratégias coerentes em relação ao planeamento e execução de aulas de inglês;
d) Incentivar os estudantes a reflectir criticamente sobre todos os procedimentos associados à gestão de sala de aula bem sucedida.
Principais resultados da aprendizagem:
a) Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para reflectir sobre: tornar-se um professor,ensino e contextos de ensino, a teoria e a prática do ensino de Inglês(ELT);
b) Desenvolvimento de conhecimento dos estudantes sobre os princípios e práticas de ensino de língua inglesa;
c) Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para relacionar a base teórica desses elementos-chave para a sua aplicação prática em sala de aula;
d) Desenvolvimento de habilidades intelectuais e práticas relacionadas com a análisee construção de planos de aula coerentes.
Este é o segundo de um programa de duas partes (ver Didática do Inglês I), que incide sobre os princípios e práticas de ensino de Inglês.
O programa centra-se na teoria e na prática do seguinte:
a) Tornar-se um professor (explorar crenças e valores), ensino e contextos de ensino;
b) Planeamento de aulas (Metáforas, as necessidades do aluno;decisões do professor; abordagens; meios de apresentação;constituintes chave, análise e produção de planificações);
c) Gramática(Tipos; atitudes em relação a gramática; abordagens para o ensino; estruturas pedagógicas);
d) Vocabulário;
e) Competências linguísticas: ler, escrever, falar e ouvir;
f) Aprendizagem Integrado de Conteudos Atravez de uma Língua Estrangeira (CLIL);
g) Habilidades de pensamento e seu apoio em sala de aula(tipos de pensamento- habilidades de ordem inferior e superior);
h) Uso da tecnologia no ensino de Inglês;
Further bibliography will be highlighted in class.
O curso combina aulas teóricas em todas as áreas curriculares chave usando apresentações de powerpoint com tarefas individuais e de grupo e estudo privado. Participação ativa e a reflexão é esperado dos estudantes. A avaliação do curso é contínua, sem exame final. Componentes avaliados consistem em: testes escritos sobre a teoria da ELT; trabalhos práticos( construção de planos de aula que incluem uma fundamentação teórica e materiais de ensino); diário reflexivo escrito com crenças iniciais dos alunos e desenvolvimento de ideiass obre o ensino e tornar-se um professor. A plataforma Moodle é utilizada para divulgar informações sobre o curso, consolidar e complementar os materiais das aulas, e incentivar a discussão em fóruns. O meio de instrução dos procedimentos do curso e avaliação são em Inglês.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Frequência das aulas; teste; trabalhos escritos.
Testes escritos: 50%
Trabalhos escritos: 50%
Não aplicável
Não aplicável
Não aplicável.
According to FLUP regulations
Língua da instrução e avaliação: Inglês