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Didática do Inglês II

Código: MEI003     Sigla: DI_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEI 3 MEI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEIEFA 10 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPIEFA 2 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nicolas Robert Hurst Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Nicolas Robert Hurst 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Nicolas Robert Hurst 1,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Este segundo semestre de Didática de Ensino de Inglês lida especificamente com o contexto de sala de aula.

Principais objectivos:

a) Relacionar o referencial teórico de elementos-chave da ELT com a sua aplicação prática em sala de aula;

b) Exemplificara aplicação prática dos componentes do curso de declarados através do desenvolvimento de estruturas pedagógicas;

c) Desenvolver estratégias coerentes em relação ao planeamento e execução de aulas de inglês;

d) Incentivar os estudantes a reflectir criticamente sobre todos os procedimentos associados à gestão de sala de aula bem sucedida.

Resultados de aprendizagem e competências

Principais resultados da aprendizagem:


a) Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para reflectir sobre: tornar-se um professor,ensino e contextos de ensino, a teoria e a prática do ensino de Inglês(ELT);

b) Desenvolvimento de conhecimento dos estudantes sobre os princípios e práticas de ensino de língua inglesa;

c) Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para relacionar a base teórica desses elementos-chave para a sua aplicação prática em sala de aula;

d) Desenvolvimento de habilidades intelectuais e práticas relacionadas com a análisee construção de planos de aula coerentes.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Este é o segundo de um programa de duas partes (ver Didática do Inglês I), que incide sobre os princípios e práticas de ensino de Inglês.

O programa centra-se na teoria e na prática do seguinte:

a) Tornar-se um professor (explorar crenças e valores), ensino e contextos de ensino;

b) Planeamento de aulas (Metáforas, as necessidades do aluno;decisões do professor; abordagens; meios de apresentação;constituintes chave, análise e produção de planificações);

c) Gramática(Tipos; atitudes em relação a gramática; abordagens para o ensino; estruturas pedagógicas);

d) Vocabulário;

e) Competências linguísticas: ler, escrever, falar e ouvir;

f) Aprendizagem Integrado de Conteudos Atravez de uma Língua Estrangeira (CLIL);

g) Habilidades de pensamento e seu apoio em sala de aula(tipos de pensamento- habilidades de ordem inferior e superior);

h) Uso da tecnologia no ensino de Inglês;

Bibliografia Obrigatória

Harmer, Jeremy; The^practice of english language teaching. ISBN: 0-582-40385-5

Bibliografia Complementar

Brown, H. Douglas; Teaching by principles. ISBN: 0-13-028283-9
BROWN. H.D. ; Principles of Language Learning and Teaching., Pearson Education, Longman, 2000
COYLE, DO. HOOD, PHILIP. & MARSH, DAVID; CLIL: Content and Language Integrated Learning. , Cambridge University Press, 2010
MEEHISTO, PEETER. MARSH, DAVID & FRIGOLS. MARIA JESUS. ; Uncovering CLIL. , Macmillan, 2008
PARROTT MARTIN. ; Grammar for English Language Teachers. , Cambridge University Press, 2000
SCRIVENER, JIM ; Teaching English Grammar. , Macmillan, 2010
THORNBURY, SCOTT. ; How to Teach Grammar. , Longman, 2002
WILLIS, JANE. ; A Framework for Task-Based Learning, , Longman, 1996
UR, PENNY. ; A Course in Language Teaching. , Cambridge University Press, 1996
WATKINS, PETER. ; Learning to Teach English: A Practical Introduction for New Teachers. , DELTA, 2005

Observações Bibliográficas

Further bibliography will be highlighted in class.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso combina aulas teóricas em todas as áreas curriculares chave usando apresentações de powerpoint com tarefas individuais e de grupo e estudo privado. Participação ativa e a reflexão é esperado dos estudantes. A avaliação do curso é contínua, sem exame final. Componentes avaliados consistem em: testes escritos sobre a teoria da ELT; trabalhos práticos( construção de planos de aula que incluem uma fundamentação teórica e materiais de ensino); diário reflexivo escrito com crenças iniciais dos alunos e desenvolvimento de ideiass obre o ensino e tornar-se um professor. A plataforma Moodle é utilizada para divulgar informações sobre o curso, consolidar e complementar os materiais das aulas, e incentivar a discussão em fóruns. O meio de instrução dos procedimentos do curso e avaliação são em Inglês.

Software

The "Moodle" platform will be used to consolidate and supplement class materials, disseminate information, encourage discussion in forums

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas; teste; trabalhos escritos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Testes escritos: 50%

Trabalhos escritos: 50%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

According to FLUP regulations

Observações

Língua da instrução e avaliação: Inglês

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