Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEI001

Didática do Inglês I

Código: MEI001     Sigla: DI_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEI 4 MEI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEIEFA 7 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
MEPIEFA 3 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

1. Desenvolver a consciência dos estudantes relativo as questões relacionadas com a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua;
2. Para proporcionar aos estudantes uma visão geral da história e desenvolvimento de ELT;
3. Para discutir o papel do idioma Inglês no contexto global, social e político mais amplo das pedagogias das línguas estrangeiras;
4. Para examinar as tendências recentes e prática corrente na ELT.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, os estudantes deverão:

1. ter iniciado e desenvolvido o processo de reflexão no que diz respeito a: se tornar um professor ; o ato de ensinar ; sua visão do contexto de sala de aula ; e na teoria e prática atual em Ensino de Inglês ( ELT );
2. ser capaz de relacionar elementos-chave da Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês;
3. desenvolveram o seu conhecimento da história, o desenvolvimento, as tendências recentes e prática atual de ELT no contexto social e político mais amplo de pedagogia de línguas estrangeiras;
4. ser capaz de relacionar o fundo teórico destes elementos-chave para a sua aplicação prática em sala de aula.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Todos os estudantes devem ter um nivel de Inglês C.1 certificado.

Programa

Elemento teórico:
a) A discussão do Quadro Europeu Comum de Referência em relação ao desenvolvimento de programas, currículos e portfólios para ELT
b) A aquisição de uma segunda língua (S.L.A.).
c) A História de E.L.T.
d) Questões relacionadas com Imperialismo Linguístico.
e) Conceitos de Cultura e Comunicação Intercultural.

Elemento prático:
a) Os papéis de professores / estudantes.
b) As diferenças entre estudantes / jovens estudantes.
c) A formação do estudante / estilos de aprendizagem.
d) 0 uso da língua materna em aulas e turmas monolingues.
e) Erros e correção.
f) A motivação e disciplina.
g) A avaliação dos estudantes.
h) Avaliação

Bibliografia Obrigatória

Brown, H. Douglas; Teaching by principles. ISBN: 0-13-028283-9
Brown, H. Douglas; Principles of language learning and teaching. ISBN: 0-13-017816-0
Burns, Anne 340; Cambridge guide to second language teacher education. ISBN: 978-0-521-75684-6
Carter, Ronald; The^Cambridge guide to teaching english to speakers of other languages. ISBN: 0-521-80516-3
Coyle, D. Hood, P. & Marsh, D. ; CLIL Content and Language Integrated Learning. , OUP, 2010
Ellis, R & Widdowson, H. ; Second Language Acquisition., OUP, 1997
Harmer, Jeremy; The practice of english language teaching. ISBN: 0-582-04656-4
Harmer, J. ; Essential Teacher Knowledge. , Pearson, 2012
Nunan, D. ; Practical English Language Teaching, McGraw Hill, 2007
Scrivener, J. ; Learning Teaching, Macmillan, 2005
Ur, Penny; A course in language teaching. ISBN: 0-521-44994-4
Watkins, P. ; Learning to Teach English: A Practical Introduction for New Teachers, Delta, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentações do conteúdo principal teórico pelo professor da unidade curricular; trabalho colaborativo e individual por parte dos estudantes, com a participação ativa e a reflexão explícita de estudantes. A plataforma Moodle é utilizada para consolidar e complementar os materiais dados nas aulas, para divulgar informações e incentivar a leitura mais focada. Avaliação: Testes escritos: 60%; Trabalho escrito (via Turnitin): 40%

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 38,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP.
Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se ao todos aos componentes da avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação:Testes escritos (3): 60%; Trabalho escrito (via Turnitin): 40%

Provas e trabalhos especiais

RECURSO: Se um estudante tem uma nota negativa (menos de 10) para qualquer um dos três primeiros elementos de avaliação contínua, o estudante pode repetir o mesmo elemento do processo de avaliação contínua.


Neste UC não existe 'exame final'.

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

Conforme o regulamento da FLUP.

Observações

Língua da instrução e avaliação: Inglês
Recomendar Página Voltar ao Topo