Didática do Inglês I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
1. Desenvolver a consciência dos estudantes relativo as questões relacionadas com a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua;
2. Para proporcionar aos estudantes uma visão geral da história e desenvolvimento de ELT;
3. Para discutir o papel do idioma Inglês no contexto global, social e político mais amplo das pedagogias das línguas estrangeiras;
4. Para examinar as tendências recentes e prática corrente na ELT.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta UC, os estudantes deverão:
1. ter iniciado e desenvolvido o processo de reflexão no que diz respeito a: se tornar um professor ; o ato de ensinar ; sua visão do contexto de sala de aula ; e na teoria e prática atual em Ensino de Inglês ( ELT );
2. ser capaz de relacionar elementos-chave da Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês;
3. desenvolveram o seu conhecimento da história, o desenvolvimento, as tendências recentes e prática atual de ELT no contexto social e político mais amplo de pedagogia de línguas estrangeiras;
4. ser capaz de relacionar o fundo teórico destes elementos-chave para a sua aplicação prática em sala de aula.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Todos os estudantes devem ter um nivel de Inglês C.1 certificado.
Programa
Elemento teórico:
a) A discussão do Quadro Europeu Comum de Referência em relação ao desenvolvimento de programas, currículos e portfólios para ELT
b) A aquisição de uma segunda língua (S.L.A.).
c) A História de E.L.T.
d) Questões relacionadas com Imperialismo Linguístico.
e) Conceitos de Cultura e Comunicação Intercultural.
Elemento prático:
a) Os papéis de professores / estudantes.
b) As diferenças entre estudantes / jovens estudantes.
c) A formação do estudante / estilos de aprendizagem.
d) 0 uso da língua materna em aulas e turmas monolingues.
e) Erros e correção.
f) A motivação e disciplina.
g) A avaliação dos estudantes.
h) Avaliação
Bibliografia Obrigatória
Brown, H. Douglas;
Teaching by principles. ISBN: 0-13-028283-9
Brown, H. Douglas;
Principles of language learning and teaching. ISBN: 0-13-017816-0
Burns, Anne 340;
Cambridge guide to second language teacher education. ISBN: 978-0-521-75684-6
Carter, Ronald;
The^Cambridge guide to teaching english to speakers of other languages. ISBN: 0-521-80516-3
Coyle, D. Hood, P. & Marsh, D. ; CLIL Content and Language Integrated Learning. , OUP, 2010
Ellis, R & Widdowson, H. ; Second Language Acquisition., OUP, 1997
Harmer, Jeremy;
The practice of english language teaching. ISBN: 0-582-04656-4
Harmer, J. ; Essential Teacher Knowledge. , Pearson, 2012
Nunan, D. ; Practical English Language Teaching, McGraw Hill, 2007
Scrivener, J. ; Learning Teaching, Macmillan, 2005
Ur, Penny;
A course in language teaching. ISBN: 0-521-44994-4
Watkins, P. ; Learning to Teach English: A Practical Introduction for New Teachers, Delta, 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentações do conteúdo principal teórico pelo professor da unidade curricular; trabalho colaborativo e individual por parte dos estudantes, com a participação ativa e a reflexão explícita de estudantes. A plataforma Moodle é utilizada para consolidar e complementar os materiais dados nas aulas, para divulgar informações e incentivar a leitura mais focada. Avaliação: Testes escritos: 60%; Trabalho escrito (via Turnitin): 40%
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
38,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP.
Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se ao todos aos componentes da avaliação distribuída.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação:Testes escritos (3): 60%; Trabalho escrito (via Turnitin): 40%
Provas e trabalhos especiais
RECURSO: Se um estudante tem uma nota negativa (menos de 10) para qualquer um dos três primeiros elementos de avaliação contínua, o estudante pode repetir o mesmo elemento do processo de avaliação contínua.
Neste UC não existe 'exame final'.
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
Conforme o regulamento da FLUP.
Observações
Língua da instrução e avaliação: Inglês