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Alemão II

Código: MEIEFA016     Sigla: A_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Língua Estrangeira

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 0 MEIEFA - Plano de Estudos 2 - 3 26 81
MEPIEFA 0 MEPIEFA - Plano de Estudos 2 - 3 26 81

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Esta disciplina entende-se como continuação de Alemão I do mesmo Mestrado e pretende continuar a aprofundar os conhecimentos de Alemão em todas as competências de língua (compreensão oral e escrita, expressão oral com e sem interação, expressão escrita, vocabulário e gramática). Os estudantes vão aumentar a sua competência na leitura de textos em língua alemã sobre temas relevantes para futuros professores de língua; vão melhorando aspetos da produção oral; vão continuar a aplicar o léxico específico para o exercício do papel de professor de língua alemã (“Unterrichtssprache”), introduzido no primeiro semestre; vão adquirir maior competência gramatical através da revisão e do aprofundamento de temas escolhidos da gramática alemã; vão aplicar, em situações concretas, os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre sobre os vários materiais didáticos disponíveis, para a realização de várias tarefas; vão continuar a alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia.

Deutsch: In diesem Fach wird als Fortsetzung des Faches Alemão I des gleichen Masterstudiengangs weiter daran gearbeitet, die vier Fertigkeiten der deutschen Sprache zu vertiefen, d.h. sowohl die Produktion als auch die Rezeption mündlicher wie schriftlicher Texte, um die Studenten auf ihre spätere Tätigkeit als Deutschlehrer vorzubereiten. Im Vordergrund steht der Erwerb bzw. Ausbau von den Kompetenzen, die im Unterrichtsalltag von besonderer Bedeutung sind. Im Laufe des Semesters werden die Studenten - die für den DaF-Unterricht und die Unterrichtspraxis erforderlichen Sprachkenntnisse erwerben bzw. ausbauen; - ihre Lesekompetenz erweitern, insbesondere durch die Lektüre von authentischen Texten über Didaktik, Pädagogik und Themen, die sich mit dem Alltag an deutschen Schulen beschäftigen; - durch die Rezeption von Audiomaterialien sowie die Vorträge von Referaten das Hörverstehen trainieren; - durch die aktive Mitarbeit, Vorträge im Unterricht und Diskussionen ihre mündliche Ausdrucksfähigkeit verbessern; - ihre Fähigkeit ausbauen, eigene Meinungen zum Ausdruck zu bringen sowie auf Meinungen der Kommilitonen zu reagieren; - das für den DaF-Unterricht erforderliche Vokabular erwerben und anwenden (Unterrichtssprache); - durch gezielte Wiederholungen und Vertiefung ausgewählter grammatischer Themen ihre Grammatikkenntnisse festigen; - den eigenständigen Umgang mit deskriptiven Grammatiken üben, um im Selbststudium Grammatikkapitel vorzubereiten bzw. Zweifel zu klären; - Recherchetechniken erwerben und ausbauen (Bibliotheken sowie deutschsprachige Internetseiten); - durch die Präsentation von Arbeitsergebnissen ihre Medienkompetenz erweitern.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes vão fazer um trabalho de revisão e aprofundamento do nível B2, nomeadamente no que diz respeito às competências indispensáveis para a atividade letiva enquanto professores de alemão.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na escola e na sala de aulas, incluindo questões que se prendem com a pedagogia ou com a vida social e cultural nos países de expressão alemã.

Vários aspetos gramaticais são objeto de revisão e de aprofundamento em sessões orientadas (por ex., os fenómenos da flexão, nomeadamente dos sintagmas nominais, já que este capítulo constitui uma base indispensável para um ensino competente da língua alemã). Os estudantes irão alcançar a competência gramatical que lhes permitirá transmitir, de forma segura e correta, os conteúdos gramaticais que constam dos programas escolares. Irão elaborar e apresentar trabalhos e participar em projetos.

Dar-se-á um destaque particular à pesquisa autónoma (nas bibliotecas assim como na internet), ao trabalho em grupo e à apresentação adequada de trabalhos assim como à participação ativa nas aulas, a fim de alargar as competências comunicativas.

