Código: | LLC029 | Sigla: | EB1.1 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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CL | 9 | CL - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LA | 17 | LA - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LLC | 41 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
LRI | 22 | Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
Diccionario Clave: http://clave.librosvivos.net/
Diccionario de la Real Academia Española (RAE): http://buscon.rae.es/draeI/
Diccionario bilingüe español-portugués: http://wordreference.com/es/
Fonética. Los sonidos del español: http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/spanish/frameset.html
Centro Virtual Cervantes: http://cvc.cervantes.es/
Rayuela: Ejercicios lúdicos de español en la página del Instituto Cervantes:
http://cvc.cervantes.es/aula/pasatiempos/pasatiempos1/
Periódicos españoles:
El País: http://www.elpais.com/
El ABC: http://www.abc.es/
El Mundo: http://www.elmundo.es/
La Vanguardia: http://www.lavanguardia.es/
Periódicos de América Latina:
GDA (Grupo de Diarios de América): http://www.gda.com/index.php
O objetivo principal desta disciplina é que os alunos atingam os objetivos estabelecidos pelo Quadro Europeu de Referência para este nível, no que o aluno deve ser capaz de compreender os pontos principais de textos claros e em língua estándar (…), em contexto profissional, de estudo ou de lazer, saber desenvolver-se na maior parte de situações que possam surgir durante uma viagem por espaços onde é utilizada a língua meta, produzir textos simples e coerentes e descrever experiências, acontecimentos, desejos e aspirações, assim como justificar brevemente as suas opiniões ou exprimir os seus planos.
Para cumprir este objetivo principal, a prática simultânea de teoria e prática (aulas teórico-práticas) é fundamental para a consecução dos objetivos de aprendizagem nesta unidade curricular assim como permitir aos alunos demonstrar conhecimento das mesmas nos momentos destinados à avaliação. Por isso, cada um dos trabalhos de prática de conteúdos e avaliação incide sobre aspetos diversos, mas complementares, trabalhados no semestre.
Nas aulas trabalhamos todas as atividades comunicativas de língua (expressão oral e escrita, interação oral e escrita, compreensão leitora e mediação), mas as atividades de produção serão destacadas por serem as que os alunos apresentem maiores dificuldades.
Assim sendo, tanto na sala de aula, nos trabalhos de casa e nas provas de avaliação estas atividades terão um lugar relevante com o objetivo de conseguir: a participação espontânea dos alunos, sem preparação prévia, em conversações que tratem de temas de interesse pessoal e da sua especialidade (temas abstratos e culturais, como podem ser filmes, livros, música), relatar acontecimentos e descrever situações (utilizando argumentos e raciocínios), ou escrever sequências compridas com uma finalidade determinada como cartas e correios eletrónicos informais.
Os principais tipos de textos trabalhados para atingir estes objetivos são: biografias, histórias no passado, críticas de filmes e textos argumentativos sobre diferentes temas tratados na sala de aula.
Designação | Peso (%) |
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Prova oral | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação é distribuída sem exame final e é constituída por duas componentes (parte escrita e parte oral) com uma ponderação de 50% para cada uma.
A parte escrita consta de dois testes realizados fora da sala de aula, num sábado de manhã, em datas marcadas ao começo do semestre (8 valores o primeiro e 12 valores o segundo). Para passar à parte oral, a classificação mínima é de 9 valores.
A parte oral consiste num exame a pares realizado em junho. Para obter aprovação à unidade curricular, a classificação mínima a obter na oral é de 9 valores.
Dado que não há exame final para esta unidade curricular, os estudantes que reprovarem, poderão fazer um exame de recuperação (parte escrita e parte oral) no fim do semestre.
Leitura obrigatória para fazer o exame oral: será indicada ao início do semestre.
Não aplicável.