Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEIEFA020

Produção de Materiais Didáticos em Inglês

Código: MEIEFA020     Sigla: PMDI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou Espanhol ou Francês

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEIEFA 7 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 26 81
MEPIEFA 1 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 26 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

a) Analisar as características básicas de livros didáticos (incluindo vantagens e desvantagens)
b) Analisar e discutir a seleção, adaptação e rejeição de manuais didáticos publicados em Portugal
c) Analisar e discutir características de 'worksheets' bem-sucedidos como materiais complementares
d) Produzir materiais complementares com características específicas (nível, faixa etária, finalidade, etc)

Resultados de aprendizagem e competências

Os professores estagiários irão desenvolver seu "olhar crítico" em relacao ao materiais publicados e 'self-made' para ELT. Eles se tornarão melhor eqipados para selecionar, adaptar, rejeitar ou complementar materiais de ELT.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Estudantes inscritos em mestrados de ensino na FLUP.

Programa

a) Análise de livros didáticos a partir do ponto de vista do conteúdo línguistico (apresentação / prática e selecção / classificação), o conteúdo cultural ('appropriacy' / inclusão), desenvolvimento de 'skills' e outros fatores associados.
b) Abordagens para a adaptação de materiais didáticos publicados por diferentes contextos de ensino (incluindo ESP)
b) Produção de material pedagógico para a prática de gramática, vocabulário desenvolvimento, 'skills' e consciência cultural/intercultural
c) Abordar materiais de apoio, multimedia e CALL

Bibliografia Obrigatória

Tomlinson, Brian 340; Materials development in language teaching. ISBN: 0-521-57419-6

Bibliografia Complementar

Johnson, Keith; Designing language teaching tasks. ISBN: 0-333-98486-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Procedimentos seguidos irá destacar a necessidade de professores-estudantes a participar activamente nas sessões e refletir criticamente sobre manuais e outros materiais desenvolidos para ELT. Serão tidos em consideração para as alterações recentes feitas em programas nacionais de ensino de inglês. Uma atitude totalmente colaborativa e crítica será desenvolvido e exigido. Participação em sessões serão rigorosamente controladas.

Software

Students should make full use of the resources available at the "Documentos" section on Sigarra.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 31,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Conforme os regulamentos da FLUP

Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes devem apresentar uma crítica escrita a um manual recente de ELT (60%) e também um conjunto de materiais pedagógicos preparados para um plano de aula específica (40%).

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Existe só a avaliação distribuída sem exame final

Melhoria de classificação

N/A

Observações

Aulas  e trabalhos exclusivamente em inglês.

Estudantes trabalhadores devem ficar em contato com o professor e os seus colegas, de modo a manter-se atualizado com o progresso das aulas e prazos de avaliação etc.
Recomendar Página Voltar ao Topo