Deutsch: Im Unterricht werden unterrichtsspezifische Themen behandelt. So werden Texte besprochen, in denen es u.a. um Probleme des Alltags an Schulen, Psychologie des Lernprozesses, die Beziehung zwischen Lehrern und Schülern sowie die Beziehung der Schüler untereinander geht. Weiterhin sollen die Seminarteilnehmer Kenntnisse über das deutsche Schulsystem erwerben und dieses mit anderen europäischen Schulsystemen vergleichen können. Es wird im Laufe des Seminars immer wieder unterrichtsspezifische Fachsprache geübt, um die Studenten auch lexikalisch auf ihrer spätere Tätigkeit als Fremdsprachenlehrer vorzubereiten und ihnen ein sprachliches Instrumentarium an die Hand zu geben, das ihren Arbeitsalltag und die Kommunikation im Klassenzimmer in deutscher Sprache erleichtern soll. Neben ausgewählten Grammatikthemen des Lehrbuches werden im Laufe des Studiums erworbene Grammatikkenntnisse in Form von Wiederholung und Vertiefung Gegenstand des Unterrichts sein. Die Studenten werden im Unterricht aufgefordert, kleinere Grammatikeinheiten eigenständig zu erarbeiten, wobei sie verschiedene Grammatiken konsultieren sollen, um ihre Ergebnisse in Form von kleinen Unterrichtseinheiten in der Gruppe zu präsentieren. Es wird von den Teilnehmern erwartet, dass sie ihren Kenntnisstand der deskriptiven Grammatik erweitern und am Ende des Seminars über profunde Grammatikkenntnisse der deutschen Sprache verfügen, die weit über das an den Schulen gelehrte Pensum hinausgehen und die ihnen die nötige Sicherheit vermitteln, Grammatik in der Unterrichtspraxis zu vermitteln. Von den Studenten wird erwartet, dass sie eigenständig arbeiten, um individuelle Schwächen zu beheben. Die Studenten können dazu aufgefordert werden, Referate vorzubereiten und vorzutragen sowie an Projekten mitzuarbeiten.

Bibliografia Obrigatória

Butzkamm, Wolfgang; Unterrichtssprache Deutsch. Wörter und Wendungen für Lehrer und Schüler, Hueber, 2007. ISBN: 9783190115860
Klosa, Annette et al. (Hrsg.); Duden. Deutsches Universalwörterbuch, Bibliographisches Institut & F.A. Brockhaus AG, 2006

Bibliografia Complementar

Schmidt, Sabine; Schmidt, Karin (Hrsg.); Erinnerungsorte. Deutsche Geschichte im DaF-Unterricht, Cornelsen Verlag, 2012
Ulrich Engel; Deutsche Grammatik – Neubearbeitung, Iudicium, 2004
Lothar Jung; 99 Stichwörter zum Unterricht Deutsch als Fremdsprache, Hueber, 2005
Krumm, Hans-Jürgen; Fandrych, Christian; Hufeisen, Britta; Riemer, Claudia (Hrsg.); Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch. Band 1 + 2, De Gruyter Mouton, 2010
Dietmar Rösler; Deutsch als Fremdsprache – Eine Einführung, J.B. Metzler, 2012
Paul Rusch; Helen Schmitz; Einfach Grammatik. Übungsgrammatik Deutsch A1 bis B1, Langenscheidt, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno recorrendo a materiais indicados pelo professor, pesquisa na biblioteca e na internet.

Dá-se grande importância à participação ativa por parte dos alunos.

O modo de avaliação é a avaliação distribuída sem exame final, o que implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: apresenta trabalhos orais e escritos, faz testes e entrega trabalhos de projeto e de investigação. A elaboração dos trabalhos e das apresentações em aula são acompanhadas pela docente nas horas de contacto de orientação tutorial. Nestas horas de orientação tutorial a docente também procura, em conjunto com os estudantes, definir estratégias individuais para superar dificuldades diagnosticadas ao longo das aulas.

Software

Microsoft Office: Word, Power-Point

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas > Línguas europeias

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Prova oral 25,00
Teste 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 27,00
Trabalho de investigação 26,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75 % das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalhos e exercícios de avaliação (orais e escritos): 50 % Testes: 50 %

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O estudante terá que apresentar todas as componentes de avaliação, tanto escritas como orais.

 

Melhoria de classificação

O estudante terá que apresentar todas as componentes de avaliação, tanto escritas como orais.

 

Observações

A avaliação desta unidade curricular não prevê exame final. Por isso, estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa, sob pena de ficarem excluídos de qualquer avaliação.
Língua de Ensino: Alemão

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